Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba como entrar na faculdade e os requisitos necessários para fazer um curso superior

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabe como entrar na faculdade? Atualmente, fazer um curso superior deixou de ser um luxo e se tornou uma exigência crescente para ocupar posições no mercado de trabalho. 

A qualificação por meio de uma graduação, e até mesmo de cursos posteriores, é essencial para conquistar as melhores oportunidades.

Por isso, se você quer um lugar de destaque profissional, além de melhores oportunidades de remuneração, é essencial incluir os estudos em uma faculdade dentro dos seus planos. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a encontrar a melhor opção dentre as possíveis formas de entrar em uma faculdade e os requisitos necessários para isso. Acompanhe! 

Como entrar na faculdade?

Atualmente, é cada vez mais comum entrar no ensino superior no Brasil sem ter que realizar provas específicas. Isso acontece, porque depois que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser usado para selecionar os candidatos, muitas instituições de ensino deixaram de realizar o processo seletivo tradicional.

A nota do Enem é utilizada como base para classificação em processos seletivos de universidades públicas e privadas. Muitas instituições já aderiram a programas que usam essa nota. Há, ainda, aquelas que optam por utilizar somente a nota do Exame como critério para seleção direta dos estudantes.

Veja, a seguir, como entrar na faculdade dos seus sonhos:

1. Enem

Como já foi explicado anteriormente, é praticamente impossível falar sobre formas de ingresso nas instituições de educação superior sem mencionar a nota do Enem. 

Sua nota pode ser usada tanto para programas do governo, como o Sisu, ProUni e Fies, quanto pelas próprias instituições. Também é bastante comum que as faculdades privadas utilizem seu resultado para substituir os vestibulares próprios e garantir a vaga de seus calouros.

2. Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é utilizado para conquistar uma vaga nas faculdades públicas do país. Por ele, as instituições disponibilizam as vagas dos seus respectivos cursos para estudantes que realizaram a prova do Enem e que cumprem todos os requisitos, como escolaridade, renda, cotas, entre outros.

3. ProUni

O Programa Universidade Para Todos também é um projeto que utiliza a nota do Enem para conceder bolsas de estudos. Para participar do ProUni, você precisa ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.

Além disso, é possível ganhar bolsas de 50% ou 100%. No caso das parciais, ainda é possível financiar o restante com a ajuda do Fies. 

4. Fies

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um dos programas do MEC que distribui vagas em faculdades privadas para os estudantes que também tenham feito o  Enem.

Esse programa faz um parcelamento das mensalidades do curso escolhido a juros bem baixos. No site, é fornecida uma calculadora para que você possa fazer a simulação de como serão suas parcelas. 

Lembrando que você só vai pagar o financiamento após terminar a sua graduação. Ao longo do curso, apenas uma taxa trimestral será cobrada para fazer a manutenção do contrato.

5. Vestibular próprio

Outra maneira de entrar na faculdade é por meio do vestibular próprio de determinada instituição. Essa ainda é uma forma de seleção bastante comum, que inclusive tem se modernizado com o passar do tempo. 

Hoje, por exemplo, existe a possibilidade de fazer os vestibulares online, ou seja, fazer a prova pela internet. Há também as provas agendadas, além de várias facilidades que aumentam o acesso do candidato ao ensino superior, tornando o processo de ingresso muito mais simples e ágil. 

6. Transferência ou segunda graduação

Para terminar, outra dica de como entrar na faculdade é a partir da transferência ou de uma segunda graduação. A primeira, como o próprio nome já informa, refere-se à mudança de matrícula de uma instituição para outra.

A segunda, por sua vez, é concedida por algumas instituições como um benefício para quem já é graduado em uma faculdade. Nesse caso, o candidato mostra o seu diploma e fica isento da necessidade de realizar um novo vestibular. Além disso, é possível reduzir a quantidade de matérias, caso os cursos sejam relacionados.

O que é preciso para entrar em uma faculdade?

Para entrar em uma faculdade, você deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ou seja, é preciso ter finalizado a etapa de estudos básicos ou ter obtido essa declaração de alguma outra forma oficial. 

Uma forma conhecida de conseguir esse diploma é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), que é destinado a quem está acima da idade regular de certificação nos níveis da Educação Básica no Brasil.

Apenas com essas certificações é possível conseguir se matricular em uma instituição de ensino superior, pois isso é determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Também não existe uma idade mínima para entrar em uma faculdade. Por esse motivo, é muito comum que os alunos comecem a faculdade com idades entre 16 e 18 anos. Da mesma forma, não há idade máxima para se graduar.

Bom, sabendo desses detalhes, após ter sido aprovado em um curso superior, o próximo passo é efetuar a matrícula. Os documentos exigidos podem variar de acordo com cada instituição. Porém, geralmente são solicitados:

  • documento original com foto;
  • comprovante de endereço;
  • título de eleitor (para os maiores de 18 anos);
  • certificado de conclusão do Ensino Médio;
  • histórico escolar.

E a redação?

Até aqui, você viu que fazer o Enem faz parte do processo de como entrar na faculdade. Vale lembrar, ainda, que esse Exame não é feito só de questões fechadas, assim como os vestibulares das universidades que também usam essa forma de seleção. 

Logo, a nota da redação do Enem ajuda a aumentar sua nota total na prova, além de ser requisito para a inscrição nos programas citados acima. 

Portanto, para conquistar um bom resultado nessa parte do Exame, é imprescindível praticar regularmente, escrevendo, de preferência, uma redação por semana. Isso fará com que você se atente aos moldes do vestibular e conheça melhor as competências que são avaliadas, a estrutura do texto, entre outras especificidades.

Para não passar por esse percurso sozinho, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de correção online. Assim, você pode treinar sua escrita sobre diversos temas, receber feedbacks completos e detalhados e indicações de exercícios para melhorar cada vez mais!

Gostou? Esperamos que você tenha aprendido as dicas de como entrar na faculdade. Aproveite para se preparar melhor para a redação do Enem e conheça a Imaginie! ?

Quer garantir a nota 1000? Pratique redação com diversas propostas de temas no modelo Enem.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter