Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Como evitar as marcas de oralidade na redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É uma tendência comum colocar em nosso discurso escrito aquilo que cotidianamente proferimos, por exemplo, expressões coloquiais como “fulano não é flor que se cheire”. Mas, afinal, o que significa não ser “flor que cheire”? Essa expressão é um tanto abstrata, não adequada, portanto, para o gênero dissertativo-argumentativo cobrado no Enem. Há, ainda, quem na hora da escrita pergunta ao leitor se este concorda: né? Bom, não pode! Por isso, neste post, iremos te orientar quanto às formas de transformar expressões subjetivas da língua e torná-las concretas, além das estratégias para não dialogar diretamente com aquele que lê. Aprenda, portanto, sobre como evitar as marcas de oralidade na redação! Confira:

As marcas de oralidade demonstram a não compreensão de que este é um gênero impessoal. Não se deve pressupor que o leitor (neste caso, universal) irá compreender determinados modismos da língua falada. Por isso, espera-se a adequação do texto aos moldes da norma padrão, à qual todos, pressupomos, deveriam ter acesso e entendimento. Então, é importante evitar:

  • Interjeições

As interjeições expressam sentimentos e emoções por meio das palavras, justamente as características que são inadequadas ao gênero em questão. Evite demonstrar ao leitor que você sente alegria, alívio, desejo ou reprovação por algo. Descarte, inclusive, palavras que denotam o sentimento, como dizer “infelizmente”, “dolorosamente”, ou generalizações, como “inegavelmente” e “definitivamente”. Aquilo que é uma lástima para você, doloroso demais, que não se pode negar ou que é definitivo, pode não ser para outra pessoa. Pense nisso e tenha atenção.

  • Verbos no modo Imperativo

Como já mencionado, é inadequado conversar diretamente com o leitor. O imperativo verbal expressa o desejo ou ordem do interlocutor ao cumprimento de uma ação. Pode ser, também, um pedido, um convite ou uma súplica. Não se deve fazer nada disso na redação. Seu papel é convencer o leitor com seu argumentos, não exprimindo o comando de uma ação. Dessa forma, observe a conjugação verbal na hora de escrever e não dialogue com o leitor diretamente.

  • Expressões coloquiais

Ao conversar com amigos, geralmente usamos algumas expressões abstratas para representar um pensamento, consequentemente, reproduzimos isso na escrita. Dessa forma, comece a praticar a tentativa de transformar essas expressões informais em colocações claras, concretas e formais. Veja os exemplos:

Não ser “flor que se cheire” = Não ser confiável ou honesto.

Algo “pegou mal” = Algo passou uma impressão errada, gerou embaraço ou foi desagradável.

Deixar “rolar” = Permitir que continua acontecendo, não impedir que algo tome seu curso natural.

“Pegar no pé” = Importunar, ser insistente.

Ter um “ganha pão” = Renda fixa, forma de sustento.

“Quebrar um galho” = Improviso para resolver uma situação.

Gostou? Compartilha com a gente quais outras expressões você costuma usar na redação e vamos te ajudar a transformá-la em uma ideia concreta formal. Veja AQUI mais dicas de redação!

ACESSE TAMBÉM: LISTA DE CONECTIVOS PARA USAR NA REDAÇÃO

Bons estudos e até a próxima 😉

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter