Você sabia que, assim como seu corpo, seu cérebro também necessita de exercícios? Pense que ele realiza mais funções do que o computador mais poderoso já feito: auxilia você a ver, ouvir, sentir cheiro e sabor, a lembrar, aprender e memorizar toda a informação que recebe no dia a dia!
Todos nós queremos um cérebro mais afiado, não é mesmo? Principalmente quem estuda e precisa de boas notas, memorizar muito conteúdo e manter a atenção e o foco nos livros.
Mas, afinal, como ter mais foco? Como lembrar de tanto conteúdo? Como exercitar o cérebro? O ato de trabalhar a mente envolve fazer coisas que acabamos deixando de lado no nosso cotidiano por vivermos no automático, fazendo as mesmas coisas das mesmas formas.
Fazer coisas inesperadas para seu cérebro e mobilizar seus sentidos é muito saudável! Então, confira agora 6 dicas sobre como exercitar o cérebro.
1. Faça exercícios específicos de raciocínio
Você pode realizar alguns exercícios que trabalham sua memória, atenção e raciocínio lógico, por exemplo. Sabe aquelas revistinhas de palavras cruzadas e caça palavras? São ótimos exercícios para sua mente.
Mas caso você não curta esse tipo de atividade, pode realizar outras. Na internet você encontra vários sites ou aplicativos para celular com exercícios deste tipo:
[IMAGEM]
Veja a imagem e diga as cores de cada palavra (as cores em que foram escritas e não o que a palavra está dizendo).
Esse tipo de exercício é apenas um exemplo, mas existem diversas possibilidades, como :
- ver fotos de cabeça para baixo;
- soletrar palavras ao contrário;
- ver as horas no espelho;
- fazer contas matemáticas de cabeça;
- andar ou correr de trás para frente.
2. Procure por aplicativos preparados para exercitar seu cérebro
Atualmente, existem diversos aplicativos que te ajudam a saber como exercitar o cérebro. Veja algumas opções gratuitas:
- Fit Brain: o aplicativo trabalha a concentração, o pensamento lógico e a memória visual.
- Quick Brain: esse aplicativo disponibiliza exercícios matemáticos que te ajudarão a trabalhar a memória, a atenção, a concentração e a lógica. Além disso, você aprende a tabuada de forma fácil!
- MatchUp: o MatchUp é um jogo para você exercitar a sua memória. É possível jogar individualmente ou em dupla.
3. Conheça diferentes jogos
Além de jogos online e videogames, que também são bons para seu cérebro, jogue jogos de tabuleiro ou de cartas!
Como já estamos habituados a telas o tempo todo é interessante diversificar os estímulos que recebemos e o tipo de atividade que fazemos, para nosso cérebro se esforçar um pouco além com novas situações.
Veja nossas sugestões:
- War: jogo de estratégia que divide o planeta em seis regiões e os jogadores devem conquistar territórios com seus exércitos;
- Jogo da memória: afia sua memória de curto prazo (aquela que armazena coisas que acabamos de ver);
- Quebra cabeça: ajuda seu cérebro no planejamento e na percepção visual (capacidade de ver e interpretar as imagens)
- Lince: jogo que trabalha sua atenção para encontrar diversas imagens com rapidez.
- Imagem e ação: jogo que estimula a criatividade, além de ser divertido e garantir boas risadas. Seu cérebro encontrará diversas estratégias para encontrar a mímica perfeita para determinada palavra.
- Xadrez: o jogo é antigo mas sempre jogado. Sabia que ele é ótimo para o cérebro? Utilize a lógica e estratégia para vencer o adversário.
4. Saia do automático
Seguir um percurso diferente para o trabalho ou para a escola ativa regiões do seu cérebro, como o córtex e hipocampo, que são responsáveis pela sua cognição, ou seja, pelo processamento e integração de várias informações na sua mente. Afinal você terá novas informações e pequenos desafios.
Já reparou que na primeira vez que vamos a um local prestamos bastante atenção em cada esquina que viramos?
Depois que estamos acostumados com o trajeto, nem percebemos que estamos andando. Nosso corpo vai quase que automaticamente para o mesmo local. Ou seja, nessa situação você está exercitando o seu cérebro muito menos.
Você pode também mudar alguns hábitos diários para desafiar o seu cérebro, como:
- experimentar escrever com a mão esquerda, caso você seja destro, ou com a direita, se for canhoto;
- vestir a roupa com a luz apagada ou com o olhos fechados. Seus sentidos e percepção serão ativados de forma diferente;
- memorizar a lista de compras antes de ir ao supermercado.
5. Aprenda um novo idioma
Você já percebeu o esforço mental que faz para construir uma frase quando está começando a falar um idioma diferente do seu? Só depois que praticamos muito que conseguimos naturalizar a fala em uma nova língua e nos tornarmos fluentes!
Aprender um novo idioma trabalha:
- sua memória, bastante;
- atenção
- o desenvolvimento de habilidades novas, como a forma de pronunciar as palavras e de emitir os sons;
- raciocínio e planejamento, para saber utilizar as palavras nos momentos certos e conjugar verbos, por exemplo.
6. Preocupe-se com sua qualidade de vida
Não se esqueça de cuidar dos seus hábitos diários! Se você quer saber como exercitar o cérebro, é importante ter em mente que uma má qualidade de vida não faz bem!
O ideal é :
- se alimentar bem! Alimentos como: sementes, grãos e folhas verdes são ricos em sais minerais (zinco, selênio, ferro e fósforo), fundamentais para que o sistema nervoso se comunique adequadamente;
- dormir. O sono te ajuda a memorizar tudo que você aprendeu e a se preparar para o próximo dia;
- praticar exercícios físicos. Afinal, já foi comprovado que o sedentarismo é um dos fatores que causam danos para o nosso cérebro;
- cuidar do seu humor. Stress, depressão, mau humor… não adianta fazer todos os exercícios para o cérebro e não cuidar destes fatores!
Para colocar as dicas em prática, se proponha a experimentar situações novas e sentir sua mente sendo desafiada!
Temos muito potencial, mas acabamos nos limitando ao ficarmos presos nos mesmos hábitos e formas de agir. Permita-se e divirta-se com os desafios para seu cérebro!
Agora que você já sabe como exercitar o cérebro e atingir o seu máximo potencial, confira as nossas dicas para lidar com a pressão pré-vestibular e se manter saudável nessa fase!