Desenvolvimento na redação: fotografia próxima mostrando uma pessoa segurando e escrevendo em um livro.

Saiba como fazer um bom desenvolvimento na redação

Roberta Firmino Dicas de Redação

Já sabemos que o texto cobrado na prova de redação do Enem e de outros vestibulares, como o da Fuvest e o da Unesp, é o dissertativo-argumentativo e que ele é dividido em: Introdução, desenvolvimento e conclusão. 

É muito importante que você entenda a fundo sobre cada uma dessas etapas do texto para garantir uma boa nota. Afinal, elas formam a estrutura fundamental da sua redação e garantem que todas as exigência da prova sejam cumpridas, desde a apresentação de uma tese até a conclusão da ideia.

Hoje vamos focar em uma dessas etapas: o desenvolvimento na redação. Entenda o que é, o que não pode faltar e muito mais!

Entenda o que é o desenvolvimento na redação

A etapa de desenvolvimento em um texto é o centro de suas atenções, e é também a parte que possui mais critérios de avaliação.

Durante esse trecho você irá inserir os argumentos que defendem a sua tese, além de responder os questionamentos realizados na introdução da sua redação. 

Aí entra a importância de haver uma boa relação e escrita de cada uma das etapas do texto: sem uma introdução clara e que conduza o leitor para o conteúdo que ele verá no texto, você terá dificuldades para produzir um bom desenvolvimento na redação.

Saiba o que o desenvolvimento deve conter

Para escrever um desenvolvimento que cumpra os requisitos exigidos nos critérios de avaliação do Enem, é essencial que você insira os argumentos que embasam e fundamentam o seu posicionamento — ou seja, a sua tese.

Argumentação é muito importante! O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista.  

Independentemente de sua posição a respeito do tema, escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. 

Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.

O ideal é que você aponte os argumentos e aprofunde-os no trecho de desenvolvimento na redação. Não adianta jogar uma série de premissas que não serão bem trabalhadas! Explique as alegações para o leitor, de modo a convencê-lo sobre elas.

Também tome cuidado na escolha dos argumentos, afinal, você não quer se contradizer e tornar a sua redação confusa, certo?

Por último, o desenvolvimento na redação pode apontar os aspectos positivos e negativos do seu argumento. Afinal, por mais sólidos que eles sejam, ainda assim podem ter falhas. Por isso, demonstre conhecimento e mostre por que o seu ponto de vista apresenta a melhor solução.

Descubra como estruturar o desenvolvimento na redação

Geralmente, a introdução é dividida em 2 parágrafos. Você pode trabalhar um argumento em cada parágrafo, por exemplo. Assim, você terá espaço para fazer um bom aprofundamento, além de ter conteúdo suficiente para defender a sua tese.

Comece pela apresentação da ideia principal, apresente seus argumentos de acordo com o seu ponto de vista e, por fim, feche a ideia para que o seu desenvolvimento não termine do nada, de forma brusca e sem sentido.

Para não se perder e acabar esquecendo algum argumento ao longo da escrita do texto ou até mesmo se estendendo demais, a dica é: esquematize as suas ideias.

Antes de começar a escrever, você precisa saber exatamente do que vai tratar o seu texto. Então, coloque em um rascunho tudo o que vier à sua mente, mesmo que seja de forma aleatória e sem sentido à primeira vista.

Depois você pode ir enumerando o que irá aparecer no seu texto e de que forma. É importante que a união de suas ideias fique coerente e siga uma ordem lógica. 

Não se esqueça que planejamento é essencial no Enem. Afinal de contas, você tem 30 linhas e tempo limitado para fazer a prova. Portanto, é preciso administrar bem essas duas coisas.

Deu para entender o que é e como montar o desenvolvimento da sua redação para o Enem ou outros vestibulares? Não se esqueça da importância da argumentação nessa etapa e de como estruturar o seu texto para garantir que a sua ideia seja transmitida de forma organizada e coerente.

Quer colocar em prática o que você aprendeu sobre o desenvolvimento na redação? Então, cadastre-se na Imaginie, escolha um tema e comece a escrever hoje ainda!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link:https://app.imaginie.com/pt-br/accounts/register/?utm_source=blog&utm_medium=artigo-desenvolvimento-na-redacao&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Vamos debater sobre?