Escrever um texto não é uma tarefa fácil, certo? Principalmente quando você precisa se preparar para o vestibular e está sem inspiração. Mas, apesar de não existir uma fórmula secreta sobre como fazer uma redação para o Enem, algumas dicas podem te ajudar a produzir o seu texto.
Afinal de contas, a redação é uma parte muito importante da sua nota final do Enem e, apesar de existirem vários palpites sobre o tema, ele é sempre uma surpresa, né? Então, é muito importante que você esteja confiante para escrever sobre qualquer assunto, dentro da construção textual esperada pelo exame. ?
Por isso, confira a seguir 10 dicas sobre como fazer uma redação para o Enem que te ajudarão a chegar preparado no dia da prova!
1. Entenda o gênero textual
Bom, para começar, é muito importante que você entenda que o gênero textual cobrado pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. Esse tipo de texto consiste na defesa de uma tese por meio de argumentos e explicações. E, no caso do Enem, os assuntos abordados costumam envolver temas relevantes da atualidade.
Além disso, o texto dissertativo-argumentativo se divide em introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo importante, assim, que você inicie a produção da redação entendendo que ela deve seguir esse molde e deve apresentar argumentos em defesa do seu ponto de vista.
Desse modo, a sua redação deve conter de 3 a 5 parágrafos, com uma média de 7 linhas em cada.
2. Defina a sua tese
Agora que você já sabe qual estrutura deve seguir, o primeiro passo é ler o tema da redação e definir qual será o seu ponto de vista em relação à ele. Em outras palavras, definir qual será a sua tese.
Por exemplo, para o tema do Enem 2015 “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, a tese da estudante Anna Beatriz Wreden, que recebeu a nota 1000, foi: “Esse quadro de persistência de maus tratos com esse setor é fruto, principalmente, de uma cultura de valorização do sexo masculino e de punições lentas e pouco eficientes por parte do Governo.”
Através dessa tese, a estudante desenvolveu os seus argumentos falando sobre a valorização do gênero masculino e sobre as punições pouco eficientes que colaboram com a persistência dessa situação no Brasil.
3. Organize as suas ideias
Depois de definir o que você defenderá ao longo do seu texto, uma dica sobre como fazer uma redação para o Enem é: leia o tema, respire fundo e pense sobre todas as ideias, argumentos, citações, contraposições, exemplos, etc. que você pode usar para defender a sua tese.
Então, em uma folha de rascunho, organize tudo, estrategicamente, já selecionando quais são as melhores ideias para usar na introdução, desenvolvimento e conclusão.
Afinal de contas, para o seu texto ficar bem conectado e sem “pontas soltas”, é necessário que você já comece ele sabendo como terminará.
4. Chame a atenção do leitor
Ao começar o seu texto, é importante que você chame a atenção do leitor para o assunto que será abordado. Pense bem, o corretor estará lendo várias redações sobre o mesmo tema em pouco tempo, por isso, é importante tentar se “destacar no meio da multidão”.
Então, use frases de efeito, definições, citações, fatos históricos… que façam o leitor se interessar por começar a leitura da sua redação.
5. Deixe sua tese bem evidente
Depois de introduzir o seu texto e contextualizar o assunto, outra dica de como fazer uma redação para o Enem é: deixe sua tese bem evidente para o corretor. Você pode fazer isso na última frase do seu parágrafo introdutório, já abrindo espaço para desenvolver o seu ponto de vista.
6. Elabore tópicos frasais
Se você não sabe, tópico frasal é uma oração central que contextualiza o assunto a ser discutido. Ou seja, nos parágrafos de desenvolvimento você pode começar situando o leitor sobre o que será abordado para, ao longo do parágrafo, desenvolver o argumento.
7. Estruture seus parágrafos com início, meio e fim
Da mesma forma que a sua redação deve ter um início, um meio e um fim, é necessário que os seus parágrafos sigam essa lógica também. Dessa forma, você consegue apresentar o seu argumento, contextualizar ele e conectar com a sua tese, mostrando o propósito de estar falando sobre isso.
8. Faça propostas de intervenção detalhadas
Apesar de não ser obrigatório no formato de texto dissertativo-argumentativo, a redação do Enem exige a apresentação de uma proposta de intervenção.
Inclusive, a competência V avalia a elaboração de proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Por isso, pense bem nos detalhes das suas propostas: quem serão os agentes responsáveis por colocá-la em prática (os GOMIFES)? Quais serão as medidas tomadas por eles? Como essas medidas serão colocadas em prática?
9. Conecte suas ideias
O parágrafo final não é chamado de conclusão à toa, não é? Então, é muito importante que você o utilize não apenas para apresentar as propostas de intervenção, mas também para “amarrar” as suas ideias e conectar o início ao fim do seu texto.
Afinal de contas, não adianta nada você começar falando sobre X e terminar comentando sobre Y, certo? Fora isso, lembre-se que essa é a impressão final que o corretor terá do seu texto, então capriche bem para deixá-lo impressionado!
10. Revise o seu texto
Por fim, mas também muito importante, revisar o seu texto é a última dica sobre como fazer uma redação para o Enem. Imagina só escrever aquele texto incrível, cheio de argumentos fortes, mas com errinhos de português e concordância? Com certeza vai te tirar alguns pontinhos.
Por isso, para não perder pontos por bobeira, leia o seu texto antes de passar para a folha oficial de redação, faça as devidas correções e evite rasuras quando for passar a limpo.
Com essas dicas vai ficar mais simples entender como fazer uma redação para o Enem, certo? Mas, para ficar por dentro de mais dicas e sugestões que vão te ajudar a alcançar a tão sonhada nota 1000, faça o seu cadastro gratuito na plataforma da Imaginie.