Você já parou para pensar se existe uma receita ou fórmula para uma boa redação? Essa pergunta é frequente na mente de muitos estudantes, principalmente quando sua capacidade escrita é colocada à prova no vestibular.
E nós não estamos falando apenas do Enem! Assim como nesse Exame, diversas outras instituições que aplicam vestibular próprio e até em concursos públicos é cobrada uma redação dos estudantes.
Como todo processo que envolve criação, é claro que não existe uma receita pronta para produzir o seu texto. Porém, existem algumas regras que não podem ser ignoradas se você quer tirar a nota máxima com a sua redação!
É exatamente sobre isso que nós vamos falar hoje! Então, continue a leitura para saber como fazer uma redação: passo a passo para construir um texto nota 1000.
1. Tenha em mente a estrutura textual
O primeiro passo antes de começar uma redação é entender qual é o gênero textual exigido e, logo após, mapear o que deve conter em sua estrutura.
Aqui, vamos usar como exemplo o gênero utilizado pela maioria dos vestibulares (inclusive o Enem): o dissertativo-argumentativo.
Para produzir esse tipo de texto, você deve ter em mente que a sua redação deve ser dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Em cada uma dessas partes será levada em consideração a objetividade e a coesão com o tema solicitado na hora da avaliação.
Na introdução, o ideal é apresentar o tema e fazer um recorte acerca de um ponto específico dele para tornar seu texto mais preciso. Aqui, você deve chamar atenção do leitor a respeito do problema que será analisado no decorrer da redação.
Já no desenvolvimento, você deve expor a sua linha de pensamento, apresentando ideias de forma clara e consistente, tal como uma tese. Você deve se manter nos limites da coesão interna e externa (dentro da realidade). Uma boa dica é separar os argumentos por parágrafo, deixando o texto mais organizado e ágil para a leitura. Seja objetivo, e não prolixo!
Por fim, na conclusão, articule o seu raciocínio com as ideias apresentadas na introdução, como forma de reforçar o seu ponto de vista, comprovando a coesão textual. Lembre-se de encerrar a redação realizando uma proposta de intervenção para o problema apresentado.
2. Informe-se
Não é possível formular uma tese ou opinião sobre um assunto que você desconhece, não é mesmo? Portanto, esteja sempre atento aos assuntos do momento e às pautas voltadas para temas brasileiros de cunho social. Busque entendê-las e consulte a opinião de terceiros, além, é claro, de investir bastante em leitura.
Dessa forma, será mais fácil para você mesmo organizar o seu pensamento. Vale lembrar que existem diversos veículos de comunicação para acompanhar as notícias do dia a dia, ou seja, só fica desinformado quem quer!
3. Elabore um título pertinente
Seguindo o nosso passo a passo sobre como fazer uma redação, agora vamos falar sobre o título.
Esse não é um elemento necessário em todas as provas. No Enem, por exemplo, o título não é obrigatório, ou seja, não te garantirá pontos a mais e ainda consumirá uma linha da sua folha de redação.
Porém, quando é necessário, o título pode ser um impasse para muitos candidatos. Por isso, apesar de ser a primeira parte da redação, recomendamos deixá-la por último. Dessa forma, já com o texto construído, será mais fácil nomeá-lo de maneira mais eficaz e consistente.
Lembre-se que o título deve ser tão atrativo quanto o texto, já que ele será o responsável por convidar o leitor a lê-lo. A criatividade e a simplicidade são peças essenciais para a sua construção, desde que haja relação com o que foi escrito.
4. Posicione-se e não generalize a sua opinião
Quando falamos do gênero dissertativo-argumentativo, é importante entender que se exige um posicionamento por parte do autor, seja qual for o tema abordado na redação.
O objetivo é que, através de argumentos plausíveis e coerentes, o candidato não apenas opine a respeito, mas também, tente persuadir o leitor a entender e compartilhar seu pensamento.
Entretanto, na ausência de dados consistentes, muitas vezes você pode acabar generalizando informações com o objetivo de reforçar sua opinião. Isso é um equívoco, já que você não pode falar por outras pessoas.
5. Seja coerente
Se o tema da redação exigir que você fale sobre a escassez de água em alguns estados brasileiros, qual é o sentido de você argumentar sobre os conflitos no Oriente Médio?
Então, aqui vai mais uma dica do nosso passo a passo sobre como fazer uma redação: esteja atento às regras que englobam o gênero textual exigido na prova, já que a coesão nada mais é do que o conjunto de fatores que contribuem para a melhor construção do texto, atribuindo-lhe solidez.
A coerência tem sido um fator marcante no que diz respeito às baixas notas na redação do Enem, já que muitos alunos não conseguem seguir uma linha de raciocínio adequada ou acabam se contradizendo durante a construção da estrutura dissertativa.
Além disso, em muitos casos, os candidatos fogem completamente à proposta da redação, o que compromete — e muito — a nota final.
Para facilitar, pense da seguinte forma: escreva uma redação na qual você gostaria de ler, que faça sentido e agregue valor ao seu conhecimento.
6. Fique atento à gramática
Estar em dia com a grafia correta das palavras, além das normas cultas da língua portuguesa, é fundamental para a sua redação!
Muitas vezes, o candidato desenvolve um texto consistente, que atende a todas as propostas exigidas pela instituição, mas peca por erros gramaticais que refletem diretamente em sua nota final.
Aqui, a dica é praticar a redação regularmente, não deixando de consultar o dicionário, quando necessário. Além disso, faça uso de um vocabulário amplo e evite a repetição de palavras ou ideias, pois elas podem tornar o texto redundante e cansativo.
7. Revise o seu texto
Por último, e não menos importante: leia (mais de uma vez) o seu texto ao finalizá-lo. Durante o processo de escrita, erros passam despercebidos pelo candidato por diversas razões, incluindo curto prazo para a produção e até mesmo cansaço.
Portanto, faça uma leitura minuciosa, assumindo o papel de leitor (ou até mesmo de algum membro da comissão julgadora) e realize a correção de sua redação. Além disso, não deixe de analisar se alguma frase não ficou desconexa ou se certa expressão pode ser contraditória ou interpretada de outra forma por quem está lendo.
Agora que você já sabe como fazer uma redação passo a passo para tirar nota 1000, que tal se inscrever na plataforma Imaginie e acessar diversos temas de redação para colocar seus aprendizados em prática? Clique aqui para se cadastrar gratuitamente!