Um dos pontos que nós mais destacamos aqui em nosso blog é a importância da prática para a escrita de uma boa redação. Isso significa que, se você você quer escrever bons textos, é importante se dedicar no mínimo uma vez por semana para isso.
Mas nós também sabemos que nem sempre a criatividade bate em nossa porta. E isso acontece até mesmo entre os grandes escritores!
Esse tipo de situação pode acabar nos desmotivando, mas se acomodar não é uma opção. É necessário pensar em estratégias para tornar o momento da escrita semanal mais agradável.
Então, como ter inspiração para escrever? Vamos te ajudar com 8 dicas sobre boas práticas que você pode adotar em seu dia a dia!
1. Escolha um bom ambiente
Independente dos seus motivos, é importante pensar que o ambiente de estudos te influencia na hora de buscar inspiração para escrever um texto. Principalmente se você estiver se preparando para alguma prova importante, como o Enem.
Então, se você está buscando saber como ter inspiração para escerver, tenha em mente a necessidade de mostrar ao seu cérebro que você está em um momento de pensar reflexivamente sobre algo, e não apenas relaxar ou brincar.
Por isso, não é ideal estudar na cama, no sofá ou em lugares com baixa iluminação, por exemplo. É importante que você escolha um lugar confortável, mas em um ambiente organizado. De preferência, que você possa se sentar à mesa e cuidar de sua postura.
Tanto o ambiente quanto a forma como você irá se portar nele vão te ajudar a manter o foco e, consequentemente, encontrar as inspirações que você precisa para desenvolver um bom texto.
2. Entenda seu ritmo
Por mais que você utilize um método de estudo pronto em seu dia a dia, é fundamental ter em mente que cada pessoa tem o seu ritmo para o desenvolvimento de um texto.
Por isso, não adianta se forçar a estudar durante duas horas seguidas só porque alguém te disse que faz dessa maneira e funciona, por exemplo. Talvez você precise de um descanso nesse período para a construção da sua redação, e tudo bem!
O importante é que você consiga aproveitar da melhor forma o seu tempo disponível. Sendo assim, não tente se forçar a ser uma “máquina de escrita” se esse não for o seu ritmo. Isso poderá te deixar frustrado e te desanimar.
Respeite o seu tempo e procure desenvolver uma estratégia que funcione para você. Assim, você se sentirá mais confortável em seu processo de escrita, o que facilitará a chegada de inspirações.
3. Esteja bem descansado
Assim como para os estudos em outras áreas, uma boa noite de sono faz grande diferença na hora de produzir uma redação. Afinal, ninguém merece aquele sono que bate quando a gente mais precisa se concentrar, né?
Então, estar bem descansado irá te ajudar a evitar isso. Organize os seus horários para garantir o seu tempo de descanso necessário. Isso irá te ajudar não apenas no momento da escrita, mas também com as demais tarefas do seu cotidiano.
4. Escute música
Alguns especialistas afirmam que estudar ouvindo músicas pode aumentar a produtividade e a concentração do momento. Inclusive, existem músicas que estimulam a memorização!
Por isso, pode ser que uma boa prática para o seu caso seja colocar uma música na hora em que sentar para escrever. Afinal, concentração é fundamental para que você consiga se inspirar.
Mas atenção: a dica é escutar músicas em um idioma que você desconhece, para que o seu cérebro não foque na decodificação da letra da canção ao invés da pauta sobre a qual você está tentando escrever.
5. Anote TODAS as suas ideias
Sabe aquela ideia que aparece em nossa cabeça logo antes de dormir? Ou aquele insight sensacional que temos durante o banho e que vai embora rapidamente? Então, não deixe essas informações que surgem para você se perderem!
Todas essas ideias podem se tornar ótimos materiais de estudos para você começar a escrever.
Por isso, tenha sempre um caderninho ou celular por perto para anotá-las e montar um verdadeiro banco de ideias. Você nem precisa que essas anotações sejam organizadas a princípio, desde que você consiga identificar o que estava querendo dizer depois, no momento em que estiver buscando algo para se inspirar para escrever.
6. Troque ideias com outras pessoas
Conversar com outras pessoas é uma outra dica muito importante para você que está buscando como ter inspiração para escrever. Afinal, expor as suas ideias e ouvir o que outras pessoas pensam faz com que você abra seu leque de argumentos e propostas.
Além disso, você também irá perceber detalhes sobre os quais você ainda não havia pensado. Então, aproveite também as suas conversas para encontrar mais inspiração na hora de produzir seu texto.
7. Escolha temas que te agradam
Se você está pensando em escrever uma redação de tema livre, fica mais fácil encontrar inspiração se você decide falar sobre algo que gosta.
Nós não temos facilidade para dissertar sobre 100% dos assuntos, isso é fato. Afinal, ninguém conhece sobre todos os temas do mundo, certo?
Então, quando você sentir que está passando pelo famoso “bloqueio criativo”, mude de tema. Procure um assunto com o qual você se identifica e, depois de um tempo, pode voltar ao que teve dificuldades.
O fato de desenvolver bem um texto antes de ir para outro irá te estimular na escrita da redação.
8. Faça pesquisas em meios que você considera bons
Vamos supor que você tenha mais facilidade em aprender sobre determinado tema assistindo a uma discussão sobre ele no YouTube do que lendo um texto acadêmico. Não há nenhum mal nisso! Aproveite essa sua facilidade para estudar por lá, levando em consideração que você precisa acessar fontes confiáveis, é claro.
Aproveite todo o conteúdo que você tiver em mãos: leia textos sobre o tema no Facebook, assista documentários na Netflix, veja noticiários, etc. O importante é ter como se inspirar, e a pesquisa em meios diversificados pode ser a forma de conseguir isso e aprender ainda mais!
Agora que você já sabe como ter inspiração para escrever, que tal começar a praticar? Escolha o seu tema e aproveite o nosso modelo de redação para produzir o seu texto e ainda estudar para o Enem!