Fotografia de uma pessoa escrevendo uma redação Enem nota 1000 em uma folha sobre uma carteira.

15 pontos que você deve ficar atento para produzir uma redação Enem nota 1000

Roberta Firmino Dicas de Redação

Nós sabemos que fazer uma redação Enem nota 1000 não é uma das tarefas mais fáceis! Só para você ter uma noção, no último ano (2018), apenas 55 dos 5.513.662 conseguiram alcançar a nota máxima na produção.

Isso tem acontecido porque a banca de correção do Exame tem ficado cada vez mais criteriosa e exigente com os candidatos.

Mas o nosso objetivo é te ajudar a fazer parte da pequena porcentagem que se destaca na prova! Por isso, preparamos este post para te mostrar qual é o olhar do corretor sobre a sua redação e o que ele espera de você para te dar uma boa nota. Confira!

1. Estética do texto

A primeira avaliação do corretor começa pela letra, organização e proporção dos parágrafos. Olhando o texto de forma geral e superficial, ele já começa a avaliar alguns aspectos. 

Se o candidato tem uma letra que dificulta a compreensão, certamente o avaliador tende a ficar um pouco desmotivado, afinal, terá que decifrar as ideias ao longo do texto. 

Parágrafos extremamente discrepantes em termos de tamanho também passam uma impressão de desordem e pouco cuidado com a estruturação. 

Capriche na letra, organize-se no rascunho e saiba dividir um número de linhas aproximado para cada parágrafo

2. Introdução

No primeiro parágrafo da sua redação, o corretor espera ser cativado. 

Assim como o começo de um livro pode ser decisivo para fazer com que você queira, de fato, lê-lo até o fim, uma introdução bem elaborada faz com que o seu avaliador crie boas expectativas a respeito de suas ideias. 

Por isso, faça alusões históricas, cite um pensador relevante… enfim, chame a atenção do seu leitor para ter uma redação Enem nota 1000! 

3. Tese

O olhar do corretor já está treinado para identificar a sua tese na introdução da redação. Afinal, não apresentá-la compromete — e muito — a sua nota, por não atender a uma característica fundamental do gênero exigido pelo Enem: o dissertativo-argumentativo. 

Seja claro ao denotar sua opinião a respeito do assunto em pauta, já direcionando sobre quais aspectos irá desenvolver a argumentação.

4. Uso de conectivos e expressões coesivas

Ao terminar a leitura do primeiro parágrafo, o corretor irá avaliar de que forma você introduz o desenvolvimento.

Ele espera que você faça o uso de conectivos e expressões coesivas, que denotam a capacidade de estabelecer conexão entre um parágrafo e outro.

5. Argumento

O argumento deve ser devidamente introduzido nos parágrafos de desenvolvimento por meio de um tópico frasal. 

Ele indica a ideia central a ser discutida e direciona o corretor a analisar se você irá focar na resposta àquele argumento de forma completa.

Banner de divulgação do modelo de redação guiada para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: http://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog&utm_medium=artigo-redacao-enem-nota-1000&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

6. Fundamentação do argumento

A sequência de ideias para comprovar o argumento escolhido também será cobrada pelo corretor. 

Preze pela estruturação do pensamento de forma a convencer o leitor de que seu ponto de vista é válido.

7. Exemplos

Além de contextualizar o leitor sobre o assunto, os exemplos denotam o seu conhecimento sobre a situação. 

O corretor se vê situado sobre como aquilo que está sendo discutido acontece, e essa estratégia é valorizada.

8. Consequências do problema

Apresentar as consequências do problema mostra para o corretor que você compreende a dimensão e gravidade do que afirma ser um problema. A partir disso, ele avaliará sua capacidade de apresentar essa relação.

9. Finalização dos parágrafos

Assim como o texto no geral, os parágrafos devem ter um início, meio e fim.

Portanto, não se esqueça de finalizá-los como forma de indicar o propósito de ter apresentado aquela ideia.

10. Ordem de pensamento

Caso a tese seja do tipo roteiro, o corretor avaliará se a sua redação segue uma ordem de pensamento.

Nesse caso, argumentos mais fracos devem vir primeiro e os mais fortes depois.


11. Variedade de conectivo

A variedade de conectivos também é um dos fatores que podem te ajudar a escrever uma redação Enem nota 1000.

O avaliador quer perceber o conhecimento de variados operadores argumentativos, de um repertório vocabular diversificado.

Por isso, estude e grave mais de um conectivo de cada sentido.

12. Finalização do texto

Avisar que você está terminando um texto por meio dos conectivos é essencial.

Uma das observações mais importantes por parte do corretor é se o texto é coeso, ou seja, possui relações bem estabelecidas entre as partes.

13. Proposta de intervenção

A apresentação de uma proposta de intervenção completa te garantirá a nota máxima na competência específica que a avalia.

Para isso, você deverá colocar no parágrafo final quem resolverá os problemas apresentados, de que forma e qual a finalidade depois da efetivação da sua ideia.

14. Autoria

O corretor irá refletir ao final da correção de seu texto se você denotou autoria, fugindo do senso comum. 

A reflexão crítica do assunto traz credibilidade ao que foi dito. Pense nisso, invista no estudos dos diversos assuntos sociais para ser capaz de extrapolar os textos motivadores e diferenciar sua argumentação das demais.

15. Erros de português

Faça uma autorrevisão para não deixar passar erros de ortografia, acentuação e pontuação e perder pontos de bobeira na competência que avalia a norma culta. 

Nesse processo, será possível observar, também, se seu texto possui linearidade de pensamento, coerência.

Esses são apenas 15 aspectos dentre outros tantos que o corretor irá avaliar em seu texto. Mas é importante pensar nesses que formam a base da avaliação para garantir que você atenda ao que é mais importante em cada competência analisada.

Para saber como funciona na prática, que tal ter a sua redação corrigida por especialistas? Então, aproveite o desconto de 15% que preparamos para você utilizando o cupom redaçãoenemnota1000 na compra de qualquer pacote de correções da Imaginie e faça uma redação Enem nota 1000!

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.