4 dicas para tirar a pontuação máxima na competência 1 Enem

Roberta Firmino Dicas de Redação

Aqui no blog, nós já falamos sobre como a redação do Enem é avaliada através de 5 competências. Cada uma delas possui critérios de análise do texto e valem 200 pontos somando, ao todo, os 1000 pontos totais.

Por isso, para conseguir alcançar a tão sonhada nota 1000, você precisa tirar total em cada competência. E, para isso, é necessário conhecer a fundo o que é avaliado em cada uma e desenvolver o seu texto ao máximo de acordo com esses critérios.

Nós estamos aqui para te ajudar! E, por isso, vamos começar explicando o que você deve fazer para tirar 200 na competência 1 Enem. Confira as nossas dicas!

Entenda o que a competência 1 Enem avalia

Na competência 1 Enem você será avaliado acerca do domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Por isso, para garantir a nota máxima nessa competência, é necessário que você atenda às regras gramaticais e escreva de forma a garantir a fluidez da leitura por meio da construção das frases.

Um outro ponto importante para garantir que o seu texto esteja enquadrado como linguagem formal, que é obrigatória para o gênero dissertativo-argumentativo, é não inserir nenhum registro informal em seu texto e nem realizar marcas de oralidade na redação.

Também é fundamental observar se os períodos em sua redação estão completos e compreensíveis quanto às ideias que você deseja transmitir. Assim, você garantirá uma uma boa avaliação das construções sintáticas.

Mas afinal, quais são os erros enquadrados nessa competência? Confira:

  • erros de convenção de escrita: acentuação, ortografia, separação silábica, uso do hífen e uso de letras maiúsculas e minúsculas;
  • erros gramaticais: concordância verbal e nominal, flexão de nomes e verbos, pontuação, regência verbal e nominal e colocação pronominal;
  • erros de vocabulário: seleção de palavras, que devem ter sentidos apropriados no texto.

4 dicas para alcançar a pontuação máxima na competência 1

Agora que você já sabe o que a competência 1 Enem avalia em sua redação, vamos te dar algumas dicas sobre como tirar 200 e já dar o primeiro passo rumo à nota 1000. Confira!

1. Tenha a leitura como hábito

Leitura e escrita se complementam. Isso acontece porque quem lê bastante, internaliza as normas da língua e, consequentemente, consegue melhorar a sua escrita.

Por isso, tenha em mente que ler diferentes tipos de textos diariamente irá te ajudar a não apenas se informar e aumentar o seu repertório sociocultural, mas também melhorar o seu vocabulário e assimilar as regras gramaticais.

2. Treine e saiba identificar suas dificuldades

Nem todo mundo é craque no uso da crase ou sabe todas as regras da vírgula de cor, por exemplo. Principalmente com a vigência do Novo Acordo Ortográfico, ainda restam muitas dúvidas sobre o que mudou e o que permaneceu das regras antigas. 

Por isso, além de pesquisar as regras de português e conhecê-las, é fundamental que você coloque os seus conhecimentos em prática. Isso é possível apenas por meio do treino das redações e dos feedbacks das correções. Assim, você conseguirá identificar quais são os seus pontos a serem desenvolvidos e focar neles.

3. Estude por meio de diferentes materiais

A gramática é um livro valioso para conhecer as regras gramaticais. Porém, nós sabemos que não é fácil (e nem necessariamente muito agradável) estudar apenas por meio desse material.

Por isso, existem outras saídas! Você pode aprender muito com vídeos no YouTube, questionários temáticos, artigos em blogs e até mesmo jogos!

Então, não deixe de variar o seu método de estudo e procurar os tipos de materiais com os quais você consegue ter um melhor desempenho. Isso é fundamental para que você entenda e assimile as características da modalidade formal do português.

4. Assuma o papel de corretor

Revisar o seu texto como se fosse o corretor, incorporando o papel do avaliador em busca dos erros, é um exercício interessante, importante e que gera autonomia para que você não deixe os erros passarem despercebidos.

Isso te ajudará, inclusive, a fazer uma revisão criteriosa do seu próprio texto durante o Enem. Assim, até mesmo os erros que podem passar despercebidos de primeira ficam mais fáceis de serem identificados e corrigidos para que você não seja penalizado.

E aí, gostou das nossas dicas para tirar a pontuação máxima na competência 1 Enem? Então, que tal aproveitar para colocá-las em prática hoje ainda? Faça o seu cadastro gratuito na plataforma da Imaginie e já escolha sobre qual tema você quer começar a treinar!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: http://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=artigo-competencia-1-enem&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

Vamos debater sobre?