Competência 4 Enem: fotografia de uma moça estudando com um livro à mesa. O livro possui diversas marcações com post its.

5 dicas para alcançar a nota máxima na competência 4 Enem

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Para produzir uma redação excelente, é fundamental que você entenda quais serão os parâmetros utilizados para a sua avaliação. No caso do Enem, a análise é realizada com base em 5 competências, cada uma valendo 200 pontos.

Aqui no blog, nós já te explicamos o que as competências 1, 2 e 3 avaliam e o que você deve fazer para alcançar uma boa pontuação em cada uma delas. 

Então, seguindo a nossa série de artigos, hoje vamos falar sobre a competência 4 Enem. Entenda o que será avaliado em sua redação a partir dela e as nossas dicas para tirar 200!

O que a competência 4 Enem avalia?

A competência 4 avalia se o candidato demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação na redação. 

Mas, afinal, o que são esses mecanismos?

Em nossa língua, há recursos cuja função é organizar os períodos dos parágrafos e os parágrafos do texto

É o caso das preposições, conjunções, advérbios e locuções adverbiais utilizados para fazer o encadeamento das ideias. Esses recursos são importantes para garantir coesão textual e uma boa relação entre as ideias dispostas na redação.

Portanto, na competência 4 Enem o corretor irá observar se os parágrafos da sua redação estão bem construídos e se há uma relação nítida entre eles, como de causa e consequência, comparação ou exemplificação, por exemplo. 

Além disso, ele medirá o tamanho dos períodos, já que não é ideal nem que eles sejam muito curtos e nem muito longos. 

O uso de estratégias para referenciar termos é importante, com o propósito de não haver repetição deles ao longo do texto.

Como ter uma boa pontuação na competência 4?

Deu para entender como a sua redação será avaliada por meio da competência 4 Enem? Então, confira agora algumas dicas que separamos para você alcançar uma boa pontuação nela!

1. Releia o seu texto com atenção

Você deve cuidar para que as palavras e os períodos da sua redação tenham uma boa articulação entre si. Por isso, leia e releia-os, refletindo se o que você está dizendo está realmente compreensível para o leitor.

Lembre-se que para fazer esse exercício de forma eficiente, você precisa ter certa distância do seu texto. Afinal, como autor, você sabe exatamente o que ele quer dizer.

Ir ao banheiro ou resolver outros exercícios da prova, por exemplo, podem te ajudar a refrescar a mente para uma última revisão.

2. Fique atento à progressão textual

Outro ponto fundamental para garantir uma boa pontuação na competência 4 Enem está relacionado à progressão textual, ou seja, à resposta de um período em relação ao outro.

Tenha em mente que tudo o que você está dizendo deve estar bem encadeado. Ideias desconectadas, além de confundirem o leitor, são penalizadas nesta competência e também na competência 3.

3. Construa parágrafos

Essa dica parece até muito simples, certo? Mas ela é fundamental para garantir a organização e, consequentemente, a compreensão do seu texto.

Portanto, não se esqueça de construir parágrafos e observar o recuo, para que ele não fique muito pequeno e nem exageradamente espaçado. Essa é uma forma de mostrar para o leitor, visualmente, em que etapa da redação ele está.

4. Estude e empregue corretamente os conectivos

Enquanto a utilização correta dos conectivos é fundamental para garantir que o seu texto seja coeso, o uso errado desses recursos pode comprometer muito a ideia que você quer passar.

Por exemplo, há uma diferença entre “mas” e “mais”. O primeiro tem sentido de oposição a algo que foi dito anteriormente, quando se quer negá-lo. Já o segundo tem sentido de adição de ideias. Imagine confundir os dois? Por isso, preste atenção!

5. Leia bastante

Ter um bom e amplo repertório vocabular te ajuda a criar um texto cuja leitura é mais agradável e rebuscada. Isso porque você conseguirá variar termos ao longo da redação, mostrando conhecimento e domínio da língua portuguesa.

Então, a dica aqui é: leia bastante e procure sempre saber o significado das palavras que você desconhece.

Já deu para ter uma ideia sobre o que você precisa fazer para conseguir um bom resultado em relação à competência 4 Enem, certo? Então, que tal fazer o seu cadastro na plataforma da Imaginie e começar a colocar os seus conhecimentos em prática?

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/pt-br/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=artigo-competencia-4-enem&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Vamos debater sobre?