Você já deve ter passado pela situação de não compreender “de cara” uma proposta de redação. Isso pode acontecer, inclusive, na hora do Enem. Com toda a tensão e nervosismo no momento da prova, o aluno muitas vezes se vê perdido no primeiro contato com o tema. Nesse post iremos te mostrar que não há segredo. Vamos analisar juntos os 3 últimos temas do exame para elucidar bem como você deverá interpretá-los.
Primeiramente, é preciso entender que os temas cobrados no Enem tem a ver com a atualidade. O primeiro passo, portanto, para compreender as propostas, é estar familiarizado com o que vem sendo discutido nas diversas esferas sociais, como educação, política, saúde, segurança, entre outros.
No Enem, o tema nunca será uma palavra só, por exemplo, “fome”. Há um direcionamento no chamado comando do tema.
O comando do tema é importante para que você saiba que de que forma abordar o assunto.
Temas dos últimos 3 anos de Enem:
-
Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (2017)
-
Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (2016)
-
A persistência da violência contra a mulher no Brasil (2015)
Repare nos termos destacados. Eles são as palavras-chave, o comando do tema. Uma das principais causas do chamado “tangenciamento do tema” é não seguir este comando. Entenda:
- O tema de 2017 exigia que o aluno dissertasse sobre a formação educacional dos surdos demonstrando quais são as dificuldades, os impasses, ou seja, os desafios para que seja efetivada de forma plena em nosso país. Quem simplesmente falou sobre a educação dos surdos, explicando, por exemplo, como funciona, tangenciou o tema e perdeu muitos pontos.
- O tema de 2017 tinha como objetivo avaliar se o aluno era capaz de tecer ideias sobre como acontece a intolerância religiosa e indicasse meios, caminhos para combatê-la em nossa sociedade. Atenção: não é adequado apresentar propostas de intervenção ao longo de todo o texto sem indicar primeiro como a situação acontece, sem comprovar, exemplificar e convencer o leitor sobre a gravidade do assunto.
- Já no tema de 2015, o participante deveria problematizar e comprovar o porquê de, apesar de tantas políticas de incentivo e proteção à mulher e em uma sociedade cada vez mais informada, a violência contra a mulher ainda se fazer presente = persistência.
Agora você já sabe que deve ter bastante atenção aos detalhes que compõem o tema. Quando receber a proposta, reserve alguns minutinhos para ler e reler o que está sendo pedido. A instrução é clara, seu texto terá um propósito bem estabelecido.
Comece a praticar desde já a boa interpretação das propostas. Estude nossos temas clicando AQUI. Até a próxima! 🙂