Saiba como fazer uma conclusão de redação

Por: Roberta Firmino

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Aqui no blog da Imaginie nós já falamos sobre os modelos de introdução que você pode utilizar em sua produção textual e como fazer um bom desenvolvimento. Mas e na hora de finalizar? Como fazer uma conclusão de redação?

A conclusão é o momento que você tem para fechar o seu texto com chaves de ouro! Por isso, é necessário que ela seja tão excelente quanto as demais etapas da sua redação.

Está com dúvidas sobre como elaborar essa parte do texto? Não se preocupe! No artigo de hoje, vamos te explicar o que a conclusão de redação precisa ter e como fazer uma finalização excelente. É só continuar a leitura!

Como fazer uma conclusão de redação?

De forma geral, as conclusões das redações precisam conter os seguintes elementos:

1. Não insira novos argumentos

A conclusão de redação não é a etapa para você abordar novos argumentos que defendam o seu ponto de vista. Afinal, você não terá espaço para desenvolvê-los e ainda finalizar a sua redação em apenas um parágrafo!

Por isso, deixe os argumentos para o desenvolvimento e guarde o espaço da conclusão para realmente fazer o fechamento do seu texto.

2. Retome o seu ponto de vista

Na introdução da sua redação, você apresentou a sua tese ou o seu ponto de vista , certo? Na conclusão, você deverá retomá-la para o seu leitor, ressaltando a ideia principal que você trabalhou durante toda a produção textual.

Se necessário, faça um resumo rápido dos argumentos, mostrando a correlação entre eles e como eles caminham para a defesa da sua tese. 

Mas lembre-se: quando se trata de apenas uma redação, o seu espaço é suficiente para uma conclusão objetiva. Cuidado para não ultrapassar o limite de linhas!

3. Dê continuidade às ideias

Para garantir a coesão do seu texto, você não pode simplesmente fazer uma quebra em suas ideias do desenvolvimento e começar a conclusão. É necessário garantir uma linearidade sobre o que você está falando, de modo que o seu leitor faça uma leitura fluida do texto.

Por isso, garanta que os parágrafos estão conectados e caminham para um sentido em comum. Assim, fica muito mais fácil fazer uma conclusão boa e coerente com o que você está abordando ao longo do texto.

4. Apresente uma solução ou destaque um ponto

Por fim, a conclusão também é o local para você destacar um ponto que acredita ser importante em todo o seu raciocínio, apresentando um aprendizado para o leitor. Isso pode vir, por exemplo, após a retomada do seu ponto de vista e argumentação.

Em outros casos, você pode expor uma proposta de solução para o problema abordado ao longo da sua redação. Dependerá do que é exigido pela prova em si e pela forma como você deseja finalizar o seu texto.


E no Enem?

Uma das exigências da prova de redação do Enem é que o candidato apresente uma proposta de intervenção para o problema abordado. 

Essa proposta não precisa, necessariamente, estar na conclusão de redação. Porém, esse é o local em que ela costuma ter mais lógica. Afinal, você já terá abordado e problematizado as questões necessárias para a defesa do seu ponto de vista.

Então, já que esse é um elemento essencial para o Enem, sendo um dos critérios de avaliação (competência V), e geralmente é abordado na conclusão de redação, vamos falar falar agora sobre o que a proposta de intervenção do Enem deve conter.

O que é a proposta de intervenção?

A proposta de intervenção é um plano desenhado pelo autor da redação para lidar com o problema abordado no tema da redação. Isso quer dizer que você não precisa apresentar uma solução, mas sim uma medida viável, ou seja, que possa ser colocada em prática.

Além disso, ela não precisa ser necessariamente original. Você pode apresentar a melhoria ou a ampliação de uma medida que já está em vigor. Porém, ela deve respeitar os direitos humanos para que você não seja penalizado na competência V!

Outro ponto importante é que você pode apresentar mais de uma proposta de intervenção, já que elas dependem do que você problematizou durante o desenvolvimento da redação e que, portanto, precisa ser resolvido.

Porém, tenha em mente que é necessário trabalhar bem a sua proposta — ou seja, detalhá-la — e não apenas jogá-la para o seu leitor. Para isso, você deve responder às seguintes perguntas:

  • o que é a proposta?
  • quem será responsabilizado por ela?
  • como ela entrará em vigor?
  • qual será o seu resultado final?

Portanto, para fazer uma proposta de intervenção completa em sua conclusão de redação, após apresentá-la, você deverá trabalhar os seguintes elementos:

1. Agentes

Os agentes são os responsáveis por colocar a sua proposta de intervenção em prática. Para facilitar, você pode decorar a sigla GOMIFES, que engloba os seguintes agentes:

  • Governo;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • Mídia;
  • Indivíduo ou Iniciativa Privada;
  • Família;
  • Escola;
  • Sociedade.

Porém, não basta apenas decorar esses 7 agentes. Afinal, um erro comum é atribuir a responsabilidade pela proposta de intervenção de forma errada.

Para não cometer esse equívoco, confira o vídeo que preparamos para você:

2. Meios

Os meios representam o modo como a sua proposta de intervenção entrará em vigor. Você não pode deixar de detalhar esse elemento, já que o corretor precisa verificar se a sua proposta é viável.

3. Propósitos

A sua proposta de intervenção serve para quê? Nessa etapa da sua redação, você também deverá apresentar o resultado final, ou seja, os propósitos da medida que você está propondo.

Afinal, o esforço que você está sugerindo deve ser empregado em razão de um objetivo. Então, não deixe de fazer esse detalhamento!

E aí, te ajudamos a entender como fazer uma conclusão de redação? Esperamos que sim! Então, que tal começar a treinar agora? Baixe a nossa folha de redação gratuita aqui!

Banner de divulgação do modelo de redação guiada para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: http://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog-post&utm_medium=artigo-conclusao-de-redacao&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter