Quem faz correção de redação, conhece bem os desafios que é ter à frente pilhas e mais pilhas de textos aguardando por uma análise apurada, não é mesmo? Pensando em otimizar esse trabalho, o tema correção tem sido frequente aqui no blog. Em um dos últimos textos, falamos sobre como corrigir centenas de redações por semana, está lembrando? Aqui neste vamos trazer algumas recomendações para aprimorar ainda mais esse importante ofício, que ajuda a preparar os alunos para a prova de redação do ENEM. Vamos nessa?
- Esteja com a cabeça tranquila: o primeiro passo é estar com a cabeça tranquila, bem disposta para essa atividade. Lógico que é uma tarefa desafiadora, mas quanto mais estiver favorável para ela, a correção se tornará um fardo mais leve de carregar. Esteja bem descansado e hidrato, isso ajuda a estar com o organismo preparado para enfrentar essa maratona. Recomenda-se também preparar algumas pausas durante a tarefa para ajudar a otimizar esse exercício.
- Conecte-se ao tema proposto: seja na condição de corretor freelancer ou de professor de redação é importante estar bem alinhado ao tema proposto na redação que irá corrigir. Dessa forma, será possível fluir bem com as marcações e perceber eventuais aspectos que precisam ser mais bem sinalizados no texto. Mais que estar por dentro dos textos motivacionais, é necessário conhecer em profundidade o tema.
- Escolha o tipo de correção: é importante também ter em mente quais tipos de correção você vai adotar para a analisar os textos. Para ajudá-lo nessa decisão, vamos relacionar de um jeito bem simplificado os três principais deles:- Correção resolutiva: é aquela na qual o professor reescreve palavras (ou mesmo orações quase que inteiras) para interpretar a mensagem que o aluno estava tentando passar. Há professores que discordam dessa proposta, sob a justificativa de que por serem muitos visuais, os alunos pouco assimilam sobre a correção feita (por não ter havido um esforço dele e sim do professor).- Correção indicativa: modalidade mais aceita entre os docentes, consiste na sinalização, junto à margem da folha (ao lado dos parágrafos, de orações e mesmo das palavras), o que precisa ser ajustado, sem que sejam promovidas as trocas. Não se trata de encurtar a tarefa. Muito pelo contrário, é uma tentativa de envolver o aluno na etapa de pesquisa, fazendo ele recorrer ao dicionário, apostila ou livro, para encontrar a resposta. Esse processo poderá poupar seu tempo lá na frente.- Correção classificatória: é uma espécie de evolução do modo anterior. Por meio dessa modalidade, é possível estabelecer um acordo entre alunos e docente/ corretor, combinando códigos a serem usados na correção. Desse modo, ao receber a devolutiva, o estudante estará apto a ajustar, a partir do símbolo indicado.
- Esteja alinhado ao que exigem as cinco competências do ENEM: outro ponto importante é estar alinhado aos critérios de avaliação do ENEM, para tornar mais assertivas as marcações de melhoria do texto. Há um post que trouxemos aqui no blog que singularizam bem o que pedem as cinco competências, vale a pena dar uma olhada.
- Avalie também os aspectos estéticos do texto: outro ponto para se redobrar atenção para uma correção de redação diz respeito aos aspectos estéticos. Embora não se pontue nesses casos, pelo menos evita o desconto, caso o texto não se enquadre em uma das qualificações exigidas. Isto é, deve-se apontar as rasuras ou trechos borrados. Atentar-se também a margens regulares e se a paragrafação está bem feita. A exposição do título é outro elemento para se checar na corredação de redação, bem como se está sendo atendida a quantidade de linhas obrigatórias. Deve-se tomar nota também quanto à caligrafia, para que esteja clara e seja bem compreendida por todos os que puderem analisar o conteúdo.
- Redobre atenção aos aspectos gramaticais: os elementos que cobram a coesão e a coerência de um texto devem ser claramente representados nele. Por isso, é importante ter total atenção quanto aos elementos da norma culta, se estão sendo plenamente atendidos ao longo da redação, para evitar que o aluno seja prejudicado. Acentuação, ortografia, concordância e por aí vai: todos esses aspectos devem ser claramente marcados para que o estudante perceba os pontos de melhoria que precisa implementar dentro do texto.
- Seja assertivo nas marcações: para que o aluno tenha uma clara percepção sobre o que precisa melhorar, é necessária assertividade nas marcações. Por isso, evite trazer comentários muito vagos, apenas trazendo adjetivos (“muito bom” ou “fraco”, por exemplo). É preciso apontar as fragilidades para que sejam corrigidas e as qualidades para que sejam mantidas.
- Reforce a análise quanto ao aspecto estilístico: embora cada um tenha um estilo, uma maneira de escrever, é importante atentar-se a critérios gerais que muitas vezes passam despercebidos pelos alunos. Por exemplo: evitar a repetição de palavras, marcas de oralidade no texto ou até uso de linguagem digital (o famoso internetês) no texto.
- Elenque os pontos positivos encontrados: é natural no processo de correção, centrar-se demais nos aspectos que precisam ser melhorados, nos pontos fracos do texto. Para valorizar o texto desenvolvido, é sempre importante ressaltar o que o aluno trouxe de bom naquele material. Assim, é um reforço positivo para que ele repita aquela prática, o que pode potencializar o desempenho como um todo. Então, lembre-se de exaltar a qualidade que poderá incentivá-lo à repetição!
- Traga sugestões/ caminhos para avançar nas fragilidades: nós preparamos por aqui um post específico que tratam de sugestões para elaborar a recomendação final (dê uma olhada nesse material também). Nele, tratamos do quanto é valioso listar sugestões práticas e aplicáveis ao cotidiano do aluno. Dessa forma, fica mais fácil ele assimilar que atitude ou que competência precisará desenvolver para avançar dentro daquele ponto específico. Por exemplo: se a fragilidade percebida diz respeito à proposta de intervenção, você pode aconselhá-lo a ampliar o repertório cultural, a partir de leitura de notícias, filmes e outros recursos que favoreçam para ele melhorar esse ponto. Caso a fragilidade seja gramatical, pode-se indicar a revisão de conteúdos referente à pontuação ou acentuação (de acordo com a dificuldade que foi encontrada).
Seguindo esses pontos, temos certeza que você estará ainda mais preparado para avaliar com mais qualidade os textos e, assim, exercitar a correção de redação perfeita.