A escolha de um futuro profissional nem sempre é uma tarefa fácil. Existem tantas áreas de atuação, tantos cursos legais, tantas habilidades a serem desenvolvidas, enfim muitas coisinhas podem e irão passar pela sua cabeça nesse momento de decisão.
Além de pensar em todas as suas aptidões, com toda certeza, você também deve levar em conta o mercado de trabalho, as profissões que estão borbulhando no momento e aquelas do futuro.
Uau! Quantas considerações!
Pensando em ajudá-lo nessa fase tão decisiva, neste post vamos te mostrar os 10 cursos mais procurados no Brasil atualmente, além de apresentar a você as profissões que vão bombar no futuro (bem próximo, diga-se de passagem). Está preparado? Então vamos lá!
Quais são os 10 cursos mais procurados?
O Censo da Educação Superior de 2018 é a pesquisa mais recente sobre questões relacionadas ao Ensino Superior no Brasil.
Ele leva em consideração vários aspectos, como o número de instituições públicas e privadas no país, dados relacionados à quantidade de vagas ofertadas em cursos presenciais e a distância, além de uma infinidade de outras informações, inclusive, o número de inscritos em cada curso, seja qual for a modalidade.
E é com base nesta pesquisa que vamos apresentar para você os 10 cursos mais procurados no Brasil atualmente. Aí vão eles!
1. Administração
Assumindo a liderança, o curso de administração contou com um total de 1.355.035 inscritos em 2018 em todas as modalidades de acesso, seja pelo Enem ou demais vestibulares, para ingresso em centros universitários, universidades etc., públicas ou privadas, presenciais ou a distância.
Pois é, é um número bastante expressivo, não é mesmo?
O curso de administração é bem amplo, ele dá abertura para diversas áreas de atuação, o que é uma hipótese, bem forte, para o fato de tantas pessoas quererem cursá-lo.
Bom, o curso é de administração tem uma duração média de 4 anos e várias matérias relacionadas à gestão e questões financeiras. Então, se você é uma pessoa que gosta de matemática, economia e afins, esse pode ser o seu curso!
2. Direito
Em segundo lugar, contando com um total de 1.243.855 em 2018 vem o famoso curso de direito. É isso mesmo, esse é um curso super antigo e muitíssimo famoso e pomposo. É uma área super atrativa, já que possui bastante status social e oferece também uma gama de oportunidades.
Quem se envereda por este caminho tem a opção de prestar vários concursos públicos para a área jurídica, que convenhamos é bastante badalada e com salários bem atrativos. Ou pode ir para um escritório e advogar por diferentes causas e para distintos clientes. O direito possibilita que você veja áreas como a penal, administrativa, tributária, previdenciária, trabalhista, empresarial, cível e várias outras.
Bom, ele é um curso com duração média de 5 anos e se você está a fim de ser um advogado deverá, após a conclusão do curso, prestar a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), uma prova de eliminação que permite que você exerça a função de defender os direitos de seus clientes.
3. Medicina
Aposto que você já estava se perguntando qual seria a colocação da medicina. Pois é, ela está aqui na terceira posição.
Com 1.052.593 inscritos em 2018, esse realmente é um curso bastante concorrido. Ele vem sendo o queridinho já faz muito tempo, o que não é difícil de entender, afinal, compreender como funciona cada partezinha do nosso corpo é muito instigante, identificar doenças e salvar vidas então, nem se fala!
Não precisamos nem mencionar que o salário é bem atrativo. Um profissional formado recebe em média R$ 8.459,45, o que não é pouca coisa.
Pois bem, para se tornar um médico você terá que, no mínimo, estudar durante 6 anos. Lembrando que neste período você estuda um pouco de cada área de atuação, mas se quiser se especializar em neurologia, ginecologia, pediatria ou qualquer outra área, você deverá fazer mais 2 anos de internato.
Não é pouco não, ein? Porém, para quem sente que essa é sua praia e que cuidar da saúde das pessoas é o seu destino, esse tempinho não é nada demais.
4. Pedagogia
Em 4º lugar, contando com 1,032,640 inscritos em 2018, vem a pedagogia. Ainda que para algumas pessoas possa ser surpresa um curso da área de educação ocupar um lugar tão alto, esse dado está correto e sim, várias pessoas se interessam por ser um pedagogo.
Há duas modalidades: a licenciatura e o bacharelado. A licenciatura é voltada para a formação de professores da área infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental, portanto, se você quiser seguir este caminho verá várias disciplinas voltadas à alfabetização e letramento, além de um pouco de matemática, ciências e, claro, disciplinas voltadas à didática em sala de aula.
Mas se você está interessado em participar da parte de gestão de uma escola ou mesmo empresas privadas, elaborando estratégias e dando direcionamento aos professores e demais funcionários, deverá escolher o bacharelado. É uma linda área e se você acredita que a educação pode mudar o mundo, ela é uma ótima escolha para você.
5. Enfermagem
Em 5º lugar temos uma outra profissão da área da saúde, a enfermagem! Com 760.871 inscritos em 2018 esse também é um curso bastante concorrido e querido.
Quem quer ser enfermeiro deve fazer uma graduação que tem em média 5 anos de duração e verá matérias de diferentes áreas, como ciências biológicas, ciências sociais e do comportamento, administração, educação, pesquisa, além de disciplinas estritamente ligadas à enfermagem.
Bom, enfermeiros são profissionais que precisam agir de maneira crítica e reflexiva, para conseguir atuar de modo efetivo na prevenção, recuperação e reabilitação de cada indivíduo, grupo familiar e da coletividade. Para terem o direito de atuar, além da graduação, precisam estar devidamente inscritos no Coren (Conselho Regional de Enfermagem).
6. Contabilidade
Na posição de número 6, com 570.415 inscritos em 2018 para ingressar seja em universidades, centros universitários, faculdades ou outras instituições de ensino superior está a contabilidade, também conhecida como ciências contábeis
Este é um curso que tem em média 4 anos de duração e nele você verá disciplinas que te deixarão apto a registrar e controlar as contas de pessoas jurídicas ou físicas, ou seja, de empresas ou de indivíduos.
Se você se interessa por administrar o dinheiro alheio (e o seu também) esse é o curso para você. Nele você terá a possibilidade de aprender, por exemplo, como fazer a declaração de imposto de renda para si mesmo e para seus futuros clientes.
O contador poderá atuar em escritórios especializados ou possuir um empreendimento próprio, oferecer consultorias e muitas outras possibilidades, sendo uma área bastante promissora. Para atuar nesta área, o profissional também deve realizar um Exame de Suficiência, que acontece duas vezes por ano.
7. Psicologia
A psicologia aparece em sétimo lugar no ranking de cursos mais procurados, contando com 531.562 inscritos em 2018, o que não é pouca coisa!
Este é um curso super instigante, onde você vai poder entender porque as pessoas são como são e ser o terapeuta da galera! Além disso, você poderá prevenir e identificar distúrbios mentais, comportamentais e de adaptação social.
Mas se você não quer ser um psicólogo de carteirinha, poderá também optar pela área dos recursos humanos e trabalhar dentro de empresas privadas selecionando e atuando na qualidade dos funcionários, para que eles se sintam confortáveis durante o trabalho e produzam o que a empresa espera deles.
O curso de psicologia tem duração média de 5 anos e nele você verá cientistas como Freud, que dedicaram sua vida à analise comportamental do cérebro humano.
8. Engenharia civil
Em oitavo lugar, com 464.100 inscritos em 2018, temos a engenharia civil, um curso da área de ciências exatas que faz a cabeça de muitos estudantes.
Este é um curso que tem em média 5 anos de duração e, para atuar, o profissional deve estar inscrito no Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, além é claro de ter diploma expedido por uma instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
Bom, se que você quer criar, gerenciar e fiscalizar obras, como casas, prédios, estradas e demais outras, esse é o seu curso!
9. Fisioterapia
Estamos quase chegando ao fim de nossa lista. Ocupando o 9º lugar, a fisioterapia teve um total 422.130 de inscritos em 2018.
O fisioterapeuta atua na prevenção, diagnóstico e reabilitação de pessoas lesionadas em acidentes, má-formação congênita ou postura inadequada. Ele atuará para fazer com que essas pessoas recuperem suas habilidades físicas e funcionais.
Para ser um profissional dessa área da sáude você deverá estudar em média 4 anos em alguma instituição de ensino credenciada pelo MEC, além de estar regularmente inscrito no Crefito (Conselho Regional de Fisioterapia).
O profissional desta área de atuação poderá atuar em clínica própria ou de terceiros, em hospitais ou em atendimentos à domicílio.
10. Educação física
Assumindo a última posição, com 407.601 inscritos em 2018, temos a educação física, na área de saúde e bem estar. Aqui entram tantas as pessoas que querem atuar como professores (licenciatura) como aquelas que querem ser personal trainers de academias ou particulares (bacharel).
Essa é uma área bem interessante e emergente, já que cuidar da saúde física é uma pauta cada vez mais em alta. Se você se interessa por isso deve estar ciente de que para se tornar um profissional da área de educação física deverá estudar 4 anos, em média, para obter o seu certificado de bacharel ou licenciado.
E aí curtiu a nossa lista dos 10 cursos mais procurados atualmente? Agora é chegada a hora de te mostrar quais são as profissões do futuro!
Quais são as profissões do futuro?
Aqui, vamos mostrar para você as 7 áreas profissional que prometem bombar em um futuro bem próximo e dentro delas algumas profissões que renderão bons frutos. Os nossos dados foram retirados do relatório “Jobs of Tomorrow: Mapping Opportunity in the New Economy”, divulgado no dia 22 de janeiro de 2020.
Esse relatório foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o New Metrics CoLab, do Fórum Econômico Mundial, com cientistas de dados das empresas Burning Glass Technologies, Coursera e LinkedIn.
Legal demais, não é? Então aí vão os 7 principais grupos profissionais:
- saúde;
- dados e inteligência artificial;
- engenharia e computação em nuvem;
- pessoas e cultura;
- desenvolvimento de produtos;
- vendas, marketing e conteúdo;
- economia verde.
Bom, dentro desses grupos existe um total de 96 profissões, não vamos mostrar todas, mas selecionamos 5 para você ter ideia das que possuem as maiores taxas de crescimento e com um alto volume de trabalho:
- especialistas em inteligência artificial;
- especialistas em transcrição médica;
- cientista de dados;
- especialistas de sucesso do cliente;
- engenheiros full stack.
Aqui vão outras, que apesar de terem um menor volume de empregabilidade possuem um crescimento significativo:
- técnico de sistemas de gás de aterro;
- assistentes de social media;
- técnico de serviços de turbinas eólicas;
- green marketers;
- growth hackers.
Acho que você deve ter notado que quem trabalha com dados, desenvolvimento e inteligência artificial vai estourar nos próximos anos! Então se você curte alguma dessas áreas pode investir em cursos afins!
Bom, esperamos que você tenha curtido muito saber quais as profissões mais queridas do momento e aquelas que vão bombar em um futuro que pode estar bem próximo. Se você quer saber dicas sobre como escolher a profissão certa basta ler nosso artigo e ver 8 ótimas estratégias que te ajudarão a decidir seu futuro profissional!