O dia 5 de junho data escolhida para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ela tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação do verde no mundo.
Toda a área ecológica do planeta tem uma importante função quanto à defesa e abriga uma enorme biodiversidade. Contudo, essa grandiosidade também se reflete em desafios históricos no combate aos crimes ambientais e na promoção do desenvolvimento socioeconômico.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente
Desde as civilizações antigas que o homem relaciona-se intensamente com o meio ambiente. Tal convívio, em uma certa medida, foi pautado no equilíbrio. No entanto, a partir da Revolução Industrial, tendo como cume a atual Revolução Técnico-científica, a relação humana com a natureza tornou-se desarmônica. São estabelecidos, assim, desafios na interação entre a sociedade e o meio natural em que está inserida. Pode-se apontar, dentre as causas dessa problemática, a visão histórica da humanidade em relação à natureza e a sua intensa exploração. [1] [8] [4]
Primeiramente, é necessário fazer uma análise histórica do pensamento humano em relação ao meio ambiente. Na Grécia antiga, os pré-socráticos foram os primeiros a estudar os processos naturais do mundo. Porém, a partir de Sócrates, começa a haver uma valorização do homem das ideias e um certo desprezo pelos elementos físicos. Chega-se, dessa forma, ao antropocentrismo de base racionalista, determinando de maneira diferente a consideração da natureza. Tal postura ainda é repassada às futuras gerações, acarretando [2] nessa persistência de uma visão em que as realizações humanas podem-se sobrepor à sanidade ambiental. [3]
Convém abordar, também, o papel da indústria no cenário atual. De fato, os bens industriais, hoje, são gerados em uma quantidade e brevidade de tempo antes impensáveis. Isso ocorre com imensos prejuízos à natureza, pois, além da exploração intensa dos recursos naturais, tem-se o uso, principalmente no Brasil, de tecnologias obsoletas e fortemente poluentes. Inevitavelmente, ecossistemas inteiros são afetados com esses dejetos, levando ao risco de extinção inúmeras espécies da fauna e flora local. [9]
Fica evidente, portanto, que há entraves para o estabelecimento de uma relação de igualdade entre o homem e o meio em que vive. A educação ambiental contribuirá enormemente para mitigar essa problemática. Para tanto, a Secretaria de Educação poderá oferecer treinamento especial aos professores para que fiquem habilitados a ensinarem ecologia. Dessa maneira, poderão passá-la de forma transdisciplinar em sua respectivas matérias. Passeios com os alunos para sítios e áreas de preservação também contribuiriam para a criação de uma consciência cidadã para com a natureza. Ademais, o Ministério do Meio Ambiente deve aumentar a fiscalização às indústrias, seja pela criação de uma ouvidoria específica ou pela abertura de concursos públicos destinados ao aumento no quadro de fiscais. Por outro lado, ONGs e instituições voltadas ao empresariado, como o Sebrae, podem criar cartilhas com temáticas ambientais. Dessa forma, novos empreendedores poderão começar seus negócios já com uma consciência ambiental formada. [5] [6] [7]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Evite o uso do gerúndio em lugar de oração apositiva.
- [8] Uso adequado da norma padrão da língua. Texto excelente.
Competência II: compreender a proposta
- [1] O texto está de acordo com o gênero dissertativo e o tema flui adequadamente.
- [4] O texto atende adequadamente ao gênero dissertativo e possui repertório sociocultural robusto.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] O seu posicionamento é relevante e atinge o cerne da questão, prossiga com as ideias pertinentes.
- [9] Excelente o seu ponto de vista ao explorar a problemática do tema. Busque reforçá-lo por meio de dados ou fontes.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6] Há uso diversificado e coerente de conectivos que são vistos ao longo dos parágrafos.
- [7] Evite a construção de parágrafos longos; eles prejudicam a progressão temática.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [5] As propostas estão condizentes com o tema, detalhadas e englobam a sociedade em geral.
Comentário final
Escrita excelente e tipologia coerente. Há autoria e explora os instrumentos de argumentação ao expor fatos e citações. Propostas detalhadas e condizentes com a temática.
Nota: 960
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