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Veja um exemplo de redação sobre o tema: Os desafios para democratizar o acesso à cultura.
Meio inculto
Ferreira Gullar disse: “A arte existe porque a vida não basta”. Com efeito, a produção cultural é a parte inerente de uma existência plena. Contudo, no Brasil, o acesso a elementos como livros, cinema, teatro e internet ainda é difícil, o que se deve aos altos preços praticados no país, à escassez de espaços físicos difusores de cultura e à baixa instrução da maioria dos brasileiros. [2]Nessa direção, cabe às empresas direcionarem parte dos salários dos seus empregados para a concessão de crédito exclusivo para o consumo de elementos artísticos.
Em primeiro plano, no país, são notáveis os altos preços de acesso aos meios culturais, bem como a falta de espaços físicos destinados a essas questões. De fato, na maioria das cidades do interior, é muito difícil encontrar bons livros, assistir às peças teatrais ou utilizar um cinema estruturado, como apontam dados do IBGE, cujos números indicam a ausência de livrarias, salas de filmes e teatros em mais de 70% das cidades brasileiras. Aliás, quando [1]trata-se de elementos mais específicos, como TV a cabo e exposições de arte, por exemplo, o quadro se torna ainda mais sombrio. [4]Nesse ínterim, as prefeituras precisam se mobilizar e fornecer, ao menos, internet sem fio em locais públicos de grande circulação.
Além disso, pesa bastante o fato da má educação do Brasil, pois, como predomina a cultura oral no país, a leitura e as atividades contemplativas tendem a ser menos valorizadas. Dessa forma, é um empecilho a ser vencido em alguns anos a resistência do brasileiro à leitura e à arte. [3]Nesse sentido, as escolas devem se tornar espaços mais agradáveis e verdadeiras disseminadoras do saber por meio de investimentos do Ministério da Educação.
Assim, cabe ao país enfrentar as altas tarifas de acesso à cultura, ampliar o número de espaços destinados à difusão desses elementos e melhorar a qualidade do ensino brasileiro. [5]Portanto, o Governo Federal precisa destinar mais verbas para a cultura a fim de que espaços como museus e textos sejam construídos, assim como conceder benefícios fiscais para empresas voltadas à disseminação de produções artísticas; para tanto, deve haver uma reorganização das finanças e redefinição de prioridades. Ademais, cabe à mídia difundir a importância da arte e contemplação para um desenvolvimento psicossocial pleno. Outrossim, os cidadãos, uma vez instruídos, podem agir por meios simples, como prestar serviço voluntário em uma biblioteca comunitária nos fins de semana. Logo, com a união desses setores, pode-se chegar a uma solução em alguns anos.
Análise da redação do aluno:
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1] Uso da próclise necessário.
Competência II – Compreender a Proposta:
Percebe-se que os argumentos são desenvolvidos em defesa da tese de forma clara e objetiva, fazendo uso de exemplos, comparações e citações.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
Percebe-se apresentação clara da tese com argumentos selecionados, encadeamento de ideias a cada parágrafo com informação nova, precisão vocabular e congruência entre as informações do texto e a realidade.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[2] Uso adequado da expressão no contexto.
[3] Uso adequado da expressão.
[4] Expressão que retoma o que foi dito.
[5] Uso adequado do conectivo conclusivo.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
Percebe-se que a proposta relata a participação individual por meio de atitudes incorporadas dos cidadãos e, também, engloba ações de nível político e legislativo. Além disso, deixa bem claro acerca dos meios utilizados para que se torne efetiva.
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Bons estudos!