No Brasil, 48% da população não pratica o hábito da leitura, segundo dados da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. De acordo com o estudo publicado em 2020, a média de obras lidas por pessoa em um ano é de cerca de 4.95, sendo que 2.41 foram finalizadas e 2.55, lidas em partes.
Ainda conforme a pesquisa, entre os não leitores, 34% não possuem o hábito por falta de tempo, e 28% não gostam de ler. Já entre as pessoas que têm o hábito, 82% delas gostariam de ter lido mais. Porém, 47% dessa parcela de leitores também culpam a falta de tempo nesse contexto.
Tal panorama reúne fatores culturais, socioeconômicos e educacionais, e para te ajudar a escrever um texto sobre o assunto, iremos fazer uma breve contextualização. Ao final, também te daremos um exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a prática da leitura no Brasil. Vamos lá?
A importância da leitura na vida das pessoas
O hábito da leitura traz diversos benefícios mentais, cognitivos, sociais e emocionais, por exemplo. Conheça alguns:
Redução do estresse
A leitura pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. É o que diz uma pesquisa da Universidade de Sussex, no Reino Unido: de acordo com o estudo, os leitores aliviaram a tensão dos músculos e tiveram a frequência cardíaca reduzida, aumentando o relaxamento corporal. Sobretudo em meio à “vida corrida da modernidade”, a leitura pode ser uma importante aliada para desacelerar e cuidar da saúde mental.
Desenvolvimento da cognição
Ao desenvolver a mente, a leitura melhora a concentração e a memória, além de auxiliar na organização de ideias. Por meio do exercício do cérebro, o hábito pode ser um fator de proteção contra doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, conforme revelado em 2021 por uma pesquisa conduzida pelo Rush University Medical Center, da cidade de Chicago.
Ao longo de 7 anos, foram feitos centenas de testes e acompanhamentos com 1.903 pessoas que tinham idade média de 79,7 anos no início do estudo. Ao final, os pesquisadores concluíram que levar um estilo de vida cognitivamente ativo (que inclui a prática de leitura, por exemplo) pode evitar os sintomas do Alzheimer e doenças similares por vários anos.
Estímulo ao conhecimento e empatia
Seja por meio de conteúdos de ficção ou de não ficção, a partir da leitura, a pessoa tem a oportunidade de conhecer novos assuntos, aprofundar conhecimentos, e até mesmo inspirar-se a criar coisas novas, por exemplo. Em resumo, a leitura ajuda o leitor a construir sua própria visão de mundo e a se desenvolver como ser humano.
- Leia também: Como escrever sobre os desafios para democratizar o acesso à cultura no Brasil [Redação pronta]
Como estimular o hábito de leitura?
Para aumentar o índice de brasileiros leitores, podem ocorrer políticas públicas efetivas na educação e iniciativas da própria população (a nível individual e coletivo), por exemplo. Confira algumas sugestões:
Eventos literários
Feiras e eventos representam ótimas oportunidades de construir laços com a leitura. Nesses locais, os leitores têm a chance de comprar livros em promoções, participar de dinâmicas interativas e claro, ter contato presencial com autores de livros. Essas ações aproximam a literatura ao público geral e proporcionam experiências positivas para os leitores de todas as idades.
Confira alguns exemplos de feiras literárias que atraem milhares de leitores em todo o país:
- Flip – Festa Literária Internacional de Paraty (RJ)
- Bienal Internacional do Livro de São Paulo (SP)
- Fliaraxá – Festival Literário de Araxá (MG)
- FIQ-BH – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (MG)
- Flica – Festa Literária Internacional de Cachoeira (BA)
- Feira do Livro de Cruz Alta (RS)
Gestão de bibliotecas
A nível municipal, as prefeituras podem criar medidas para a promoção de melhorias no acervo e na estrutura das bibliotecas públicas. Além disso, podem ser incentivadas excursões de escolas a esses lugares, fomentando o interesse de crianças e adolescentes na leitura.
Incentivo aos mais jovens
É crucial incentivar a leitura entre os mais jovens: quanto antes o hábito for adquirido, melhor. Então, buscando atrair os públicos dessas faixas etárias, introduzir histórias cativantes e que “prendam a atenção” dos pequenos leitores pode ser um bom trunfo.
Essa recomendação vale tanto para as escolas, que podem formular grades curriculares literárias para os alunos, quanto para as famílias, que também são capazes de ensinar aos pequenos a importância dos livros na formação humana.
Criação de clubes do livro
Seja nas escolas ou fora delas, criar clubes do livro pode ser uma boa iniciativa para estimular a leitura e a interação social entre as pessoas. Esses grupos estimulam o compartilhamento de experiências e opiniões, ampliando as discussões sobre obras literárias.
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a prática da leitura no Brasil
De acordo com o filósofo grego Platão, em sua obra “A República”, os indivíduos deveriam viver com sabedoria, o que permitiria a contemplação da necessidade de todos. Contudo [7], hodiernamente, a dificuldade em lidar com os hábitos de leitura no Brasil tem contrariado o raciocínio do antigo pensador, já que [8] situações deliberadas e imorais têm acometido a integridade de milhares de indivíduos. [1] Dito isso [9], as questões culturais e a ineficiência das políticas educativas são pontos que valem ser destacados. [2]
Diante desse cenário [10], é válido ressaltar, inicialmente, que os problemas relacionados às práticas de leitura refletem os costumes estabelecidos pela população em um certo período histórico. Sobre isso [11], o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em seu livro ”Raízes do Brasil” [3], relatou que os indivíduos se relacionam de acordo com uma cultura local. Nesse viés [12], a expansão dos aparatos tecnológicos , sendo intensificada no século passado, tem trazido novos paradigmas que revolucionaram as relações interpessoais e as premissas educativas [4], já que o imediatismo e a liquidez da sociedade alteraram as perspectivas de leitura e de coletividade. Essa situação é exemplificada pela abundância de aplicativos virtuais, como o ”Facebook”, e de aparelhos celulares, os quais desenvolveram costumes de leituras e de relacionamentos bastante superficiais devido a [13] grande quantidade de informações nesses meios. Tal contexto denota, por conseguinte [14], um quadro de caos social que precisa ser combatido.
Além disso [15], a falta de políticas socioeducativas voltadas para a educação básica justifica as dificuldades relacionadas aos hábitos de leitura no país. Isso ocorre porque, conforme o filósofo francês Pierre Bourdieu, os preconceitos e os contextos sociais estão associados com a manutenção de certos valores na sociedade. Nessa ótica [16], a ausência de bibliotecas públicas e escolares em várias cidades e a carência de incentivo educacional, como atividades didáticas e certificados pelos livros lidos, por exemplo, impedem a efetividade da leitura no território nacional. [5] Não é de se estranhar, portanto [17], que , além do [18] impeditivo cultural existente sobre os órgãos públicos, a inexistência da matéria de Literatura no Ensino Médio seja um grande dificultador para o desenvolvimento da leitura, conforme o site G1.
Desse modo [19], os desafios das práticas da leitura são empecilhos que precisam ser minimizados. Assim, as Escolas, agentes promotoras do ensino socioeducativo, devem realizar palestras e mostras científicas abertas para a sociedade, as quais tenham o objetivo, por meio de vídeos demonstrativos e teatros realizados por professores, de esclarecer sobre a influência dos aparelhos tecnológicos na leitura eficaz e de orientar os cidadãos acerca da postura correta frente a isso. Ademais, o Estado, por intermédio de leis e de incentivos econômicos às cidades, deve construir bibliotecas públicas e tornar obrigatório o ensino da Literatura nas escolas, a fim [20] de incentivar a leitura pelos cidadãos. [6] [21]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [13] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [21] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do Enem.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
- [4] Argumentos históricos são uma boa estratégia para embasar sua opinião. Muito bem!
- [5] Você aplica conceitos de outras áreas de conhecimento. Parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [7] Bom uso do conectivo!
- [8] Bom uso do conectivo!
- [9] Bom uso do conectivo!
- [10] Bom uso do conectivo!
- [11] Bom uso do conectivo!
- [12] Bom uso do conectivo!
- [14] Bom uso do conectivo!
- [15] Bom uso do conectivo!
- [16] Bom uso do conectivo!
- [17] Bom uso do conectivo!
- [18] Bom uso do conectivo!
- [19] Bom uso do conectivo!
- [20] Bom uso do conectivo!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Parabéns!
Nota: 980
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