No Brasil, 44% da população não pratica o hábito da leitura e 30% nunca comprou um livro, segundo dados da pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. Além disso, a média de obras lidas por pessoa ao ano é de 4.96. Desse total, 2.43 foram terminados e 2.53 lidos em partes.
Por isso, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a prática da leitura no Brasil. Entenda as causas dessas problemática e aproveite para treinar seus argumentos!
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para a prática da leitura no Brasil
De acordo com o filósofo grego Platão, em sua obra “A República”, os indivíduos deveriam viver com sabedoria, o que permitiria a contemplação da necessidade de todos. Contudo [7], hodiernamente, a dificuldade em lidar com os hábitos de leitura no Brasil tem contrariado o raciocínio do antigo pensador, já que [8] situações deliberadas e imorais têm acometido a integridade de milhares de indivíduos. [1] Dito isso [9], as questões culturais e a ineficiência das políticas educativas são pontos que valem ser destacados. [2]
Diante desse cenário [10], é válido ressaltar, inicialmente, que os problemas relacionados às práticas de leitura refletem os costumes estabelecidos pela população em um certo período histórico. Sobre isso [11], o sociólogo Sérgio Buarque de Holanda, em seu livro ”Raízes do Brasil” [3], relatou que os indivíduos se relacionam de acordo com uma cultura local. Nesse viés [12], a expansão dos aparatos tecnológicos , sendo intensificada no século passado, tem trazido novos paradigmas que revolucionaram as relações interpessoais e as premissas educativas [4], já que o imediatismo e a liquidez da sociedade alteraram as perspectivas de leitura e de coletividade. Essa situação é exemplificada pela abundância de aplicativos virtuais, como o ”Facebook”, e de aparelhos celulares, os quais desenvolveram costumes de leituras e de relacionamentos bastante superficiais devido a [13] grande quantidade de informações nesses meios. Tal contexto denota, por conseguinte [14], um quadro de caos social que precisa ser combatido.
Além disso [15], a falta de políticas socioeducativas voltadas para a educação básica justifica as dificuldades relacionadas aos hábitos de leitura no país. Isso ocorre porque, conforme o filósofo francês Pierre Bourdieu, os preconceitos e os contextos sociais estão associados com a manutenção de certos valores na sociedade. Nessa ótica [16], a ausência de bibliotecas públicas e escolares em várias cidades e a carência de incentivo educacional, como atividades didáticas e certificados pelos livros lidos, por exemplo, impedem a efetividade da leitura no território nacional. [5] Não é de se estranhar, portanto [17], que , além do [18] impeditivo cultural existente sobre os órgãos públicos, a inexistência da matéria de Literatura no Ensino Médio seja um grande dificultador para o desenvolvimento da leitura, conforme o site G1.
Desse modo [19], os desafios das práticas da leitura são empecilhos que precisam ser minimizados. Assim, as Escolas, agentes promotoras do ensino socioeducativo, devem realizar palestras e mostras científicas abertas para a sociedade, as quais tenham o objetivo, por meio de vídeos demonstrativos e teatros realizados por professores, de esclarecer sobre a influência dos aparelhos tecnológicos na leitura eficaz e de orientar os cidadãos acerca da postura correta frente a isso. Ademais, o Estado, por intermédio de leis e de incentivos econômicos às cidades, deve construir bibliotecas públicas e tornar obrigatório o ensino da Literatura nas escolas, a fim [20] de incentivar a leitura pelos cidadãos. [6] [21]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [13] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [21] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do Enem.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
- [4] Argumentos históricos são uma boa estratégia para embasar sua opinião. Muito bem!
- [5] Você aplica conceitos de outras áreas de conhecimento. Parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [7] Bom uso do conectivo!
- [8] Bom uso do conectivo!
- [9] Bom uso do conectivo!
- [10] Bom uso do conectivo!
- [11] Bom uso do conectivo!
- [12] Bom uso do conectivo!
- [14] Bom uso do conectivo!
- [15] Bom uso do conectivo!
- [16] Bom uso do conectivo!
- [17] Bom uso do conectivo!
- [18] Bom uso do conectivo!
- [19] Bom uso do conectivo!
- [20] Bom uso do conectivo!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [6] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Parabéns!
Nota: 980
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