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#DesafioVem1000: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual [Redação pronta]

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Apesar do assunto ser mais discutido nos dias de hoje, o número de casos de assédio sexual no Brasil ainda assusta e preocupa. Pensando nisso, separamos o tema “Desafios para reduzir os casos de assédio sexual” para o nosso Desafio #vem1000.

Veja, a seguir, uma redação pronta e comentada sobre esse tema.

Exemplo de redação sobre o tema: Desafios para reduzir os casos de assédio sexual

Transmitida pela Rede Globo em 2018, a novela Segundo Sol retrata o caso de Maura, uma policial homossexual que é frequentemente assediada pelo seu chefe. Fora da ficção, entretanto, essa situação é vivenciada por inúmeros indivíduos e de inúmeras formas, entre as quais pode-se destacar o assédio moral, psicológico, sexual e virtual. Nesse contexto, é inadmissível que tanto a população quanto as autoridades ajam com indiferença em relação ao assunto e urgem medidas capazes de solucionar –ou ao menos reduzir- essa problemática. [1]

Em primeiro plano, é pertinente elencar que toda a sociedade está sujeita a enfrentar o assédio, no entanto, são as minorias sociais que mais sofrem com essa condição na atualidade. O filósofo Max Weber, em alguns de seus trabalhos, define as relações de poder como responsáveis por muitas anomalias, já que um grupo de indivíduos que é posto pelo padrão social como superior muitas vezes tende a oprimir os outros. É nesse panorama que se pode perceber as relações de assédio entre chefes e funcionários, heterossexuais e homossexuais, além do clássico machismo. Portanto, [2]percebe-se que a raiz do problema consiste, principalmente, na desigualdade de tratamento que certos grupos recebem tradicionalmente perante a sociedade, tal como já previam as análises de Weber.

Paralelo a isso, outro fator que colabora para a manutenção da cultura do assédio na população brasileira é o desconhecimento dos limites entre elogio e abuso. Muitos indivíduos, ainda trazendo uma herança patriarcal, acreditam estar elogiando ou se aproximando das vítimas quando praticam o assédio, contudo,[3] deve-se compreender que a esfera é abrangente e engloba todas as atitudes carregadas de desrespeito que são capazes de constranger ou provocar desconforto naqueles a quem são direcionadas. Percebe-se, portanto, que há uma linha tênue entre ambos os casos que deve ser definida pela própria vítima a partir da experiência que a situação lhe causou, e que enquanto essa esse limite não for respeitado pelo Estado, os casos de assédio continuarão ocorrendo em escala exponencial. [9]

Impende, pois, que atitudes contra esse tipo de abuso sejam tomadas em prol de garantir às vítimas um dos fundamentos republicanos mais importantes – a dignidade humana. Compete ao Ministério de Segurança Pública[4] a criação de aplicativos e canais de comunicação nos quais as vítimas possam relatar -sem expor sua identificação- o local, a hora e os detalhes do ocorrido.[5] Esses relatos devem ser enviados, por meio do aplicativo, instantaneamente para a delegacia mais próxima que deve averiguar o caso e tomar as devidas providências, a fim de impedir que situações parecidas voltem a ocorrer[6] naquela determinada região.[7][8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] Todo texto tem uma excelente estrutura sintática e não apresenta desvios que comprometam a leitura.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Boa apresentação da tese: clara, objetiva e nota-se a problemática de forma clara.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [9] Boa argumentação, o texto tem repertório e argumentação consistentes.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Os conectivos são essenciais para a boa progressão do texto.
  • [3] Continue diversificando os conectivos no texto.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [4] Agente.
  • [5] Ação e detalhamento.
  • [6] Efeito da ação.
  • [7] Deixe a proposta de intervenção o mais completa possível com: agente (quem faz?), ação (o que fazer?), modo/meio (como fazer? de que forma?), efeito (resultado da ação, as consequências) e detalhamento da ação (os detalhes e informações sobre a ação). Delimite melhor sua ação e modo/meio, para que não sejam confundidos.

Comentário final

Ótico texto, excelente estrutura sintática, tem repertório e argumentação consistente. Continue diversificando os conectivos no texto, e delimite mais os elementos de sua proposta. Continue escrevendo 😉

Nota: 960

Que tal receber a sua redação corrigida sobre o tema “Desafios para reduzir os casos de assédio sexual”? Para isso, é só escolher o seu plano da Imaginie, escrever e enviar o seu texto para um de nossos corretores.

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