Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Não sei discutir o tema, e agora?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Prestar o vestibular não é uma tarefa fácil. Exige estudo, dedicação, disciplina e muito equilíbrio emocional antes, durante e depois do processo. Um dos maiores medos dos candidatos diz respeito ao tema que será proposto para a produção escrita, requisito comum em praticamente todas as provas. Estudantes que prestam o Enem, por exemplo, procuram durante o ano treinar sobre os inúmeros assuntos possíveis de cair como tema, como uma tentativa de não ser pego de surpresa na hora do exame. Imagine a cena: você recebe a prova, abre correndo para ver logo qual é o tema e, então, desesperado, conclui: não sei discutir sobre isso! :O Neste post iremos listar algumas estratégias para que você consiga contornar essa situação caso aconteça e se dê bem na redação. Confira:

  • Tenha em mente que os temas do Enem são de discussões sociais 

Isso quer dizer que os assuntos pautados na proposta estão na mídia e são discutidos por pessoas próximas a você. Provavelmente você já ouviu falar sobre eles em jornais, leu sobre algo na internet ou aprendeu de alguma forma na escola. Isso acontece porque o Enem espera que façamos inferências a partir do nosso repertório sociocultural. Esforce-se ao máximo para lembrar nem que seja apenas um comentário feito sobre a questão e tente destrinchá-lo como argumento.

  • Questione o tema proposto 

Para começar a desenvolver uma argumentação sobre o tema, comece a fazer perguntas sobre ele. Exemplo: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira” > Há violência? De que forma? Por que a mulher é o alvo dessa violência? Por que “persistência”? Ocorre desde quando? Há uma raiz histórica relacionada à questão? Por que questionamos esse problema no contexto social brasileiro especificamente? Ao tentar responder a essas perguntas, reflexões críticas acerca do tema serão suscitadas e você terá uma melhor capacidade de desenvolver o tema.

  • Tente lembrar situações ou contextos que você sabe associar à questão ali proposta  

Seguindo, ainda, o exemplo acima, pense em quais situações você se lembra a respeito. Você já ouviu falar sobre mulheres violentadas? De quais formas? Anote. Em quais contextos? Ambiente profissional ou doméstico? Anote. Junte o maior número possível de associações sobre o assunto, crie tópicos e, a partir de então, dê profundidade de reflexão crítica a eles.  

  • Explore os textos de apoio  

Fizemos um post exclusivo para te ensinar o que fazer com os textos motivadores, e te indicamos detalhadamente o propósito de eles estarem ali. Basicamente, a função do texto de apoio é nortear o candidato sobre o assunto, principalmente em situações como essas, em que ficamos um pouco perdidos sobre o que falar a respeito. Leia AQUI tudo que você precisa saber para explorar adequadamente os textos de apoio e usá-los ao seu favor se der “um branco” na hora da prova.  

  • Tenha calma e permita-se refletir  

Sabemos que não é uma situação confortável ficar perdido na hora de produzir. Mas também não adianta se desesperar. Você já sabe que precisará organizar calmamente uma linha de raciocínio sobre um assunto do qual não domina, portanto, tenha calma! Use as dicas acima e dedique-se ao máximo para fazer uma boa redação. Saia da prova tendo certeza de que você deu o seu melhor!

  • Seja crítico: por que discutir sobre?  

Uma das perguntas-chave que você deve fazer a si mesmo quando se deparar com o tema é: por que discutir sobre isso? Qual é a relevância desse assunto? Assim você já desperta criticidade para problematizar a questão e direcionar o desenvolvimento para a defesa de uma tese.  

  • Treine! 

Ok, essa dica não vai adiantar muito quando você já estiver fazendo a prova, mas ela entra aqui como um alerta: não deixe de treinar! Quanto maior o número de temas com os quais você tiver contato, maior a chance de você não ser pego de surpresa na hora da prova. Para já colocar essa dica em prática, acesse AQUI nossos temas de redação (são mais de 200 só do Enem!) e coloque a mão na massa! 😉

VEJA MAIS: AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS COM A TÉCNICA POMODORO

Bons estudos e até a próxima!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter