Parece extremamente básico, mas muita gente tem dúvidas e costuma errar a divisão silábica. Consequentemente, erra-se, também, a translineação das palavras na hora de escrever. Translineação, para quem não sabe, é aquela “quebra” de uma palavra forçada pelo final do espaço de uma linha. No Enem, a competência I da redação avalia essas regras, penalizando o candidato que as erram. Pensando nisso, elaboramos este post, para que você aprenda as regras de divisão silábica e translineação. Confira:
Classificação da palavra pelo número de sílabas
Se a palavra tem:
1 sílaba = monossílaba. Exemplos: fé, nó, pé, mãe
2 sílabas = dissílaba. Exemplos: ca-fé, ca-nal, ir-mã
3 sílabas = trissílaba. Exemplos: con-ver-sar, tor-na-do, a-pa-gões
4 sílabas ou mais = polissílaba. Exemplos: com-pu-ta-dor, com-ple-xi-da-de
Regras de divisão
- Não se deve separar ditongos e tritongos (encontro de dois ou três vogais na mesma sílaba). Exemplos: lín-gua, Pa-ra-guai
- É preciso separar os hiatos (duas vogais juntas, mas que pertencem a sílabas diferentes. Exemplos: do–a-ção, sa–ú-de
- Separa-se, também, os dígrafos iguais, como ss, rr, sc, sç, xc. Exemplos: car–ro, pis–ci-na
- Mas não se separa dígrafos como lh, nh, ch, qu, gu. Exemplos: a-gu-lha, ma-nhã
- Mantenha na sílaba anterior a consoante que não vier seguida de vogal. Exemplos: cap–tar, psi-co-lo-gia
- Separar normalmente prefixos como des-, in-, sub- caso haja vogal em seguida. Exemplos: su–ben-ten-der, de–si-gual
Translineação
Quando for preciso “quebrar” uma palavra ao final da linha, devemos seguir as regras da divisão silábica, como as listadas acima. A regra geral é marcar com um traço no final da linha (-) e continuá-la normalmente em seguida. Porém, há 2 regrinhas específicas que listaremos a seguir para que a translineação seja feita de forma adequada.
-
Não é correto deixar uma vogal sozinha no final da linha ou no início da seguinte.
Por exemplo: a palavra “cadeia”, quando dividida, fica “ca-dei-a”. Se o seu espaço de escrita acabar quando você chegar à sílaba “dei”, é incorreto deixar a vogal da última sílaba sozinha na linha seguinte. Assim também não deve ocorrer com a vogal solitária no início da palavra. Opte por “dar uma apertada” para caber aquela vogal no final da linha ou escrever a palavra inteira na linha seguinte.
Exemplo: cadei-
a. (errado)
ca-
deia. (correto)
-
Palavras escritas com hífen, quando separadas, devem ser marcadas com dois traços: um traço ao final da linha e outro no início da seguinte.
Observe um exemplo que justifica essa regra:
Ao escrever a palavra “mal-educado”, um aluno precisou separá-la justamente onde há o hífen, depois de escrever “mal”. Se ele marca apenas um traço no final da linha anterior, quem lê não pode garantir se o estudante sabe ou não que há um hífen na palavra, sendo possível que ele a considere correta escrita “maleducado”, caso não fosse mudasse de linha. É preciso marcar, neste caso, um traço de divisão silábica no final da linha anterior e um de hífen no início da seguinte.
Exemplo: Mal-
educado. (errado)
Mal-
-educado. (correto)
Talvez você nunca tenha pensado nessas regras, não é? A gramática é cheia de detalhes importantes e interessantes de se conhecer. Compartilhe com os colegas!
Ah, tem dúvidas quanto ao uso do hífen? Temos um post completo sobre o assunto para esclarecer todas elas, clique AQUI.
Bons estudos e até a próxima! 😉