Muitos documentários são conhecidos por proporcionar entretenimento e informações variadas sobre diferentes temáticas ao espectador. Logo, eles são uma ótima forma de obter ainda mais conhecimento e, consequentemente, aplicá-lo em forma de argumentos consistentes para a sua redação.
Pensando nisso, te indicamos três produções recentes bastante ricas, que evidenciam assuntos que podem estar presentes em temas de redação:
Muito Além do Peso (2012)
Tendo como assunto central a obesidade infantil, o documentário brasileiro retrata várias esferas do problema, que atinge cada vez mais jovens. A produção dispõe de entrevistas com crianças, adolescentes (e seus pais) de cidades e condições socioeconômicas distintas, além de dados estatísticos, que mostram o alcance assustador da obesidade no Brasil. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, ela está presente em várias realidades no país e está atrelada ao comportamento alimentar da população, o que é bastante evidenciado no documentário.
Onde assistir: o documentário completo está disponível no YouTube.
She’s Beautiful When She’s Angry (2014)
Mesclando a história com a atualidade, de forma natural e gradativa, retrata a importância do movimento feminista na vida das mulheres e na sociedade como um todo. No documentário estadunidense, são retratados acontecimentos marcantes, as principais fases do feminismo, além de depoimentos de representantes e apoiadoras do movimento. A inspiradora produção evidencia que, tanto no passado, quanto no presente, a resistência das mulheres é crucial na reivindicação e conquista de direitos sociais e políticos. Ademais, são mostrados, também, problemas sociais que persistem até hoje, e como o feminismo atual tenta combatê-los.
Onde assistir: disponível na Netflix.
A 13ª Emenda (2016)
“Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito à sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado.”
13ª Emenda da Constituição dos EUA, elaborada após a Guerra Civil (1861-1865) que aconteceu no país.
O documentário estadunidense, produzido pela Netflix, discute os significados dessa emenda, seus efeitos na época e as consequências duradouras que ela teve, que impactaram negativamente os afro-americanos. A partir de entrevistas, acontecimentos históricos, infográficos e ilustrações, o espectador consegue ter uma visão abrangente de muitos problemas sociais enraizados no país. A produção discute, de forma crítica e profunda, principalmente dois grandes problemas persistentes nos EUA – e, como sabemos, no Brasil também -, que se relacionam profundamente: racismo e a crise do sistema carcerário.
Onde assistir: disponível na Netflix.
Então, hora de assistir aos documentários, não é? Prepare-se para ganhar ainda mais conhecimento – e conteúdos que podem enriquecer a sua redação! Esperamos ter te ajudado 🙂
DOENÇAS EPIDÊMICAS: POSSÍVEL TEMA DO ENEM 2018, SAIBA DISCUTIR