Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Enem pode voltar a certificar a conclusão de ensino médio para maiores de 18 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O Inep está avaliando a possibilidade de utilizar novamente o Enem como forma de obtenção do certificado de conclusão do ensino médio para pessoas acima de 18 anos.

A ideia é retomar a prática que foi interrompida em 2017, oferecendo uma alternativa ao Encceja, que atualmente, é o principal exame para essa finalidade. Essa mudança poderia beneficiar jovens e adultos que desejam terminar seus estudos de forma mais rápida.

Enem x Encceja

Vale ressaltar que a proposta ainda está em estudo e detalhes sobre sua implementação estão sendo discutidos. “Outra recomendação que estamos colocando para o Inep fazer a avaliação (claro que ainda vamos validar isso com as redes), é o Enem voltar a certificar estudantes maiores de 18 anos na conclusão do ensino médio”, afirmou nesta semana o Ministro da Educação, Camilo Santana.

De acordo com o MEC, mesmo que essa mudança seja feita no Enem, o Encceja continuará sendo aplicado no país.

O ministro também defendeu que o Enem possui mais locais de aplicação de prova do que o Encceja, e que o candidato poderia fazer a prova e ter acesso à universidade poucos meses depois.

O Enem dá certificado de conclusão de ensino médio?

Desde 2017, não. Mas segundo o MEC, a medida está sendo avaliada para implementação a partir de 2025.

Confirme afirmou o presidente do Inep, Manuel Palacios, todo o país será envolvido no debate. “Vamos nos dedicar a este estudo, com todo o afinco, para desenhar essa proposta e discutir com todo o país, porque trata-se da colocação do Enem numa posição que, de fato, o consagra como grande avaliador de desempenhos”.

Como funcionava antes?

De 2009 a 2016, pessoas com mais de 18 anos que não haviam concluído o ensino médio podiam obter o certificado de conclusão a partir do desempenho no Enem.

Para isso, precisavam atingir pelo menos 450 pontos em cada uma das provas objetivas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática). Além disso, eles tinham de tirar, no mínimo, 500 pontos na redação.

Entre outras vantagens, essa certificação permitia acesso a oportunidades de emprego que exigiam o diploma de ensino médio.

Por que o Enem deixou de ter essa característica

Em 2016, a ideia foi contrariada por Mendonça Filho, então ministro da Educação. Segundo ele, não era mais viável promover uma “avaliação tão abrangente, que exigia mais do que o necessário, àqueles que têm objetivos distintos”.

Para o então ministro, a prova do Enem era prejudicial aos candidatos que não queriam conquistar uma vaga no ensino superior.

Foto do post: Divulgação/Wilson Dias/Agência Brasil

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Beatriz Kalil Othero

    Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter