O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou a cartilha de redação do Enem 2024.
O documento, intitulado “A Redação do Enem 2024 – Cartilha do Participante”, já está disponível no portal do Inep e tira as dúvidas mais frequentes sobre a redação cobrada na prova. Além disso, detalha a matriz de referência do exame e apresenta exemplos de redações nota 1000 do Enem 2023.
Cartilha de redação
No site do governo, também estão disponíveis as edições da cartilha voltadas para pessoas com dislexia, surdez/deficiência auditiva e TEA (transtorno do espectro autista).
De acordo com o MEC, a prova de redação requer a “produção de um texto dissertativo-argumentativo, em modalidade escrita formal da língua portuguesa, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política”.
Durante a avaliação do texto, cinco competências serão consideradas pelos corretores. Cada uma vale 200 pontos, e o somatório total corresponde à nota máxima, 1000.
Quais são as 5 competências da redação do Enem?
A redação do Enem é avaliada com base em cinco competências e cada uma delas refere-se a um aspecto do texto, como a variedade linguística, a compreensão do tema e tipo textual, o uso de repertório e conectivos e a proposta de intervenção. São elas:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Foto do post: Reprodução/Freepik