A Copa do Mundo 2018 está chegando, por isso, vamos todos ficar imersos em breve nesse clima de futebol por algumas semanas. Você pode até não gostar muuuito de esportes, mas não pode negar que ele é um agente transformador da nossa sociedade, afinal, virou até tema de redação, já viu? (Acesse-o AQUI)
Mais do que entretenimento, o esporte move a sociedade de forma positiva, levando pessoas tão diferentes a torcerem juntas por um objetivo em comum: a vitória de um time!
Há, ainda, a importante relação entre esporte e inclusão social. Promovidos por ONGs, empresas privadas e até mesmo o governo, há programas gratuitos de incentivo à prática esportiva para família e crianças de baixa renda, por exemplo. O propósito é que, por meio do esporte, haja melhora na qualidade de vida dos indivíduos, aproximação entre as famílias, além de acesso a oportunidades de crescimento intelectual, pessoal e financeiro!
Assim como é possível aprender alguma modalidade do esporte, é possível ser instruído por ele. Jovens que poderiam de alguma forma estar envolvidos com atividades impróprias e ilícitas, muitas vezes conseguem a chance de trilhar um caminho honesto e promissor por meio dessa atividade, trazendo bons frutos no desenvolvimento do país.
O esporte ensina, na prática, o respeito às diferenças. A inclusão de pessoas com deficiências é um avanço notório que também foi alcançado pela possibilidade que o esporte traz para elas, confirmando, mais uma vez, a relevância e o caráter enriquecedor do esporte nas sociedades.
Como trazer o esporte como referência na redação
-
Referência histórica:
A Ditadura Militar foi instaurada no Brasil em 1964, mas seu auge no que diz respeito às manifestações de repressão, controle e tortura começaram em 1968. A partir de então começaram os chamados “anos de chumbo”. Em 1970, a Copa do Mundo e a vitória do Brasil foram usados com um meio de conquistar legitimidade da intervenção militar frente à população, junto, ainda, ao “milagre econômico” vivido na época.
Em 2006, foi lançado um filme chamado “O ano em que meus pais saíram de férias” que conta a história de Mauro, um menino que se vê inesperadamente sem os pais, que precisaram viajar às pressas e o deixam aos cuidados de um vizinho. Os pais, na verdade, foram obrigados a fugir da perseguição política da época, na qual o país vivia sob o regime militar. O filme retrata a ditadura brasileira sob o olhar da criança, que vive uma dura realidade de vida, sem os pais, mas também de alegria, acompanhando a seleção brasileira na Copa de 1970, um dos momentos de euforia para o menino. Veja o trailer:
O ano em que meus pais saíram de férias
-
Outra produção para ser citada:
Filme Invictus (2009)
Sinopse: Após o fim do apartheid, o recém-eleito presidente Nelson Mandela lidera uma África do Sul que continua racial e economicamente dividida. Ele acredita que pode unificar a nação por meio da linguagem universal do esporte. Para isso, Mandela junta forças com Francois Pienaar, capitão do time de rúgbi, promovendo a união dos sul-africanos em favor do time do país na Copa Mundial de Rúgbi de 1995.
Trailer:
Gostou? Veja AQUI um exemplo de redação sobre o tema Esporte como ferramenta de inclusão social e não deixe de praticar a sua!
VEJA TAMBÉM: O QUE É REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL E COMO APRIMORAR O SEU
Bons estudos e até a próxima 😉