Etiqueta: o que fazer (ou não) durante a prova do ENEM

Daniele Batista de Paula Dicas de Redação

Com a aproximação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) diversas dúvidas tendem a aparecer. Não apenas no que diz respeito ao conteúdo, mas algumas questões simples, sobre o que fazer e o que não fazer durante a prova.

Nossa sociedade possui certas regras de comportamento que definem uma boa convivência com os demais, e quando falhamos em obedecer estas pequenas regras de comportamento, acabamos nos deparando com reprovação e olhares recriminatórios. Por isso, pra você que este ano pretende prestar o ENEM pela primeira vez, é sempre bom ter uma ideia do que fazer e o que não fazer.

Como se comportar durante a prova

Não há nada mais chato em uma prova, do que tentar se concentrar em uma questão e ser distraído por barulhos. Principalmente quando a prova em questão é conhecida por seus enunciados gigantescos, e a necessidade de interpretação dos textos de base, por isso alguns cuidados básicos são essenciais para não atrapalhar a outra pessoa, e automaticamente não ser atrapalhado também.

  • Não leve latinhas para a prova: É muito comum que os candidatos costumem levar coisas para beliscar ou líquidos para beber. Entre eles energéticos e refrigerantes, mas o som de pacotes e latinhas abrindo costuma gerar desconforto nos participantes, portanto opte por garrafinhas. Caso queira levar aquele Redbull que você considere imprescindível para a concentração, abra-o antes da prova começar. Melhor sempre apostar na água em garrafa. Caso prefira refrigerante, leve a versão em garrafa pet.
  • Evite pacotes que façam barulho: O mesmo serve para pacotes de alimentos. Evite levar salgadinhos, pois eles acabam fazendo barulho na hora de pegar ou de abrir. Algumas pessoas necessitam ter algo para mastigar devido a ansiedade que a prova gera, outros necessitam de algo salgado, por isso prefira alimentos que venham em caixinhas e que não façam barulho.
  • Cuidado com seus pertences: Caso leve bolsa para a prova, tente coloca-la em um local onde não atrapalhe ninguém e que também não corra o risco de cair. Lembre-se que qualquer barulho pode interferir na prova dos outros.
  • Evite se levantar a menos que seja necessário: Algumas pessoas tem o hábito de saírem com frequência da sala, indo ao banheiro ou beber água. Vá ao banheiro antes da prova começar e não esqueça de levar sua garrafa de água para diminuir ao máximo a necessidade de se levantar.

O que é preciso fazer no ENEM 2015

Além das pequenas regras comportamentais que permitem a convivência agradável com seus colegas de prova, alguns cuidados são essenciais para que você possa efetuar sua prova sem grandes problemas. Estas atitudes são simples, tais como:

  • Se possível, não leve o celular para a prova. Caso não seja possível, não se esqueça de desliga-lo e retirar a bateria, porque mesmo lacrado no plástico fornecido pelo INEP, caso ele venha a tocar, mesmo que na função de alarme, o candidato será automaticamente eliminado da prova.
  • Retire qualquer relógio, você não poderá usá-lo, além de ser uma grande distração para a realização da prova. Os responsáveis pela aplicação da prova irão informar o tempo decorrido em intervalos regulares de meia hora. Não se preocupe com o tempo.
  • Se precisar fazer uso de aparelho auditivo, não se esqueça de avisar aos fiscais, mesmo que tenha feito a inscrição como deficiente.
  • Retire todos os aparelhos eletrônicos do bolso. Lembre-se que no ENEM são usados detectores de metal nas portas dos banheiros para evitar fraude.
  • Leve sempre duas canetas ou mais. Pode parecer bobagem ressaltar este cuidado, mas é preciso se lembrar de levar sua caneta que deve ser feita de material transparente, na cor azul ou preta. Sempre existem ambulantes nas portas das escolas vendendo estes materiais, mas o valor cobrado costuma ser de três a quatro vezes o que você pagará em uma papelaria.
  • Não se esqueça que lápis e borrachas não são permitidos.

Tomando estes pequenos cuidados durante a prova do ENEM 2015, você irá garantir uma boa convivência com seus colegas de sala, além de não correr o risco de se prejudicar de alguma forma, seja por desatenção, esquecimento ou falta de informação.

Conheça agora as 20 dicas para quem quer tirar 1000 na Redação no ENEM 2015.

VEJA TAMBÉM: ESTRATÉGIA PARA TIRAR MAIS DE 900 NA REDAÇÃO

Vamos debater sobre?