Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Fake news: possível tema do Enem 2018, saiba discutir

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
  • Fake news é uma expressão que significa “notícias falsas”.
  • Consiste na circulação de informações não reais ou, de alguma forma, modificadas, com o propósito de enganar ou manipular pessoas e situações. O objetivo pode ser também o de chamar atenção com exageros e sensacionalismo, principalmente em mídias digitais, nas quais a grande quantidade de “cliques” ou “likes” gera lucro.
  • As fake news ganham abrangência graças à pouca conscientização social sobre o assunto, o que faz com que as pessoas compartilhem as notícias sem procurar fontes ou analisar a veracidade dos fatos expostos.

Por que as fake news são tão perigosas?

As notícias falsas podem causar inúmeros prejuízos, desde os contornáveis até os mais graves, que colocam a vida de pessoas em risco. Veja alguns casos:

  • Em abril de 2017, Luiz Áureo de Paula e Pâmela Martins foram espancados em Araruama, interior do Rio de Janeiro, após terem suas fotos divulgadas, junto à placa do carro com o qual circulavam, em grupos de WhatsApp. A notícia falsa era a de que eles estariam sequestrando crianças. A questão foi investigada, e a polícia da cidade afirmou que não havia registro de desaparecimento de crianças na região. Apesar disso, graças à viralização da informação, o casal sofreu com a violência dos moradores e ainda tiveram o carro depredado e queimado.
  • Em Guarujá, São Paulo, uma mulher foi espancada até a morte depois de ter seu nome e imagem associados ao boato de que ela sequestrava crianças para praticar magia negra. Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, sofreu a violência de pelo menos 10 pessoas ao mesmo tempo, e não resistiu aos ferimentos. Após a tragédia, o boato foi desmentido.
  • Em 2009, Leandro Santos de Paula viralizou na internet ao postar um vídeo em que Sérgio Cabral, o então governador, o chama de “otário” depois que ele questiona as obras do governo e as ações da polícia. Em 2016, Sérgio Cabral foi preso. Em um ímpeto sensacionalista, circularam o vídeo de Leandro em 2009 junto à informação de que o jovem, em uma espécie de “reviravolta”, seria agora o agente penitenciário de Cabral. Entretanto, Leandro mora em Manguinhos, uma região extremamente violenta do Rio, em que estar associado à polícia é inaceitável e poderia custar a sua vida. O boato passou a ser creditado como verdade, e Leandro precisou se desdobrar para provar não ser real.
  • A vereadora Marielle Franco, executada a tiros no Rio de Janeiro, teve seu nome vinculado a mentiras por pessoas que tinham como objetivo desmerecer a visibilidade da vítima, que suscitou fortes críticas sociais. Os boatos mais graves foram afirmando que ela teria sido casada com traficante Marcinho VP e eleita pelo Comando Vermelho, umas das maiores facções criminosas do país.

Fake news e política

Em épocas de eleição, por exemplo, falsos boatos podem levar muitos indivíduos a mudarem seus votos, por acreditarem em mentiras espalhadas por eleitores contrários a determinados candidatos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, em parceria com o Ministério Público Eleitoral, instaurou um procedimento de verificação de notícias veiculadas para reduzir a abrangência de notícias falsas. A medida é preventiva para a época das eleições, visto que a distorção de informações nos veículos midiáticos tem sido tão expressiva e é uma ameaça, inclusive, à democracia, por expandir informações falsas e manipuladoras.

Segundo dados levantados pela Fundação Getúlio Vargas, nas eleições de 2014, perfis falsos foram programados para fazer publicações e espalhar mensagens de campanha dos candidatos Aécio Neves, Dilma Rousseff e Marina Silva. Levantamento inédito revela que robôs, ou seja, perfis falsos programados para fazer publicações, foram usados para espalhar mensagens de campanha de três candidatos a presidente nas eleições de 2014 no Brasil.

Com a disputa para Presidência da República neste ano e com o aumento expressivo de fake news nas mídias sociais, a preocupação é que essa mesma estratégia seja usada, agora com informações falsas para sujar a imagem de candidatos e manipular a vitória. Esse também é um dos motivos que faz do tema possível de ser cobrado na redação do Enem.

Gostou? Veja os 6 temas possíveis de cair no Enem 2018 clicando AQUI. Acesse também nosso tema sobre fake news para praticar. Até a próxima! 😉

MOBILIDADE URBANA: POSSÍVEL TEMA DO ENEM 2018, SAIBA DISCUTIR

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter