Empregados corretamente, os recursos tecnológicos se tornam fortíssimos aliados da educação. Os aplicativos, por exemplo, podem ajudar bastante os alunos nos estudos, sabia? Representando uma experiência completamente nova na área, esses recursos são de grande ajuda no processo educacional, tanto que já conquistaram grande parcela da equipe pedagógica das instituições de ensino. Isso sem contar que os próprios estudantes se sentem muito mais motivados ao deixarem os livros um pouquinho de lado! E já parou para pensar que os apps podem ser especialmente úteis para os estudantes do Ensino Médio em busca de métodos de preparo para o ENEM e os vestibulares?
Por tudo isso e muito mais, os docentes vêm percebendo a importância de se usar técnicas e recursos acadêmicos que condizem com a realidade do mundo contemporâneo, mais próxima do dia a dia dos alunos. Por isso é que, no post de hoje, indicaremos 4 aplicativos que os profissionais da educação podem introduzir à sala de aula que certamente ajudarão os estudantes na preparação para a próxima etapa. Pronto? Confira:
AppProva
O AppProva funciona como um game social que possui três opções de uso: o modo Jogar envolve a resolução de questões, enquanto a alternativa dos Desafios possibilita a interação com colegas e a opção Simulados contempla testes direcionados. Mas os benefícios da plataforma não cessam por aí, viu? O feedback de todas as atividades realizadas é concedido imediatamente, fornecendo assim uma amostra de como está o desempenho do alunos nas disciplinas.
Para incluir a plataforma como conteúdo complementar nas salas de aulas, existe ainda a possibilidade de contratar serviços diferenciados, que fornecem aos professores a possibilidade de montar lista de exercícios, tarefas, simulados e deveres de casa para os estudantes. E ainda tem mais! Os educadores recebem diagnósticos personalizados de desempenho, além de terem a possibilidade de solicitar um treinamento de capacitação. Não parece ideal?
Duolingo
O Duolingo é um aplicativo de ensino de idiomas gratuito e com base científica que se tornou uma forma simples e rápida de aprender idiomas online. Os principais idiomas do Enem e de vestibulares – Inglês, Espanhol e Francês – são contemplados no app e podem ser praticados pelos alunos em qualquer hora e qualquer lugar. Por que não usar também em sala de aula? Os professores podem separar de 10 a 15 minutinhos no começo ou final de cada aula para que os alunos pratiquem. É uma forma bem divertida de estudar e os professores conseguem engajar os alunos e motivá-los ainda mais.
Imaginie
Que tal contar com uma mãozinha para corrigir as redações usando os parâmetros do ENEM? Gostou da ideia? Então você precisa conhecer o aplicativo Imaginie. O professor deve apenas orientar os alunos em relação ao uso do dispositivo. Mas não há mistério: basta que o usuário posicione corretamente a folha da redação, tire uma foto do texto produzido e o encaminhe para a correção. Extremamente prático, o aplicativo ainda disponibiliza rankings e dados de desempenho.
Pérolas do ENEM
Além de ensinarem o que efetivamente deve ser feito na prova, os professores normalmente abordam algumas falhas que jamais podem ser cometidas no ENEM, não é mesmo? Pois como o nome já sugere, essa é a abordagem do Pérolas do ENEM, que apresenta os principais vacilos dos estudantes no exame. Com esse recurso, o professor consegue mostrar, na prática, alguns deslizes ocorridos na prova, alertando os alunos para que não cometam o mesmo erro. Além do mais, o aplicativo pode ser apresentado como um momento de descontração na aula, rendendo boas risadas para toda a turma!
Agora que você já conhece algumas ferramentas que podem auxiliar seus alunos durante a preparação para o ENEM, que tal já colocar nossas dicas em prática? 🙂
Não deixe de conferir mais dicas no AppProva.