🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Para citar na redação: 3 filmes brasileiros sobre temas sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Antigamente, costumávamos assistir aos nossos filmes preferidos pela televisão, por meio do VHS,  e, posteriormente, pelos DVDs. Nos últimos anos, mais plataformas se consolidaram no meio cinematográfico, como a Netflix, a Amazon e a Hulu. Claro que não podemos nos esquecer do cinema como espaço físico, que, mesmo com o passar dos anos, continua sendo o itinerário de muitos amantes da sétima arte, que não abandonam a experiência única nas telonas.

Independente do meio utilizado para vê-los, os filmes estão muito presentes no cotidiano das pessoas, seja nas redes sociais, seja nos produtos comprados pelos fãs (como camisas, acessórios e pôsteres). Junto ao entretenimento, muitos deles também proporcionam reflexão, conscientização e críticas diversas para o espectador.

Assim, para obter mais credibilidade cultural e êxito na competência 2 da redação (que cobra a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento), citar filmes em seu texto pode ser uma ótima e criativa ideia. Pensando nisso, recomendamos a você 3 filmes brasileiros que podem ser utilizados em muitos temas. Confira na lista abaixo as diferentes abordagens de cada longa metragem:

Cidade de Deus (2002)

O premiado filme, adaptado do livro homônimo de Paulo Lins e dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, foi um marco na história do cinema brasileiro. Retratou de forma impactante e realista o cotidiano em uma das maiores e mais antigas favelas do país: a Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Mesmo tendo sido produzido há mais de 15 anos, mostra-se muito atual: afinal, o longa expôs várias situações problemáticas já enraizadas na sociedade, e pode ser aproveitado nos seguintes temas:

  • Desigualdade social: são mostrados contrastes entre a vida do protagonista, Buscapé (que mora na Cidade de Deus), e os repórteres de um jornal do Rio, que ele acaba conhecendo por acaso.
  • Racismo no Brasil: o filme escancara a discriminação (tanto velada, quanto explícita) sofrida diariamente pelos negros no Brasil, sobretudo por parte da polícia, mas também pela sociedade como um todo.
  • Drogas na infância/adolescência: alguns personagens (tanto os ricos quanto os pobres) fazem uso recreativo de drogas, como a maconha e a cocaína. Essa última se mostra ainda mais prejudicial à vida de um dos personagens, que chega a se juntar ao tráfico por causa de seu vício.
  • Crise da segurança no Rio de Janeiro: o problema, cada vez mais sério e urgente, é representado tanto pelo abuso de poder/violência da polícia, quanto pela “paz negociada” nas favelas, onde há tratos e “acordos” entre os guardas e traficantes.

Hoje eu quero voltar sozinho (2014)

Gabriel, Léo e Giovana, em uma cena de Hoje eu quero voltar sozinho. Foto: reprodução. www.vortexcultural.com.br

 O longa metragem, escrito e dirigido por Daniel Ribeiro, conquistou o público pela espontaneidade e fluidez de sua construção. Além disso, retrata importantes temas de cunho social de forma concreta e verossímil, sendo assim, ideal para citar em sua redação. Abaixo, estão alguns assuntos que o filme traz ao espectador:

  • Homossexualidade: o personagem principal (Léo) se apaixona por um colega de sala (Gabriel), o que é retratado de forma espontânea e progressiva ao longo do filme.
  • Bullying: Léo sofre preconceito e intolerância dos colegas de classe. Em função desse intenso incômodo, chega a pensar em viajar para um intercâmbio, a fim de acabar com a desfavorável realidade na qual estava vivendo.
  • Deficiência física: Léo é cego, e mostra-se acostumado a contornar o empecilho em seu cotidiano. Além disso, sua condição física contribui para a grande dúvida: já que não consegue enxergar os gestos e expressões do menino que está gostando, como descobrir se a afeição que sente é recíproca?

Que horas ela volta? (2015)

Fonte: Divulgação/Pandora Filmes

A produção, dirigida e roteirizada por Anna Muylaert, transmite ao espectador muitas críticas indispensáveis e atuais. Os acontecimentos do longa metragem permeiam contrastes sociais, padrões de vida recorrentes desde a época da escravidão e costumes segregadores – e condescendentes – da sociedade. Veja abaixo algumas reflexões trazidas pelo filme, e que podem ser citadas em sua redação:

  • Condição das empregadas domésticas: o filme retrata a relação duradoura e confidente entre Val (a empregada doméstica da casa) e Fabinho (o filho dos patrões dela), o que simboliza uma situação ainda muito comum no Brasil. Isso denota o difundido pensamento da classe média, de que a empregada é “quase” da família, sendo “quase” tratada de forma igual aos outros que moram na casa – em função do preconceito dos patrões.
  • Desigualdade social: a condição financeira de Val contrapõe-se à da família que a contratou. Ou seja, enquanto ela possui um baixo poder aquisitivo (mesmo trabalhando por muitas horas na semana), seus patrões desfrutam de privilégios econômicos e, consequentemente, sociais.
  • Preconceito e segregação: muitos personagens que moram na casa possuem uma postura hipócrita, pois afirmam para seus conhecidos que Val é “quase” da família, mas, em contrapartida, a distanciam do cotidiano do local. Afinal, ela dorme no quarto dos fundos, costuma almoçar depois dos patrões e vive subordinada a serviços em várias esferas (faxinar, cozinhar, passar roupa etc).

Bom, agora que você já recebeu nossas indicações, faça sua pipoca, assista aos filmes, e boa reflexão – e produção!

VEJA TAMBÉM: 7 MENTIRAS SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter