Filmes da Pixar: boas referências para a redação

Beatriz Kalil Othero Dicas de Redação

Para garantir uma boa nota na redação, além da boa escrita, é preciso ter um bom repertório das várias  áreas de conhecimento (avaliadas na competência 2 do Enem). Assim, você pode citar uma vasta coletânea de informações históricas, culturais, sociais, políticas e literárias, por exemplo.

Pensando na área da cultura, te indicamos três filmes da Disney Pixar que podem enriquecer sua redação, por meio das citações, em vários temas! Confira abaixo:

Os Incríveis (2004)

Um dos pontos centrais do filme é a grande relevância da família na vida da criança. Evidentemente, mesmo com desavenças naturais ao longo da trama, os protagonistas formam um verdadeiro time, com empatia e companheirismo nas horas mais difíceis. Clique e acesse o tema:

A importância da família no desenvolvimento educacional das crianças

Imagem: reprodução

Wall-e (2008)

No filme, o mundo chegou a um estado crítico de falta de recursos naturais para a manutenção da vida. Assim, é retratado o impactante lado negativo da dependência do ser humano em relação às máquinas. Clique e acesse os temas:

Os desafios da relação entre o homem e o meio ambiente

Perigos da obsolescência programada

Valente (2012)

A personagem principal, Merida, desafia o pensamento retrógrado de que mulheres não podem lutar, e prova o contrário para todos de seu reino. Assim, uma das mensagens passadas pelo filme é a de que garotas também são fortes, guerreiras, enfim, o que quiserem ser. Clique e acesse o tema:

A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres

Sentiu nostalgia aí? Pois é, a gente também! Boa produção 🙂

VEJA TAMBÉM: REFERÊNCIAS PARA USAR NA REDAÇÃO SOBRE O TEMA ‘GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA’

Vamos debater sobre?