A depressão é um problema sério na atualidade. Apesar da facilidade de acesso à informação, ao entretenimento e à comunicação, estamos vivendo uma era de aumento da doença. São inúmeras as causas, dentre elas, por exemplo, o fato de estarmos imersos constantemente em uma relação de imediatismo. A tecnologia pode ser considerada uma das responsáveis: redes sociais têm criado a falsa sensação de conexão entre pessoas, mas elas têm o poder de afastá-las também. Todas essas situações levaram a questão a ser debatida e virou, inclusive, tema de redação (acesse AQUI).
Pensando nisso, listamos alguns filmes com essa temática, para que você entenda, por meio da representação feita ali, como a depressão afeta os indivíduos, as causas e as consequências dessa doença. Confira:
Cake: Uma Razão para Viver (2014)
O filme retrata a história de Claire, uma advogada viciada em remédios para dor e que sofre de depressão. Ela frequenta um grupo de terapia do qual uma de suas companheiras comete suicídio. Claire começa a ficar obcecada por entender os motivos que levaram a garota ao ato de tirar a própria vida. Durante a trama, nos questionamos, constantemente se Claire só está curiosa ou se possui tendências suicidas.
As Faces de Helen (2009)
Helen é uma bem sucedida professora de música, casada e mãe. Apesar da vida aparentemente perfeita, ela sofre com o segredo de ser portadora do transtorno bipolar que não compartilha com o marido. Quando o quadro começa a se manifestar depois de longo período de recessão, ela enfrenta o desafio de superar a doença, que além de fazê-la sofrer e questionar sua felicidade, a leva a um quadro depressivo. Família e amigos tentam, ao longo da trama, mostrar sua importância e o valor da vida, o que nos ensina o papel fundamental das relações nessas situações.
Terapia de Risco (2013)
Na trama deste filme, a protagonista Emily Taylor (Rooney Mara) aguarda a liberação do marido da prisão. Quando isso acontece, porém, ela não consegue lidar muito bem, e passa por um quadro depressivo e impulsivo. Em uma consulta com um psiquiatra ela revela ser ex-usuária de antidepressivos. O filme aborda como a medicalização para casos de depressão é um assunto sério, que diz respeito a questões como vício e responsabilidade médica.
Medianeras (2011)
(IMAGEM: Reprodução)
Martín e Mariana são vizinhos, mas nunca se viram. O tema central da trama é sobre a solidão e o amor virtual na era tecnológica. Ambos passam pela fase de pós-término de relacionamentos e lutam para superar o sentimento de vazio existencial. A tecnologia é retratada sob a ótica das relações interpessoais, e nos mostra como pode afetar o psicológico e o social dos indivíduos.
https://www.youtube.com/watch?v=8ja-vEbiY1c
Esperamos que as indicações possam despertar maior criticidade sobre o assunto para que você saiba discuti-lo bem caso caia como proposta de redação!
VEJA TAMBÉM: COMO DISCUTIR SOBRE DEPRESSÃO E AUMENTO DE SUICÍDIO ENTRE JOVENS
Até a próxima! 😉