Hoje, com a democratização do acesso às informações, a sociedade tem cada vez mais conhecimento de forma prática e facilitada. A geração atual de adolescentes, por exemplo, nunca esteve tão informada quanto à educação sexual, sobre a qual eles aprendem por diversos meios, como a escola, a mídia e a internet. Apesar disso, a gravidez na adolescência ainda tem sido um problema social enfrentado em nosso país.
Um relatório da Organização Mundial da Saúde constatou que o Brasil tem um índice de gravidez na adolescência acima da média latino-americana. No período de 2010 a 2015, a cada mil adolescentes brasileiras entre 15 e 19 anos, 68,4 ficaram grávidas e tiveram seus bebês. O número é alarmante, se pensarmos nas consequências que a situação pode causar.
Pensando nisso, por ser uma questão importante de ser discutida, há uma possibilidade de que este tema seja o escolhido como pauta para a redação do Enem. Afinal, seriam milhões de candidatos pensando criticamente a respeito e revelando suas propostas para mudar esta realidade. Entenda mais:
- A gravidez na adolescência é considerada de alto risco. Ela pode trazer inúmeras consequências, tanto emocionais, quanto sociais e econômicas para mãe e filho.
- A situação ocorre tanto na classe baixa, quanto na classe alta da sociedade. A diferença diz respeito ao enfrentamento da problemática, afinal, o acesso aos cuidados com a saúde, física e mental, durante o processo é diferente para quem é mais ou menos favorecido.
- Segundo o relatório da OMS, já citado anteriormente, a mortalidade materna é uma das principais causas da morte entre adolescentes e jovens de 15 a 24 anos na América.
- São inúmeros os casos em que a gestação acontece devido a uma relação de abuso com essas jovens gestantes.
- É importante ressaltar que, apesar do acesso à informação, ainda há muitos que desconhecem as consequências e o papel social mais importante quanto à questão é o da família, que deve orientar e zelar pelos filhos pessoalmente.
Produções para citar redação
Para aprimorar sua nota na competência 2, trazendo referências de outras áreas do conhecimento, separamos 3 produções para você citar em seu texto e contextualizar a temática. Confira:
Documentário: Meninas (2006)
- Sinopse: Evelin, 13 anos, descobriu que estava grávida do seu namorado, 22 anos, recém desligado do tráfico da Rocinha, onde vivem. A gravidez não a impede de continuar sendo a garota de sempre. Fazer um aborto nem passou pela cabeça de Luana, 15 anos, quando ela descobriu que estava grávida. Sempre ajudando a mãe a criar as irmãs mais novas, já alimentava a ideia de ter um filho de Alex, por quem é apaixonada e que engravidou, ao mesmo tempo, sua vizinha, Joice, de 15 anos. Edilene já vai viver o drama de um triângulo amoroso. Ao longo de um ano a equipe acompanhou o cotidiano destas quatro meninas-mães.
Trailer:
Filme: Juno (2007)
- Sinopse: Juno MacGuff (Ellen Page) é uma jovem de 16 anos que acidentalmente engravidou de Paulie Bleeker (Michael Cera), um grande amigo com quem transou apenas uma vez. Inicialmente ela decide fazer um aborto, mas ao chegar à clínica muda de ideia. Junto com a amiga Leah (Olivia Thirlby) ela passa a procurar em jornais um casal a quem possa entregar o bebê assim que ele nascer, já que não se considera em condições de criá-lo. É assim que conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), um casal com boas condições financeiras que está disposto a bancar todas as despesas médicas de Juno, além de dar-lhe uma compensação financeira caso ela queira. Juno recusa o dinheiro para si, mas decide que Vanessa e Mark ficarão com seu filho.
Trailer:
Livro: Confissões de uma adolescente grávida (Graciela Paciência, 2017)
- Sinopse: É janeiro de 2011 e Mirella, de 16 anos, descobre que está grávida de 4 semanas de seu namorado, Fabrício, que também é jovem e nunca esteve tão apaixonado por Mirella. O namoro vai muito bem, mas nem por isso a gravidez será uma fase fácil para eles. Mirella precisa lidar com o julgamento das pessoas ao seu redor e com a sua própria insegurança, já que Fabrício acaba de começar a faculdade e conhece pessoas novas, incluindo uma garota bem bonita com quem se identifica mais do que com sua namorada. Enquanto passa por desafios diários, Mirella se pergunta como vai lidar com tudo isso.
Gostou? Então é hora de colocar a mão na massa (ou melhor, na caneta e no papel!) e praticar. Acesse o tema Gravidez na adolescência em evidência no Brasil. Acesse também dois exemplos de redação sobre o assunto clicando AQUI e AQUI.
Bons estudos e até a próxima! 😉
THIS IS AMERICA: ENTENDA A CRÍTICA SOCIAL DA MÚSICA E COMO CITÁ-LA NA REDAÇÃO