Já falamos muitas vezes sobre a importância e o peso que a prova de redação tem, não é mesmo?
Mas o que fazer para conquistar a tão sonhada nota 1000?
Não existe uma fórmula mágica para uma boa redação. Para escrever bem é necessário que o estudante pratique e mantenha o hábito de leitura. A prova de redação do ENEM exige do candidato o conhecimento de temas atuais, por isso a importância de ficar por dentro do noticiário.
Veja um exemplo de boa redação sobre o tema: Homofobia em questão no Brasil. O candidato soube selecionar bons argumentos e conseguiu elaborar uma proposta de intervenção articulada a argumentação utilizada no texto.
Vamos conferir? 😉
“Ao contrário do posicionamento positivista de Durkheim, Weber defende como tese que os processos e fenômenos sociais são dinâmicos e mutáveis, os quais necessitam ser interpretados para que se extraia deles o seu sentido. Nessa lógica, pode-se afirmar que a questão da homofobia no Brasil exige uma discussão mais ampla sobre como uma sociedade que se declara civilizada e globalizada ainda perpetua atitudes que provocam retrocesso.
Define-se, nesse contexto, como ponto de partida o fato de que o país, mesmo possuindo uma minoria conservadora, é controlado pela força dessa população, uma vez que isso é corroborado na história, na qual a aristocracia rural mesmo sendo minoria controlava a política estadual. Além disso, é importante observar que o corpo social não possui um auxílio de como lidar com as diferenças sociais, pois são pouco abordados no meio, uma vez que não há uma intensa discussão social para amplificação dessas ideias. Vê-se com isso, a necessidade de apontar os efeitos sociais dessa problemática.
Outra questão relevante, nessa discussão, é a ideia de que segundo a Constituição Federal todo cidadão tem direito à liberdade de expressão, sendo crime atitudes contrárias a essa determinação, com isso a homofobia, que muito oprime esse povo, é uma epidemia a ser urgentemente curada. Aliás, isso ocorre devido ao pensamento de pecaminosidade desses atos proclamados principalmente pela igreja, pois essa possui forte influência na esfera popular. Dessa forma, se não houver medidas para melhoria, os efeitos no corpo social será que esse se tornará ainda mais individualista e intolerante.
Em virtude do que foi mencionado ao longo dessa discussão, espera-se que os esforços para mudança sejam conduzidos de modo a promover avanços com relação ao problema da homofobia brasileira. Nesse sentido, deve-se, a princípio, estabelecer como meta, intensas investigações por parte do governo, com propósito de punir de forma adequada todas as atitudes sociais que descumpram com a determinação da Constituição. Além disso, é imprescindível que haja na sociedade que se determina laica, inclusão de debates acerca das modificações sociais, a fim de que possa ser difundido a ideia de respeito e cooperação social em prol de um meio melhor para convivência.”
Agora que já viu um exemplo, pratique também. Clique aqui para ver o tema de redação.
Bons estudos!