Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Identificação dos elementos da Proposta de Intervenção

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Muitas vezes, ao analisarmos a conclusão de uma redação modelo Enem, alguns elementos passam despercebidos. Pensando nisso, elaboramos esse post para auxiliá-los na identificação dos elementos da Proposta de Intervenção de maneira mais fácil.

AGENTE

O agente é o elemento mais simples de se identificar na Proposta de Intervenção, sendo ele simples ou composto. Optar por um ou outro não é motivo para penalizações, isso fica a critério do aluno. Ele tende a ser o primeiro a aparecer na ordem dos elementos e, também, não precisa estar bem definido, como muitos acreditam.

Exemplo: O GOVERNO FEDERAL (não importa o órgão responsável) deve, por meio dos impostos, criar hospitais veterinários públicos em todas as cidades do Brasil.

AÇÃO

A ação é simplesmente o que o agente deve fazer a fim de solucionar as problemáticas abordadas no texto. Lembrando que se o aluno problematizou dois aspectos e a proposta soluciona apenas um deles, a penalização deverá ocorrer na C3, como falha no projeto de texto, e jamais na C5.

Exemplo: O governo federal deve, por meio dos impostos, CRIAR HOSPITAIS VETERINÁRIOS PÚBLICOS em todas as cidades do Brasil.

MEIO

O meio, também conhecido como modo de execução da ação, pode ser destacado na proposta tanto com “por meio de” como “por através de”, por exemplo. É sempre o “como” a proposta pode ser executada. Observe.

Exemplo: O Ministério da Educação deve, como órgão responsável por coordenar as medidas educativas do país, ATRAVÉS DA REFORMULAÇÃO DA GRADE DE MATÉRIAS ESCOLARES, propor a inserção de matérias úteis na vida dos alunos, como Educação Sexual e Ensino Financeiro.

FINALIDADE

A finalidade nada mais é do que o objetivo da ação, ou seja, a consequência desta para a sociedade. Tende a ser abordada por último, mas pode também ser a primeira a aparecer na proposta de intervenção.

Exemplo: A FIM DE AMPLIAR O CONHECIMENTO FINANCEIRO e diminuir o número de cidadãos brasileiros endividados, é necessário que o governo federal invista em uma mudança na grade curricular das escolas.

DETALHAMENTO

O detalhamento é flexível, ele pode ser de qualquer elemento da proposta e, por isso, pode aparecer em qualquer momento da conclusão. Devido a isso, é necessário atenção, pois, qualquer informação além do elemento, já se qualifica como detalhamento. Vale ressaltar que local não será mais considerado como elemento válido.

Exemplo: A fim de ampliar o conhecimento financeiro e, consequentemente, DIMINUIR O NÚMERO DE CIDADÃOS BRASILEIROS ENDIVIDADOS, é necessário que o governo federal invista em uma mudança na grade curricular das escolas.

Exemplo2: O Ministério da Educação deve, COMO ÓRGÃO RESPONSÁVEL POR COORDENAR AS MEDIDAS EDUCATIVAS DO PAÍS, através da reformulação da grade de matérias escolares, propor a inserção de matérias úteis na vida dos alunos, como Educação Sexual e Ensino Financeiro.


Exemplo3: O Ministério da Educação deve, como órgão responsável por coordenar as medidas educativas do país, através da reformulação da grade de matérias escolares, propor a inserção de matérias úteis na vida dos alunos, COMO EDUCAÇÃO SEXUAL E ENSINO FINANCEIRO.

Fique de olho nas próximas dicas do blog! Até a próxima. 🙂

Autor

  • Ana Carolina Bueno

    Estudante de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da literatura ficcional, de animes, mangás, séries e jogadora fiel de League of Legends. Luta para que as mulheres tenham voz na sociedade e acredita que a educação é o principal caminho.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter