Com a melhora na saúde e nas condições de vida, a população mundial tem apresentado um aumento na expectativa de vida. Mas quais as consequências disso? No Desafio #vem1000 de hoje vamos falar sobre o tema: Impactos do envelhecimento da população brasileira.
Confira, a seguir, uma redação pronta e comentada sobre esse assunto.
Exemplo de redação sobre o tema: Impactos do envelhecimento da população brasileira
Desde o século XX, a população brasileira vem envelhecendo[1] e, concomitantemente, a taxa de fecundidade sendo reduzida. Isso constitui um grave problema social, à medida que a população economicamente ativa tende a diminuir, o que implica um maior gasto com aposentadoria e, por consequência, prejuízos a outros setores sociais. Nesse cenário, o baixo poder aquisitivo do povo e inserção da mulher no mercado de trabalho se mostram como os principais fatores que sustentam essa problemática, sendo necessário, portanto, que o Brasil tome medidas para mitigar essa situação.
A princípio, os prejuízos gerados aos cofres Públicos devido a esse envelhecimento ultrapassam mais de 9 bilhões, segundo o Consenso.[2] Essa realidade tem acarretado retrocessos a diferentes setores, como o da saúde e educação, que sofrem com a falta de investimentos, é o que afirma o Ministério da Saúde. Nesse sentido, pode-se afirmar que o poder aquisitivo das pessoas corrobora com a continuidade desse desequilíbrio populacional. Isso pode ser ratificado segundo pesquisas da USP (Universidade de São Paulo) que afirmam que apenas dois, a cada sete casais, desejam ter filhos no Brasil, em função das condições financeiras desfavoráveis.[4] Logo, a população econômica ativa decai, forçando[3] o Poder Público a gastar elevadas quantias com a aposentadoria.
Além disso, uma outra consequência causada pelo aumento da população mais idosa é o fato de que essa parcela tende a ter suas aposentadorias minimizadas. Segundo a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), quase 65% dos idosos, devido a uma redução desse benefício, não poderão desfrutar do valor integral que até então estava estimado, o que atrapalha o planejamento de vida de muitas pessoas.[5] Sob tal ótica, é indubitável que a entrada da mulher no mercado de trabalho se relaciona com assunto. Em defesa disso, dados da USP revelam que, com esse fato, o tempo de cuidar dos filhos diminui, dificultando[6] o aumento da taxa de fecundidade e, ao mesmo tempo, contribuindo[7] para o desequilíbrio sistema financeiro do país, haja vista que não haverá quem reponha, no futuro, o dinheiro gasto com população mais velha.[9]
Destarte,[8] para se combater esse problema econômico e populacional, são necessárias ações concretas e que tenham o Estado e o Governo como protagonistas. O Estado deve promover políticas públicas de incentivo à fecundidade, por meio de programas de subsídio, com o fito de aumentar o poder de compra das famílias. Ademais, o Governo Federal precisa fomentar a guarda materna, com auxílios financeiros as mulheres, a fim de que o sexo feminino possa ter sua independência financeira durante a maternidade e não use isso como argumento para não se ter um filho. Decerto, assim, o Brasil poderá superar esse viés nacional e voltar a prosperar economicamente.[10]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1][3][6][7] Para deixar o texto mais sofisticado, evite utilizar os verbos no gerúndio. O gerúndio é uma forma nominal do verbo que empobrece o texto. Evite seu uso.
Competência II: compreender a proposta
- [9] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o Enem espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do que quantidade de citações.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2][4] Os dados que você apresentou denotaram credibilidade ao que você defende. Muito bem!
- [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [8] O seu texto está muito bem articulado, logo, é possível perceber a informação que você gostaria de repassar ao leitor. Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [10] Ao resolver os problemas apresentados na argumentação, você demonstra conhecer os aspectos necessários para elaborar uma boa proposta de intervenção. Para se manter focado, sugiro que sempre volte aos parágrafos de desenvolvimento e procure dar soluções para os problemas de acordo com a ordem em que eles aparecem e diga o que fazer, quem vai fazer, quais são os meios e quais são os resultados.
Comentário final
Você desenvolveu bem o texto. Jamais desista de praticar a escrita de textos dissertativos.
Nota: 960
Que tal agora colocar o tema “Impactos do envelhecimento da população brasileira” em prática? Escreva o seu texto, escolha o seu plano da Imaginie e envie a sua redação para um de nossos corretores avaliarem. 😉