Veja um exemplo de boa redação sobre o tema: A importância de valorizar a população indígena.
“O darwinismo social, pensamento que tentava comprovar a superioridade de algumas etnias sobre outras, não se restringiu ao período imperialista. Nesse sentido, ao analisar a historiografia brasileira, partindo da colonização portuguesa e chegando aos dias atuais, o preconceito contido em tal teoria sempre esteve presente, afetando majoritariamente os povos nativos. Dessa forma, as discriminações e negligências sofridas ao longo desses anos pelos indígenas são evidenciados cotidianamente por meio do desrespeito à sua cultura, às suas terras e aos seus direitos fundamentais.
A vulnerabilidade social é uma das causas dos problemas vivenciados por esses povos. Nesse contexto, a baixa representatividade no meio político, com menos de 100 vereadores e prefeitos indígenas eleitos, e os numerosos casos de corrupção na Fundação Nacional do Índio (FUNAI), fazem com que as necessidades, principalmente dos que vivem em locais de difícil acesso, sejam negligenciados. Dessa maneira, a escassez de medicamentos, a falta de especialistas nas áreas da saúde e educação, e a precariedade dos meios de transporte e de comunicação, por exemplo, são situações comuns nas aldeias. Além disso, a ascensão social e a inserção no mercado de trabalho são mínimas entre os índios, o que eleva o preconceito de indivíduos de outros grupos étnicos.
Outra grande dificuldade enfrentada por esses povos encontra-se na disputa por terras. Desse modo, a preservação e a demarcação de terras indígenas, garantidas pela Constituição Federal, não são completamente efetivadas, esbarrando no poder político da bancada ruralista. Isso acontece porque grande parte das áreas requisitadas pelos índios é, atualmente, destinada à agricultura e à pecuária, atividades muito lucrativas para o Brasil. Dessa forma, tais conflitos são geralmente vencidos pelos mais poderosos e já vitimaram centenas de índios nas últimas décadas. Ademais, os que sobrevivem veem-se obrigados a deixar suas aldeias para viver nas cidades e, sem condições financeiras, sofrem com a baixa qualidade de vida.
Dado o exposto, medidas são necessárias para resolver o impasse. É preciso, portanto, que a Receita Federal repasse mais impostos para estados e municípios que compreendam aldeias indígenas, visando melhorias no sistema de saúde, educação, transporte e comunicação. Faz-se necessário, também, que a população cobre resoluções do Executivo quanto à garantia de territórios demarcados, devolvendo aos índios os que lhe pertencem. Cabe, ainda, às escolas e ONG’s a promoção de palestras que eduquem a sociedade quanto à importância do respeito à sabedoria indígena e ao seu caráter fundamental na formação da cultura brasileira.”