Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Redação: Alternativas para inclusão social das pessoas com necessidades especiais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Na história do mundo, diversas formas de preconceito às pessoas deficientes ocorreram, como, por exemplo, a permissão do sacrifício de bebês nascidos com certa anomalia, no período da Roma Antiga. Contudo, o mundo contemporâneo ainda apresenta déficit de estrutura e de preparo da população para que pessoas com deficiências tenham sua inclusão social garantida, possam sentir-se parte da sociedade e nela conviver sem preconceitos. Fazem-se necessárias, portanto, alterações promovidas por governo e comunidade para que a inclusão de pessoas deficientes ocorra de forma plena.

Em primeiro lugar, é preciso considerar toda a ausência de estrutura para que cegos, cadeirantes e demais pessoas deficientes possam transitar nas ruas ruas sem dificuldades. No [1] brasil, por exemplo, é escasso o número de calçadas e estabelecimentos que apresentam rampas ou adesivos guia, o que impede o direito de ir e vir para os cidadãos que necessitam desses componentes, dificultando, assim, sua interação com a comunidade. É necessário, portanto, haver maior direcionamento de verbas governamentais para que toda a estrutura adequada seja fornecida e as pessoas deficientes possam interagir com o mundo à sua volta, e não apenas estar condenadas ao isolamento do lar.

Não obstante, o despreparo da sociedade corrobora a exclusão social de portadores de necessidade especiais. Um exemplo disso encontra-se no filme brasileiro [2] ‘hoje eu quero voltar sozinho’, o qual exibe todas as dificuldades que um jovem adolescente cego encontra para poder obter aceitação dos colegas e da sociedade, e para conseguir seguir com os estudos, uma vez que a escola onde estuda não apresenta recursos para auxílio do estudante, como professor extra. Para alterar essa realidade, no entanto, é necessário que escola e família estejam unidas para promover o entendimento e aceitação das crianças às diferenças, sem julgamentos precoces ou preconceitos. Além disso, promover a inclusão dentro da escola é promover o futuro de pessoas deficientes, uma vez que no Brasil 61% deles não termina o Ensino Fundamental, segundo censo brasileiro de 2010.

Portanto, em vista dos argumentos citados, fazem-se necessárias alterações para assegurar a inclusão social de pessoas deficientes. O primeiro passo encontra-se na manutenção de calçadas, ruas e estabelecimentos, promovida pelas secretarias municipais, utilizando parte de pagamentos de impostos para instalação de passeios, fechamento de buracos nas ruas e fiscalização aos comércios. Além disso, implementação de projetos escolares, como o “amigo da diferença”, em que, por meio de brincadeiras promovidas por professores, as crianças entendam desde cedo a importância de valorizar o deficiente. Ademais, a capacitação de professores por intermédio de cursos ministrados por psicólogos e demais profissionais garante melhor ensino a todos os alunos. [3] [4] [6][7] [8]

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] Letra maiúscula!
[2] Colocar com letra inicial maiúscula e alterar as aspas simples para duplas.
[4] Bom domínio da norma culta.

Competência II – Compreender a Proposta:

[3] Bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
[5] Apresenta conhecimento sociocultural amplo, para além dos textos motivadores, o que denota ponto de vista inteligente e bom caráter de como ser social.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

[6] Os argumentos estão bem relacionados. Foram utilizadas boas ideias em defesa de um ponto de vista próprio e que em nenhum momento evidenciam preconceito.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[7] Apresentou domínio dos recursos coesivos, deixando o ponto de vista sequencial e sempre em progresso.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[8] Boas propostas de intervenção!

Nota: 980

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter