A inclusão de pessoas autistas: referências para a redação

Beatriz Kalil Othero Dicas de Redação

Atualmente, um dos desafios encontrados na sociedade brasileira é incluir pessoas autistas de forma adequada e receptiva, sem preconceitos. Porém, o quadro atual não é muito promissor e tem caráter urgente, o que faz com que o assunto seja uma proposta de redação.

Assim, para te ajudar na conscientização e na escrita sobre o tema, te indicamos três produções que retratam o autismo:

Atypical (2017-atualidade)

O personagem principal da série da Netflix, Sam Gardner, tem autismo. Ele possui fala rápida, assim como dificuldades na socialização e expressão corporal, por exemplo. A série retrata os obstáculos de Sam no dia a dia, sendo o bullying na escola um dos principais. Veja o trailer abaixo:

Life, Animated (2016)

O filme-documentário conta a história real de Owen Suskind, um adulto que possui autismo. Aos poucos, ele desenvolveu uma forma especial de superar as dificuldades na fala para se comunicar com a família: por meio de filmes da Disney. Veja o trailer abaixo, ativando as legendas disponíveis no YouTube:

Forrest Gump (1994)

O personagem principal, Forrest Gump, tem um tipo de autismo, que é a Síndrome de Asperger. O filme também discute o bullying sofrido pelo portador, em função da sua forma diferente de andar e de seus interesses pouco convencionais.

Forrest, representado pelo ator Tom Hanks. Foto: reprodução

Esperamos que goste das indicações – e que se conscientize! Boa produção 🙂

VEJA TAMBÉM: REFERÊNCIAS PARA A REDAÇÃO SOBRE O TEMA ‘DESAFIO DO TRATAMENTO DE DEPENDENTES QUÍMICOS’

Vamos debater sobre?