A Matemática e suas tecnologias é uma área do estudo cobrada em todas as provas de vestibular, inclusive no Enem. Assim como outras áreas do conhecimento que envolvem as ciências exatas, como a Física e a Química, essa também é uma matéria que tende a assustar muitos estudantes.
Contudo, com uma boa base de estudo, muita preparação e calma é possível fazer as pazes com a Matemática e alcançar uma boa nota na prova.
Neste artigo, você vai saber mais sobre essa área e conferir o que mais cai nessa disciplina para arrasar na prova. Bora conferir?
O que é Matemática e suas tecnologias?
No site do Ministério da Educação (MEC), encontramos a seguinte referência sobre Matemática e suas tecnologias:
O aluno estudará matemática e suas tecnologias tendo como foco a construção de uma visão integrada da Matemática, aplicada à realidade. Sendo o aprofundamento de conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes conceitos matemáticos em contextos sociais e de trabalho, estruturando arranjos curriculares que permitam estudos em resolução de problemas e análises complexas, funcionais e não lineares, análise de dados estatísticos e probabilidade, geometria e topologia, robótica, automação, inteligência artificial, programação, jogos digitais, sistemas dinâmicos, dentre outros […].
Isso quer dizer que o ensino e o estudo da Matemática tem sido mais contextualizado e interdisciplinar. Em outras palavras, essa disciplina deixou de ser um instrumento voltado somente para ela mesma, passando a ter sua aplicabilidade em situações sociais. Por isso, as provas exigem uma capacidade que vai além do conteúdo, fazendo com que o estudante desenvolva um raciocínio lógico acerca dos problemas.
Vale ressaltar, que mesmo a Matemática tendo sua própria área destinada nos exames, ainda assim ela tem grande presença nas demais, seja na forma de gráficos e tabelas, dados estatísticos, expressões e fórmulas que representam fenômenos.
Nesse sentido, é preciso que os alunos saibam aplicar seus conhecimentos em situações práticas e do dia a dia, com as quais possam se deparar em sua rotina, por isso a interpretação de textos é outro quesito fundamental para obter sucesso.
Quais são as competências cobradas em Matemática?
Como se sabe, ao todo, a prova do Enem tem 180 questões, além, é claro, da redação Enem, que sozinha vale 1000 pontos e não deve de forma alguma ser desconsiderada, ok?
Nesse sentido, cada uma das quatro áreas: Linguagens, códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, apresentam, cada uma, 45 questões objetivas de múltipla escolha.
[E-book Gratuito]
Quer saber como evitar os erros mais comuns nas 5 competências avaliativas da redação do Enem? Confira este e-book gratuito que preparamos para você!
Assim, para responder às perguntas, é preciso ter bastante atenção às competências que são exigidas dos candidatos. São elas:
- competência 1: construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais;
- competência 2: utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela;
- competência 3: construir noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
- competência 4: construir noções de variação de grandezas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano;
- competência 5: modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas;
- competência 6: interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação;
- competência 7: compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.
Assim, além de ler toda a matriz do Enem sobre a área de Matemática e suas tecnologias, é necessário saber o que cai nessa matéria. Ajudaremos você com isso no tópico a seguir.
O que estudar sobre Matemática e suas tecnologias?
Como explicamos, a prova de Matemática e suas tecnologias do Enem é a única prova que apresenta uma disciplina isolada, resultando em um peso individual muito grande. Por isso, é preciso se preparar bem para conquistar aprovação com uma pontuação alta.
Não podemos ter certeza sobre todo o conteúdo que vai cair na prova, porém, analisando as edições anteriores, é possível ter uma noção de quais são os temas que aparecem com maior frequência.
Para ajudar você, elencamos alguns artigos produzidos aqui que contém os tópicos importantes dessa matéria. Assim, fica mais fácil identificar o que não pode ficar de fora do seu cronograma de estudos. Combinado?
No artigo “Confira o que mais cai em Matemática no Enem e dicas sobre como estudar para essa disciplina”, você vai ver quais são os conteúdos que precisam ser estudados e revisados para ir bem no Exame.
Já no artigo “7 dicas de como estudar matemática de um jeito mais eficiente”, você verá as boas práticas para entender o mundo das operações.
Mas lembre-se, a melhor forma de aprender Matemática é estudando suas teorias e fazendo muitos exercícios para praticar os conhecimentos, ok?
Gostou de saber mais sobre a Matemática e suas tecnologias? Para se aprofundar mais no que estudar, leia nosso próximo artigo com os assuntos que mais caem no Enem, e otimize sua rotina de estudos!