Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Confira o que mais cai em matemática no Enem e dicas sobre como estudar para essa disciplina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está se preparando para o Enem, já deve estar se perguntando como estudar para cada disciplina de maneira assertiva e mandar bem na hora do exame oficial. Por isso, neste artigo, vamos explicar o que mais cai em matemática no Enem e te ajudar a dar um gás nos estudos!

A prova de matemática é uma das provas na qual você deve ter mais atenção. Não acredita? Então, vou te contar um segredo: essa é uma das provas na qual as pessoas cometem mais erros. Por isso, os candidatos que conseguem acertar um maior número de questões, geralmente, se destacam e têm uma média mais alta. 

O combo perfeito para conseguir uma média realmente alta e passar no curso e instituição dos seus sonhos é mandar bem em matemática e na redação! Se você conseguir isso é só correr para o abraço!

Gif de um abraço animado entre Joey e Chandler, da série Friends.

Hoje, vamos te contar o que mais cai em matemática no Enem e, ainda, dar 9 dicas para estudar o conteúdo desta matéria! Vamos lá?

O que mais cai em matemática no Enem?

Vamos então ao que interessa. De acordo com as últimas edições do exame, selecionamos e compilamos para você o que mais cai em matemática no Enem. Confira:

  • Razão, proporção e porcentagem;
  • Funções;
  • Geometria Plana;
  • Geometria Espacial;
  • Análise combinatória e Probabilidade;
  • Estatística;
  • Trigonometria;
  • Progressões;
  • Propriedades;
  • Matriz e Sistema Linear;
  • Geometria Analítica.

9 dicas incríveis de como estudar o que mais em matemática no Enem

Separamos 9 incríveis dicas para você estudar o que mais cai em matemática no Enem. Confere só!

1. Esqueça a calculadora

A nossa primeira dica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: esqueça a calculadora.

É isso mesmo! Se você quer realmente mandar bem nessa prova, deve esquecer a calculadora e fazer os exercicios usando somente suas mãos e o papel. 

Essa é uma medida que vai ser dolorida, mas necessária, já que na hora do Exame oficial você terá que usar apenas o seu cérebro para fazer as contas e não terá nem sombra de uma calculadora por perto.  

2. Estude progressivamente: do mais básico ao mais difícil

Uma outra dica super legal de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: estude progressivamente: do mais básico ao mais difícil.

Isso porque, não adianta nada você querer começar pelo nível hard, muito possivelmente, você não conseguirá fazê-lo e isso pode te deixar com a autoestima baixa e sem vontade de continuar a estudar. 

Então, comece pelo mais simples e vá aumentando o nível de dificuldade, isso fará com que você se mantenha motivado para ver tudo o que precisa. E além disso, quando aprendemos os conteúdos na escola os vemos gradualmente, e é assim que o nosso cérebro absorve melhor os conhecimentos.

3. Use mapas mentais para se localizar dentro da matemática

A nossa terceira superdica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: use mapas mentais para se localizar dentro da matéria. 

Os mapas mentais são ótimas ferramentas de estudo. Eles possuem cores e uma linguagem mista, que envolve desenhos, setas e claro o conteúdo a ser estudado. 

Ainda que a matemática seja bem prática e fazer exercícios é o caminho que percorremos para estudá-la, os mapas mentais também são ótimos para fixar assuntos de maneira divertida e criativa e eles funcionam sim para matérias exatas!

4. Faça resumos sobre os conteúdos mais extensos

A matemática é uma disciplina bem prática, sei disso! Mas também sei que ela possui uma extensa teoria por trás de toda essa prática. 

Além disso, o Enem costuma cobrar questões bem contextualizadas, com extensos enunciados, o que vai exigir de você interpretação em todas as disciplinas, inclusives nas exatas, como no caso da matemática. 

Portanto, faça resumos sobre a parte teórica da matemática, isso vai te ajudar, e muito, na hora da prática!

5. Refaça as provas de matemática dos Exames anteriores

A nossa quinta dica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: refaça as provas desta disciplina dos Exames anteriores.

Você encontra todas as provas no site do Inep, e pode fazer as questões e depois conferir o gabarito com as respostas corretas. Afinal, praticar exercícios e é um dos principais meios para conseguir absorver e internalizar a matemática.

6. Organize-se para conseguir estudar tudo o que precisa até a data da prova

Os conteúdos que mais caem matemática no Enem são 11, mas eles se subdividem em outros itens.

Como assim? ?

Veja bem, para fazer uma questão que envolve função do primeiro grau, por exemplo, você deve ter conhecimento sobre questões mais básicas, como analisar gráficos e o conceito de incógnitas e coeficiente. 

Já deu pra perceber que o conteúdo se multiplica, né? ?

E é por isso que você deve se organizar e planejar para conseguir estudar tudo que precisa até a data do exame oficial. Portanto, faça um cronograma de estudos voltado ao que mais cai em matemática no Enem e siga-o a risca!


7. Estipule metas para se manter motivado 

A nossa sétima dica para sobre como estudar o que mais em matemática no Enem é: estipule metas para se manter motivado. 

Você pode determinar, talvez, que vai resolver 5 exercícios de determinado assunto de matemática até uma data específica. Assim que cumprir esta pequena meta, dê-se um mimo, como um chocolatinho, por exemplo. Essa é uma ótima estratégia para manter o foco e a motivação nos estudos (realmente funciona, vai por mim! ?).

8. Estude por canais do Youtube

A nossa oitava dica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: estude por canais no Youtube. 

Existem vários canais onde você consegue estudar matemática, de maneira completamente gratuita. Fizemos uma lista com alguns deles para você. Olha só:

Então, não perca tempo: já favorite estes canais e estude por eles!

9. Faça simulados com questões inéditas

Como a palavra de ordem para a matemática é praticar, a nossa nona e última dica de como estudar o que mais cai em matemática no Enem é: faça simulados com questões inéditas. 

Mas onde encontrar questões inéditas que sejam nos mesmos moldes do Enem? ?

Em plataformas online. É isso mesmo que você leu! Já existem plataformas digitais que têm investido em fazer questões inéditas 100% alinhadas às do exame oficial e ainda com correção TRI (Teoria de Resposta ao Item)

Sensacional, ein? 

Então, não deixe de adicionar esta dica à sua lista e procure um simulado Enem de qualidade para praticar!

Banner de divulgação da plataforma Imaginie Simulados. Link para: https://www.imaginie.com.br/imaginie-simulados/?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=imaginie-simulados

E aí, curtiu saber o que mais cai em matemática no Enem e ainda conhecer 9 dicas superlegais para estudar e gabaritar nesta matéria? Aproveite para saber mais sobre os assuntos que mais caem nas outras disciplinas do Exame Nacional do Ensino Médio!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

1 comentário em “Confira o que mais cai em matemática no Enem e dicas sobre como estudar para essa disciplina”

  1. Avatar

    Ótima matéria, quem estuda sabe que está bem condizente. As dicas e os canais sugeridos são de alta qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

20 − catorze =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter