🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Dia Internacional da Mulher: conheça a data e figuras importantes do movimento feminista

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Hoje, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data importante para a sociedade e que representa a visibilidade e relevância da figura feminina depois das muitas lutas que, inclusive, ainda são uma realidade na modernidade. A igualdade entre homens e mulheres ainda é uma reivindicação em muitas áreas, e, neste post, iremos abordar algumas informações valiosas que você poderá usar em sua redação, em alusões histórico-comparativas e argumentativas.

A data de homenagem à mulher foi oficializada em 1977 pela Organização das Nações Unidas. 8 de março foi escolhido devido à importância de um grande movimento conhecido como “Pão e Paz”, acontecido neste mesmo dia em 1917, na Rússia, em que 90 mil operárias fizeram uma manifestação e greve, tendo sido ela o marco inicial da Revolução Russa.

Muitas outras manifestações já aconteciam em prol da igualdade e visibilidade da figura feminina em sociedade. O processo foi e é árduo e gradativo, graças à imposição predominantemente patriarcal da sociedade. As conquistas de direitos para as mulheres vão desde o direito ao voto, divórcio, educação e trabalho, liberdade sexual, uso de métodos contraceptivos e igualdade de salário. Todas essas reivindicações acontecem desde o século 18 e continuam até hoje.

4 dados sobre a luta por direitos conquistados para e pelas mulheres:  

  • O século 19 foi marcado pelo início da luta das mulheres para o direito ao voto em muitos países. No Brasil, só em 1932 o voto feminino foi conquistado.
  • A educação para mulheres no Brasil só era possível para quem possuía recursos financeiros, pois as escolas eram particulares. Posteriormente, em 1880, foram criadas escolas públicas, abrindo espaço para as mulheres.
  • A primeira delegacia da mulher em São Paulo surgiu em 1985, fomentando a necessidade de atendimento especial às mulheres, principalmente as que vivem em situação de violência doméstica.
  • Em 2006, foi sancionada uma lei de proteção à mulher, a Lei Maria da Penha, que garante a integridade física e psicológica de mulheres que, em situação de risco, denunciam seus cônjuges e necessitam de apoio e medidas restritivas para garantir a própria segurança.

Conheça nomes de mulheres que marcaram a revolução feminina no mundo:  

  • Cecilia Grierson, argentina, foi a primeira mulher a conseguir o diploma de medicina no país, em 1889.
  • Lotfia el Nadi, em 1933 foi a primeira mulher egípcia a conseguir uma licença de piloto, profissão predominante apenas entre os homens.
  • Halet Çambel foi a primeira mulher muçulmana a disputar Jogos Olímpicos, apenas em 1936, em Berlim.
  • A russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a viajar ao espaço, em 1963.
  • Ada Lovelace é considerada a primeira programadora no mundo da computação, antes mesmo da fabricação do primeiro computador.
  • Alzira Soriano Teixeira foi a primeira prefeita eleita no Brasil e na América Latina, em 1928. Ganhou com 60% dos votos em uma época em que as mulheres ainda nem podiam votar.

Você percebeu como todas essas conquistas citadas são relativamente recentes? O engajamento e o empenho para maior visibilidade e igualdade é uma luta constante e muito atual. Segundo dados do IBGE, a diferença do salário das mulheres em relação aos homens pode chegar a até R$ 1.000,00. Uma pesquisa da Catho revelou que as mulheres recebem menos em todos os cargos em relação aos homens. Por isso, é importante que tenhamos um olhar sério e comprometido com a luta pelos direitos igualitários. O Dia Internacional da Mulher é mais um dia para que valorizemos a figura feminina, sendo ela tão fundamental para a construção da sociedade em que vivemos.

Foi graças a essa necessidade contínua de empenho que surgiram os movimentos feministas, com o propósito de aprimorar e a ampliar o papel e os direitos das mulheres nas diversas esferas sociais. Quer conhecer algumas personalidades do movimento feminista e usá-las como argumento em sua redação? Contamos um pouco sobre a história de algumas delas e ainda disponibilizamos citações que podem enriquecer bastante seu texto. Leia AQUI.

Que tal praticar sobre o assunto? Acesse nosso tema AQUI e coloque em prática as informações em sua argumentação. Bons estudos! 😉

VEJA TAMBÉM: COMO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO DO ENEM 2018

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter