A gente sabe que é difícil não sair da prova do Enem correndo para conferir os gabaritos extraoficiais e quantas questões acertou nas provas objetivas. Mas a dúvida mais latente entre os participantes com certeza é: será que fui bem na redação?
O tema deste ano pegou todo mundo de surpresa: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Porém, o estudante que se preparou para melhorar o seu repertório sociocultural ao longo do ano e praticou redação com certeza se deu bem!
Mas afinal, como saber qual foi a sua nota da redação Enem 2019? No artigo de hoje, vamos explicar quando saem os resultados individuais e o que você pode fazer para conferir sua pontuação mais cedo. Vamos lá?
Quando sai a nota da redação Enem 2019?
A nota da redação Enem 2019 só é divulgada quando os resultados individuais do Exame são publicados. De acordo com o cronograma do Inep, isso acontecerá em janeiro de 2020, com data exata a confirmar.
O resultado da redação é publicado junto às notas das provas das demais grandes áreas. Assim, o estudante consegue calcular a sua média e utilizar a sua pontuação para programas como Sisu, ProUni e Fies.
Como é calculada a nota da redação?
A nota da redação Enem 2019 é calculada com base na análise de 5 competências, definidas pelo Inep:
- Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
- Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
- Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
- Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
- Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
O corretor analisará qual é o seu nível de desempenho em cada uma dessas competências para, assim, determinar qual é a sua nota em cada uma delas. Os níveis são:
- desclassificado: 0 pontos;
- precário: 40 pontos;
- insuficiente: 80 pontos;
- mediano: 120 pontos;
- bom: 160 pontos;
- ótimo: 200 pontos.
Sendo assim, para alcançar a nota 1000 você precisará alcançar um desempenho ótimo nas 5 competências.
Como é o processo de correção?
A nota da redação Enem 2019 é atribuída após a correção ser feita por 2 corretores de forma independente. Cada corretor irá somar as notas que atribuiu para você em cada uma das competências, resultando em sua pontuação final.
Se não houver discrepância entre as duas correções, a sua nota será a média aritmética das notas dos 2 corretores.
Porém, se houver discrepância, ou seja, se as notas finais dos corretores se diferenciarem por mais de 100 pontos ou se alguma das competências receberem notas que diferem em mais de 80 pontos, a redação será corrigida por um terceiro corretor.
Se não houver discrepância entre esse terceiro corretor e os demais ou se houver discrepância dele com apenas um dos outros corretores, a sua nota final será a média aritmética entre as 2 notas que mais se aproximam.
Mas se a nota final do terceiro corretor for muito diferente das pontuações dos outros 2 corretores, haverá mais uma correção realizada por uma banca com 3 corretores. Essa banca atribuirá a sua nota final.
Como saber minha nota da redação antecipadamente?
Ninguém merece esperar até janeiro para descobrir quanto você tirou na redação, não é mesmo? Então, a Imaginie preparou um plano especial para você descobrir a sua nota mais rápido!
Basta enviar uma foto do rascunho da sua redação para receber uma prévia de quanto será a sua nota. O seu texto será corrigido por 2 corretores de acordo com os critérios do Enem.
E aí, ansioso para saber a sua nota da redação Enem 2019? Clique aqui, adquira o seu plano e envie o seu texto!