Ir para o conteúdo

Reta Final ENEM 🚀 Aulas gratuitas de redação toda terça, às 19h30!

👉 Garanta sua vaga e chegue pronto pra nota 1000!

Inscreva-se já!
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Temas de Redação
  • QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO
Menu
  • Portal
  • Materiais Gratuitos
  • Podcast
  • Temas de Redação
  • QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO
QUERO TIRAR 1000 NA REDAÇÃO

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

  • Todas as categorias
    • Atualidades
    • Ciências humanas
    • Ciências da natureza
    • Dicas de estudo
    • Dicas de português
    • Dicas de Redação
    • Enem e vestibulares
    • Redação Pronta
    • Linguagens
    • Matemática
    • Notícias de educação
    • Profissões
Menu
  • Todas as categorias
    • Atualidades
    • Ciências humanas
    • Ciências da natureza
    • Dicas de estudo
    • Dicas de português
    • Dicas de Redação
    • Enem e vestibulares
    • Redação Pronta
    • Linguagens
    • Matemática
    • Notícias de educação
    • Profissões
  • Atualidades
  • Dicas de Redação
  • Dicas de estudo
  • Enem e vestibulares
  • Redação Pronta
  • Profissões
Menu
  • Atualidades
  • Dicas de Redação
  • Dicas de estudo
  • Enem e vestibulares
  • Redação Pronta
  • Profissões
  • Redação Pronta

Desafio #Vem1000: O abuso do álcool na sociedade brasileira [Redação pronta]

  • Letícia Bessa
  • 15/07/2021
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Segundo a OMS, 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo pelas consequências do álcool. E, no Brasil, é preciso ter uma atenção especial. Os dados mostram que o consumo da bebida chegou a 8,9 litros por pessoa no país em 2016, superando a média internacional, que era de 6,4 litros.

O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema: O abuso do álcool na sociedade brasileira. Confira!

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu)

Exemplo de redação sobre o tema: O abuso de álcool na sociedade brasileira

Dionísio o Deus Baco do vinho e das festas na sua representação está comumente segurando um cálice e um cacho de uvas e sua felicidade é induzida pelo álcool e o conceito de hedonismo, a busca de prazer instantâneo e “afogar” as mágoas. Sendo assim, fora da mitologia a representação de Dionísio deixou de ser ficcional e infelizmente não destoa da realidade brasileira, uma vez que o Brasil se encontra-se entre os 49 países que a população mais consome álcool. Nesse sentido, é preciso que sejam aplicadas estratégias para alterar essa situação, que possui como causas a falta de moderação e falta de intervenção estatal. [2]

A princípio, é importante destacar o hábito contínuo indiscriminado de consumir bebidas com teor alcoólico afim de aliviar rotinas estressantes e como forma de escapismo para fugir da realidade,assim usando [7] a bebida também como um catalisador de sentimentos.Outrossim [9], a falta de moderação potencializa os problemas relacionados à [3] compra e consumo ilegal, e facilita o consumo de menores, podendo provocar consequências imediatas e a longo prazo.Desse modo, entrando em análise a obra do pré-modernista Lima Barreto “Cemitério dos Vivos” com seu alter ego ao contar como usava o álcool para anestesiar os problemas e com efeito, teve que ser internado por conta disso duas vezes e mediante a obra evidencia-se a conjuntura do problema e do impacto individual e social causado. [1]

Ademais, entre as consequências tem-se o aumento no número de acidentes de trânsito, devido ao comprometimento motor imediato a efeito da bebida e a perda de reflexos. [10] Deixando em evidência a falta de intervenção estatal no âmbito da fiscalização em rodovias e rondas recorrentes em áreas muito movimentadas em agitação de veículos e pessoas, facilitando a ocorrência de incidentes eventuais do consumo de álcool. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ), 15% das mortes decorrentes de acidentes de trânsito no mundo foram atribuídas ao álcool em 2012 . [4] Em suma, muitos são os problemas advindos do consumo repetitivo e irregular do álcool que afetam o meio social. [8]

Diante do exposto, tem-se a necessidade da aplicação de medidas de controle que revertam a situação. Primordialmente deve haver o contato entre o Ministério da Saúde e o Governo em parceria com o Ministério da Educação agindo no ambiente escolar afim [5] de orientar e alertar a respeito dos riscos e consequências do consumo de bebidas alcoólicas. Bem como, por meio de políticas públicas deve haver aumento na taxação de bebidas com teor alcoólico,[6]diminuindo assim o consumo e a falta de moderação. Ademais, maior fiscalização advinda dos Orgãos de Segurança Pública municipais e estaduais de controle agiria a efeito de combater a ocorrência de acidentes por conta do álcool. E assim atenuar a prática evidenciada na Mitologia Grega pelo Deus Baco Dionísio. [11]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Parabéns pelo ótimo vocabulário! Quanto mais lemos, melhor se torna nosso vocabulário; continue.
  • [3] Ótimo domínio da crase.
  • [4] Atenção ao espaçamento entre pontos e virgulas.
  • [5] A expressão “a fim”, separado, sugere finalidade. E “afim”, escrito junto, pode ser usado para exprimir proximidade. Nesse caso, o Ministério da Educação agiria para um fim e não com afinidade.
  • [6] Espaçamento…
  • [7] Evite usar gerúndio (indo, endo, ando), eles empobrecem o texto.

Competência II: compreender a proposta

  • [8] Ótimo repertório sociocultural.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Ótimo! Trazer uma alusão histórica contribui muito para a estilística do seu texto.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [10] Ótima coesão semântica.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [11] Muito bem! Finalizou seu texto com o que foi dito na introdução, isso mostra que você seguiu o plano.

Comentário final

Parabéns! Foi uma ótima redação. Atente-se para os gerúndios, espaçamentos e, na sua conclusão, procure detalhar algum elemento com uma justificativa ou contextualização. Bons estudos e boa sorte!

Nota: 960

Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “O abuso do álcool na sociedade brasileira”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!
UTILIZE O CUPOM BLOG35 E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS PARA ALUNOS!

Autor

  • Letícia Bessa
    Letícia Bessa

    Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

COMEÇE A TRANSFORMAR SUAS REDAÇÕES HOJE!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
Outros posts feitos pelo autor »
Letícia Bessa

Letícia Bessa

Jornalista e apaixonada pelos estudos em Comunicação. Defende a ciência e a democratização do ensino.
Outros posts feitos pelo autor »

Posts relacionados

pessoa escrevendo num papel, cartilha da redação enem 2025

Enem 2025: Inep publica cartilha de redação do exame

pessoas privadas de liberdade em uma sala de aula, o papel da sociedade na ressocialização de pessoas privadas de liberdade

O papel da sociedade na ressocialização de pessoas privadas de liberdade [Redação pronta + repertórios]

alunos em sala de aula, graduações mais procuradas no enem

Saiba as graduações mais procuradas no Enem e suas oportunidades

ia em trabalhos acadêmicos

IA para trabalhos acadêmicos: transformação e inovação na educação superior

pessoa escrevendo, aula particular de redação

Como escrever uma redação nota 1000 no Enem: guia completo de dicas e temas

Conheça 9 tipos de estratégias argumentativas para fazer um bom desenvolvimento na redação Enem [+ Exemplos]

professora com alunos em sala, pedagogia

Quais podem ser as funções de um pedagogo além da sala de aula?

prédios uerj, redação uerj 2026

Confira as obras obrigatórias da UERJ 2026 e saiba como treinar sua redação para a prova

livro o cortiço

“O Cortiço”: saiba como citar o livro em sua redação

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas
Conheça nossos pacotes

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter

Conteúdo gratuito

  • Materiais Gratuitos
  • Podcast

Categorias

  • Dicas de Redação
  • Dicas de Português
  • Exemplos de Redação
  • Notícias

Redes Sociais

Facebook-f
Instagram
Youtube
Linkedin
Twitter
Feito com <3 para você crescer.
Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.
COMPRE PELO WHATSAPP
DailyIQ