Será a que a discussão sobre o trabalho pode aparecer no Enem? A resposta é sim! E é por isso que neste post de hoje resolvemos trazer para você esse eixo temático, mais especificamente o tema: Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI do #DesafioVem1000!
Assim, você conseguirá ter uma noção de por onde se guiar, caso esse tema caia em sua prova de redação do Enem.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em
Então, bora conferir a redação comentada sobre esse tema superlegal?
Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI
Na década de 1930, Getúlio Vargas criou vários mecanismos para que os direitos do trabalhador fossem legitimados. A Lei da Sindicalização, o regime de oito horas, a instituição da carteira profissional, a Lei do salário mínimo [1] e a Justiça do Trabalho foram alguns dos benefícios concedidos ao empregado. Não obstante, apesar de consideráveis conquistas, no século XXI ainda perpetua-se regimes de trabalho que aludem à escravidão, oriundos da ineficácia prática da lei de carência de fiscalização.
Para Rousseau, o filósofo da liberdade, escravidão e direito seriam palavras contraditórias e que se excluem. Desta forma, além de privado de sua liberdade, o escravo também é destituído de sua condição humana. Indicadores sociais constatam que a maioria dos subordinados a condições de trabalho indígenas são homens semianalfabetos, com destaque para a região Nordeste, [2] que comporta 90% da mão de obra escrava. [8]
A ausência do Estado cria as condições propícias para a exploração. Destarte [3], pessoas de várias regiões do Brasil têm seus direitos legais desrespeitados, sujeitos [4] a um tratamento degradante, jornadas de trabalho exaustivas e condições sanitárias precárias. A ausência de qualificação profissional é outro fator que fomenta a persistência do trabalho escravo.
“Há boas leis, não há bons executores”, afirmou o filósofo Montesquieu. Dessa forma, é necessário que o arcabouço legal existente tenha o sustento do Judiciário, com investimentos em mais auditores fiscais que possam supervisionar as condições de trabalho. O investimento na qualificação [6] profissional do trabalhador também se faz necessário, inibindo a ação dos aliciadores que perpetuam o problema. “A humanidade só será digna de seu nome quando tiver cessado a exploração de um ser humano por outro” [7], declarou o escritor Júlio Cortázar.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [2] Sempre que houver um período composto por subordinação (no caso, oração subordinada adjetiva restritiva) não ocorre a vírgula. Para que fique claro vide orações subordinadas adjetivas explicativas e restritivas.
- [3] “Destarte” é uma conjunção usada em textos jurídicos, evite jargões, vocabulário em desuso. A competência I do Enem recomenda sobre essa prática, linguagem formal é diferente de rebuscamento.
- [4] “Sujeitas a um tratamento…” O adjetivo está retomando o termo: “pessoas” e deve concordar com este em gênero. Verifique sobre concordância nominal.
- [9] O texto não apresentou problemas em relação à gramática, apenas adequação de vocabulário e vírgula, isso não desabona a qualidade do texto, mas deve-se atentar.
Competência II: compreender a proposta
- [1] O parágrafo de introdução é uma breve apresentação sobre o tema. É importante fazer a contextualização, usando um fato histórico, citação de autoridade de conhecimento. Também é importante expor o seu ponto de vista, a tese que será defendida ao longo do texto, deverá ser explícita na introdução.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Os parágrafos de desenvolvimento são para defender a tese inicial, cuja enunciação é sobre a existência da lei, mas a ineficácia na execução. Os argumentos limitaram-se à descrição do trabalho escravo, não expôs o ponto de vista declarado na introdução, somente na conclusão que foi retomado.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [8] Para introduzir os argumentos, é necessário conhecer os elementos de coerência que irão ajudar a organizar tópicos frasais, ideias em argumentos. Revise esses elementos.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [6] O parágrafo de conclusão é para apresentar uma solução para o problema abordado nos argumentos anteriores. Como mudar essa situação? Quem e como poderá mudar? Quem será o público-alvo dessa intervenção? Ao responder a essas questões, você estará apresentando a solução efetiva para o problema.
- [7] O parágrafo de conclusão deve sempre retomar a tese inicial, ela ficou implícita na introdução, mas argumentos foram pautados no senso comum.
Comentário final
Revise as características do gênero argumentativo e o que escrever em cada uma das partes. Ao redigir faça uma lista das ideias que irá abordar, para fazer a encadeação, recorra a um recurso chamado Figuras e Temas. Revise os elementos de coerência e coesão textual, são importantes na estruturação e organização dos argumentos dentro do texto.
Nota: 880
Bem legal esse tema, né? E que tal praticar muito e conseguir o tão esperado 1000 na redação Enem? Para isso, basta escolha o seu pacote da Imaginie. Não se esqueça, claro, de treinar muito com o tema Os desafios do combate do trabalho escravo no século XXI!