Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Tire todas as suas dúvidas sobre predicativo do sujeito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Uma oração é formada por uma série de termos constituintes: o sujeito, o predicado, os objetos diretos e indiretos e, no caso das orações com verbos nominais, o predicativo do sujeito. 

Mas o que exatamente é o predicativo do sujeito? Como ele pode ser identificado? Para responder a essas perguntas e conferir alguns exemplos, basta continuar lendo!

O que é predicativo do sujeito?

O predicativo do sujeito é a parte da oração que se liga diretamente ao sujeito, caracterizando-o. Pode ser formado tanto a partir de dois tipos de predicados: os nominais e os verbo-nominais. 

Como diferenciar o predicativo do sujeito e o predicativo do objeto?

A principal diferença entre os dois tipos de predicativo está, justamente, no termo ao qual cada um deles se refere. Observe os exemplos:

Camila é divertida.

Achamos a atitude de Camila muito irresponsável.

No primeiro caso, o predicativo é considerado do sujeito porque o adjetivo “divertida” caracteriza diretamente o sujeito da ação, “Camila”.

Já no segundo caso, o predicativo é considerado do objeto porque o adjetivo “irresponsável” caracteriza a atitude de Camila, objeto direto da oração. O sujeito, nesse caso, seria “Nós” (oculto), que não recebe nenhum tipo de caracterização.

Vale pontuar, ainda, que, no primeiro caso, lidamos com um predicado nominal, enquanto, no segundo, trata-se de um predicado verbo-nominal. Esta é outra diferença: enquanto o predicativo do sujeito pode acontecer em qualquer um desses dois predicados, o predicativo do objeto só pode acontecer no predicado verbo-nominal (ou no predicado verbal). Afinal, é fundamental ter um objeto para caracterizar.

Como descobrir o predicativo do sujeito?

O predicativo do sujeito é uma estrutura que só acontece em situações específicas, e cuja função é bastante clara. Por isso, para identificá-lo em uma oração, basta procurar pelos elementos certos. São eles:

1. Predicado nominal

O predicado nominal é aquele cujo núcleo é formado por um verbo de ligação. Esses verbos costumam expressar: 

  • um estado permanente, como em “Sofia é agitada”;
  • um estado transitório, como em “Pedro está doente” ou “Pedro anda doente”;
  • uma mudança de estado, como em “Paloma ficou encharcada”;
  • uma continuidade de estado, como em “Guilherme continuava triste”;
  • uma aparência de estado, como em “Julia parecia feliz”.

2. Predicado verbo-nominal

Já o predicado verbo-nominal é aquele que possui dois núcleos: um, verbal; o outro, nominal (um substantivo, um adjetivo ou um pronome). Nesse sentido, no predicado verbo-nominal, podemos ter construções como:

O trem chegou atrasado.

Paulo riu despreocupado.

Luisa saiu do teatro muito cansada.

Nos exemplos acima, as mesmas frases poderiam ser reescritas de modo a terem dois núcleos: o primeiro, um verbo expresso; o segundo, um verbo de ligação. Observe:

O trem chegou [e estava] atrasado.

Paulo riu [ficando] despreocupado.

Luísa saiu do teatro [parecendo] muito cansada.

Em cada uma dessas frases, no entanto, as palavras que seguem o verbo são uma forma de caracterizar o sujeito: “atrasado” para “trem”, “despreocupado” para “Paulo” e “cansada” para “Luiza”. 

3. Possíveis representações do predicativo do sujeito

O predicativo do sujeito também pode ser representado de diferentes maneiras, por estruturas de classes gramaticais diferentes. Por exemplo:

Substantivo ou expressão substantivada

A fofoca é um vício detestável.

Na frase acima, é o substantivo “vício” que caracteriza o sujeito “fofoca”. O adjetivo, neste caso, serve para caracterizar um outro substantivo, que não é nuclear nesta oração.

Adjetivo ou locução adjetiva 

A praia estava lotada.

Caso clássico do predicativo do sujeito, o adjetivo “lotada” é usado para caracterizar o sujeito “praia”.

Pronome 

Eu sou eu!

Na frase acima, a repetição do pronome “eu” após o verbo é uma maneira de caracterizar o sujeito através da ênfase. 

Numeral 

Nós éramos três e brigávamos muito.

Na oração acima, o numeral “três” é usado para dar ao sujeito, “Nós”, um caráter mais definido. Por isso, funciona como o predicativo da oração.

Oração substantiva predicativa 

A verdade é que nunca me importei muito com isso.

Este pode ser o caso mais difícil de identificarmos um predicativo do sujeito, uma vez que requer que saibamos que oração substantiva é aquela que vem introduzida pela conjunção integrante que e tem a mesma função de um substantivo. 

A sua classificação em substantiva predicativa se deve ao fato de que, nesta oração, a sua função sintática é a mesma de um predicativo. Ou seja: tudo que procede o verbo de ligação “é” pode ser usado para caracterizar o sujeito “verdade”.

Agora que você já sabe identificar o predicativo do sujeito, aproveite para entender de uma vez por todas a análise sintática. Confira!

Autor

  • Amanda Tracera

    Mestre em Letras, trabalha com conteúdo digital há 6 anos. É apaixonada por educação e tecnologia e passa o tempo livre com um livro nas mãos.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter