Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Redação: É imprescindível o combate à cultura do estupro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

É imprescindível o combate à cultura do estupro

Lugar de mulher é onde ela quiser

A cultura do estupro é conhecida pelo fato da mulher ser a responsável pelos constrangimentos sexuais que sofre diante da sociedade. Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, o pensamento machista e o estereotipo da mulher “do lar” consolidaram-se. Contudo, o padrão de comportamento submisso ao homem, as tarefas, as vestimentas e tantos outros fatores se alteraram. Entretanto, os casos de estupro com base no machismo são grandes e fruto de uma política de Estado ineficaz e uma comunidade com pensamentos sexistas consolidados.

É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema. Para Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado. Analogamente, observa-se que, no Brasil, a falta de políticas e delegacias especializadas em crimes de estupro rompem com essa harmonia, haja vista que, embora existam leis que punam, há brechas, como o medo da denúncia, a exposição e o julgamento da vítima como culpada, que deixam de efetivar as leis. Desse modo, evidencia-se a importância do reforço da pratica da regulamentação como forma de combate à problemática.

Outrossim, destaca-se o machismo presente na população como impulsionador desse tipo de violência contra a mulher. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e pensar. Seguindo essa linha de pensamento, nota-se que a sociedade patriarcal pode se encaixar em sua teoria, uma vez que, ao ser passada de geração a geração e de pessoa para pessoa, o pensamento se espalha e faz com que muitos acreditem que o comportamento ou roupas que uma mulher veste são motivos para tal crime. Assim, o fortalecimento da cultura do estupro transmitida de geração a geração agrava o problema no Brasil.

Entende-se, portanto, que a continuidade dos estupros é fruto da ineficácia das leis do Estado e um intenso fato social. Para atenuar o problema, o Governo Federal, em parceria com o Legislativo, deve criar mais delegacias da mulher e modificar o atendimento às vítimas, priorizando-as e oferecendo sigilo, proteção e apoio emocional a elas, além de aplicar campanhas de abrangência nacional junto as emissoras e às redes sociais, propagando o combate à cultura do estupro por meio de denúncias e acolhimento sem pré-julgamentos à vítima. Dessa forma, será possível restaurar a harmonia proposta por Aristóteles gradativamente no país.

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter