Redação nota 1000: o gênero de texto cobrado no ENEM

Carla Gobb Dicas de Redação

Um dos motivos para zerar a prova de redação do ENEM é fugir ao gênero cobrado. Muitos candidatos ainda cometem esse erro. Para não errar mais, veja nossas dicas!

A redação exige dos estudantes a produção de um texto do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Lembre-se o ENEM costuma cobrar temas da atualidade, portanto acompanhar o noticiário é muito importante. Leia revistas, jornais e sites de notícias, isso irá ajudar na construção de seus argumentos.

Este gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista. Para produzir um bom texto é necessário planejamento. O ideal é que antes de começar a escrever o candidato esquematize as ideias, planeje o que irá abordar e quais argumentos serão utilizados.

A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução: Você deve contextualizar o tema e apresentar seu ponto de vista.

Desenvolvimento: É aqui que você vai desenvolver seus argumentos. O seu objetivo é convencer o leitor, portanto argumentar bem é fundamental.

Conclusão: Você finaliza seu ponto de vista. Lembrando que na conclusão o candidato também precisa apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Agora ficou fácil. Não tenha medo de escrever! Pratique e leia bastante.

Veja aqui alguns temas que podem ser cobrados no ENEM 2016 e já comece a praticar.

VEJA TAMBÉM: COMO APROFUNDAR SUA ARGUMENTAÇÃO

Vamos debater sobre?