Redação para o ENEM: Por onde começar?

Daniel Machado Dicas de Redação

Pode perguntar a qualquer professor: escrever bem é resultado de muito treino! Não é comum logo na primeira redação já receber uma nota boa. Precisamos conhecer o gênero do texto e todos os requisitos que serão exigidos. No ENEM não é diferente! Temos etapas a serem cumpridas para que nosso texto atinja todos os objetivos esperados pela banca de corretores.
O que acontece muito no processo de escrita é no primeiro momento que olhamos para um tema, bater um desespero. Por onde começar? Para que não aconteça mais esse aperto, vamos passar algumas estratégias que podem te ajudar!

Leia com atenção os textos de apoio, coloque no papel todas as ideias que você tem sobre o assunto e faça pequenos tópicos com essas ideias para começar sua escrita. É importante, também, você colocar sua opinião sobre o assunto (mas sem usar a primeira pessoa da conjugação, nada de “eu acho”, hein?) o que, provavelmente, vai ser sua tese. Mas o que é isso? É uma frase que contenha a ideia central e seu ponto de vista sobre o assunto! Lembre-se que o ENEM sempre vai trazer uma situação de conflito que deve ser explorada em sua redação. Tenha certeza que você está pensando no tema! Não saia do foco!

Depois de definir sua opinião, é hora de começar seu rascunho. Começamos o texto pela introdução! Nesse primeiro parágrafo, vamos colocar a nossa tese. Ela tem que ser clara e objetiva e pode fazer referências diretas ao comando. Contudo, não copie os textos de apoio, pois isso é considerado plágio e você pode sofrer uma grande penalização em sua nota. Uma sugestão é começar seu texto com um fato histórico ou uma citação que sirva como ilustração para seu argumento e depois inserir a tese de forma clara!

É no desenvolvimento do texto que vai ficar toda a explicação da sua tese. Por que você acha que a situação central deveria ser de uma determinada forma? Apresente pontos a favor e contra a questão, dê exemplos e demonstre que é realmente uma situação de conflito.

Aqui vem o segredo do sucesso: No último parágrafo você deve apresentar uma solução para a situação de conflito. Parece difícil, mas basta entender o porquê você escolheu aquele ponto de vista. Como resolver isso? Você precisa detalhar essas ações. Quem pode ajudar a mudar a situação? Com que dinheiro? E quais serão os impactos? Responda a todas essas questões para tirar a nota máxima!

Agora é a revisão! Leia e releia quantas vezes você puder para garantir que seu texto não tenha problemas de entendimento e/ou de gramática. Verifique as vírgulas, se os acentos estão visíveis e todos os problemas que você costuma ter na sua escrita. Veja a importância de treinar muito! Se você não escrever antes, não saberá quais os conteúdos que tem mais dificuldade e quais precisa ficar atento na hora da revisão.

Sei que parece simples seguir os passos, mas só com muito treinamento conseguiremos criar um método para nossa escrita. Por isso, use a Imaginie para conhecer bem seu próprio texto e se preparar para o ENEM! Envie já seus textos para correção! 🙂

Vamos debater sobre?