Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Redação: A questão da xenofobia no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Veja exemplo de redação: A questão da xenofobia no Brasil.

A ideia de que o Brasil é um país tolerante a imigrantes não vai além da ilusão, provavelmente cultivada no final do século XIX para atrair mão de obra europeia e “embranquecer” a população, composta majoritariamente por negros ex-escravos, seguindo a ideia do Darwinismo Social. Se tratando de povos não europeus e não norte-americanos, o Brasil é, e sempre foi, tão xenófobo quanto os atuais partidos radicais europeus.

O Brasil nunca acolheu imigrantes de braços abertos. A vinda dos africanos foi forçada, devido à escravidão. A adaptação dos indígenas à civilização branca foi uma evasão ao genocídio. A imigração europeia se deu por um viés eugenista de que o branco europeu era mais apto à civilização, promovendo o desenvolvimento. Por fim, a miscigenação ocorreu muito mais como uma forma de dominação do que de aceitação social, como acaba sendo retratado no romance Clara dos Anjos, na relação entre Cassi Jones e a personagem que dá título ao livro. Além disso, se tal sociedade sequer foi capaz de emancipar a tolerância social entre seus nativos, o que será dos refugiados? Muitas vezes advindos de nações subdesenvolvidas e em conflito.

Não obstante, a crise política, econômica e moral, presente no país atualmente, gera, assim como gerou nos Estados Unidos há pouco tempo e, em 1930, na República de Weimar, um sentimento nacionalista, que incita a xenofobia, sob o pretexto de que o estrangeiro estaria “roubando” o emprego de um nativo. Tal aversão intensifica-se a cada atentado terrorista ocorrido no “mundo ocidental”, gerando maior adesão a ideais que buscam o cerramento de fronteiras e o preconceito contra o refugiado que, no caso de Mohamed, pode ser acusado falsamente de terrorista.

É impossível amenizar o sentimento de xenofobia sem resolver a crise econômica, que pode ser amenizada por meio da resolução da crise política, com maior rigor e ética do Judiciário no vigor da Constituição, especialmente no que se refere a julgamentos de parlamentos corruptos, além de maiores investimentos governamentais na Polícia Federal e a abertura para investimentos privados. Também é preciso uma celeridade maior no julgamento de casos de xenofobia, como o sofrido por Mohamed Ali, buscando aplicar punições mais severas, de modo a desestimular tal comportamento. A sociedade, por sua vez, cumpre uma ação vital ao apresentar solidariedade para com as vítimas, como no caso citado. Por fim, ONGs e escolas poderiam ajudar a conscientizar a população de que a tolerância e o respeito são imprescindíveis para conviver em sociedade. Apesar do Brasil nunca ter sido o país amistoso e tolerante como se costuma pregar, não é tarde para buscar tornar essa ilusão realidade.

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter