Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Veja os tipos de redação mais cobrados nos vestibulares

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você conhece os tipos de redação que existem? Ainda que o Enem seja o principal vestibular do Brasil, ele não é o único processo seletivo que existe no país. 

Mas é muito provável que você já saiba disso, se está se preparando para fazer provas que te permitirão iniciar sua vida profissional, certo?

E é ainda mais provável que você, como vários estudantes de todo o país, esteja interessado em garantir sua vaga no Ensino Superior o quanto antes e, portanto, esteja pensando em prestar vários vestibulares

Nesse sentido, para mandar bem em qualquer exame você deve dominar os tipos de redação que podem cair, já que a redação pode subir toda a sua média e fazer com que você fique mais próximo de iniciar o curso na universidade dos sonhos. 

Pensando nisso, vamos, neste post, te mostrar os principais tipos de redação que podem aparecer nos diferentes vestibulares que você irá prestar. Bora conferir quais os modelos de texto mais cobrados no vestibular?

Quais os tipos de redação que mais caem nos vestibulares?

A seguir separamos os tipos textuais que têm mais chance de cair em suas provas de vestibular. 

1. Dissertativo-argumentativo

A redação dissertativa-argumentativa é uma das que mais caem nos diferentes tipos de vestibular. Isso porque esse tipo textual permite que os corretores avaliem como o estudante selecionou e organizou argumentos válidos e se estes trouxeram autoridade ao ponto de vista defendido, se o aluno soube desenvolver um vocabulário rico e em conformidade com a norma culta e vários outros aspectos. Sendo, portanto um tipo textual muitíssimo rico. 

Para se ter uma ideia do quanto este texto é requisitado, é ele que você vai ter que fazer na redação Enem.

Bom, o texto dissertativo-argumentativo é um gênero textual que vai exigir, como o próprio nome sugere, que você disserte argumentativamente e defenda um ponto de vista sobre determinado tema. Na grande maioria das vezes, a temática desse texto vai envolver questões sociais e políticas atuais.

Geralmente, os textos dissertativos-argumentativos vão exigir que você faça:

  • uma introdução: que apresente o tema e a tese a ser desenvolvida durante o texto;
  • um desenvolvimento: onde você deverá apresentar estratégias argumentativas que defendam seu ponto de vista;
  • uma conclusão: que retome a tese desenvolvida. 

Porém, na redação Enem você deverá, além de apresentar uma conclusão, propor ações detalhadas (com agente, meio e efeito) que minimizem os desafios apresentados durante o desenvolvimento de seu texto.

2. Carta

A carta é um dos tipos de redação que podem aparecer na prova de produção textual de algum dos vestibulares que você irá prestar. 

A carta-argumentativa também é um tipo textual muitíssimo recorrente. E aqui, há a junção do gênero carta com o gênero dissertativo-argumentativo.

Portanto, saiba como desenvolver uma carta-argumentativa, caso ela seja cobrada em uma das provas de acesso ao ensino superior, seguindo os seguintes passos:

1º Passo: Preencha a localização espaço-temporal

Bom, toda carta deve apresentar um cabeçalho que contenha a localização espaço-temporal. Veja um exemplo:

  • Belo Horizonte, 15 de junho de 2021.

2º Passo: Identifique o seu interlocutor

Logo abaixo da localização espaço- temporal, você deverá preencher o vocativo, ou seja, você deverá representar graficamente o interlocutor de sua carta. 

O vocativo poderá ser representado de diferentes maneiras. Você pode especificá-lo com o nome da pessoa, sua ocupação (vereador, deputado, presidente), com um pronome de tratamento ou ainda utilizar tudo junto. Veja um exemplo:

  • Caro deputado federal Marcelo.

3º Passo: Desenvolva sua argumentação

Após preencher o cabeçalho com a localização espaço-temporal e com o vocativo, é chegada a hora de desenvolver sua argumentação. Para tanto você deverá: 

  • caracterizar-se: mostre ao interlocutor quem é você. Por exemplo: “Eu, estudante do curso de Medicina, escrevo esta carta…”
  • indicar a sua motivação: durante o desenvolvimento de sua argumentação, você deverá indicar os motivos pelos quais está escrevendo sua carta. Exemplo: “Eu, estudante de medicina, escrevo esta carta para solicitar que você, deputado Marcelo, revise e considere o projeto de lei X e vote a seu favor …”
  • indique a finalidade: durante a argumentação, você deverá também indicar qual a função, a finalidade da sua carta. Por exemplo: “Eu, estudante de medicina, escrevo esta carta para solicitar que você, deputado Marcelo, revise e considere o projeto de lei X e vote a seu favor, uma vez que ele irá contribuir minimamente para o combate da desigualdade social, um dos pilares de sua candidatura.”
  • argumente e defenda seu ponto de vista: após caracterizar-se, indicar a sua motivação e finalidade, você deverá argumentar, ou seja, apresentar dados estatísticos, fatos, exemplos etc., para defender o seu ponto de vista e convencer e/ou persuadir o interlocutor de sua carta a fazer o que você deseja. 

4º Passo: Finalize sua carta argumentativa

Você deverá finalizar a sua carta argumentativa reafirmando o seu pedido, afirmando positivamente e emitindo uma certeza na defesa de seu ponto de vista. Portanto, nada de escrever: “eu acho”, “eu penso”, “eu acredito”. Você deverá ser incisivo e firme, ok?

5º Passo: Despeça-se de seu interlocutor 

Bem no finzinho, você deve se despedir de seu interlocutor. Os clássicos: “Atenciosamente”, “Grato pela atenção” e outros são super válidos e você está liberado para usar. 

Mas, se ao contrário, você precisar fazer apenas uma carta comum não precisará argumentar, apenas deverá, no desenvolvimento de sua carta, mostrar ao seu interlocutor o motivo pelo qual está endereçando aquela carta a ele.

3. Narrativo

O texto narrativo é aquele que conta uma história, por meio de uma sequência de fatos. 

Essa história é feita por personagens e uma trama bem elaborada, o que significa que esse texto precisa ter um início, os desdobramentos do desenvolvimento e ainda um desfecho. 

A história elaborada nesses textos é contada por um narrador e seu objetivo é informar, causar reflexão e entreter o leitor

Este texto pode ser um dos tipos de redação a serem cobrados em seu vestibular.

É isso mesmo! O vestibular da UFSC, por exemplo, costuma cobrar em uma das suas propostas temáticas que você complete um texto narrativo apresentado pela prova.  

Então, confira os elementos que não podem faltar em uma narrativa:

  • narrador;
  • enredo;
  • tempo;
  • espaço;
  • personagens;
  • discurso. 

Lembrando que toda história deve ter uma início, um meio e um fim. Portanto, se você quiser desenvolver uma narrativa completa e ter uma ótima nota deverá ler muitos livros e praticar muito esse tipo textual.

quer se planejar melhor para 2022?

BAIXE O NOSSO PLANO DE ESTUDOS GRATUITO!

4. Descritivo

O texto descritivo procura exatamente atingir o objetivo de descrever e enumerar as características de uma pessoa, um local, uma paisagem etc. e busca fazer isso de maneira bastante detalhada, como uma fotografia faz.

E sim, o texto descritivo é um dos tipos de redação que podem cair em seu vestibular. Para produzir um bom texto descritivo, você deverá saber que existem textos descritivos de dois tipos:

  • os subjetivos: muito atrelados a obras literárias;
  • os objetivos: que possuem uma linguagem mais técnica e voltada para manuais e artigos científicos. 

Bom, estes são os tipos textuais que podem cair em sua redação. Estude-os bem para mandar bem no vestibular, ein?

Esperamos que você tenha curtido conhecer os tipos de redação que mais caem no vestibular e que com todas essas informações você faça cada um deles de maneira adequada. Aproveite para ler nosso post sobre como treinar redação e mandar bem nessa prova que pode subir a sua nota nos exames que dão acesso ao ensino superior!

[E-book Gratuito]

Quer saber o passo a passo para mandar bem na redação do Enem? Confira as principais dicas para tirar a nota 1000!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 − 9 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter